3 Razões para ler as Bem-aventuranças

Sabemos que todo cristão deveria, pelo menos uma vez por ano, ler o Sermão do Monte. Para alguns, ele assemelha a promulgação da Lei no Sinai, outros pensam numa coletânea de discursos de Jesus, e que Mateus recopila como se fosse um só. Seja lá como for, entendemos que esse discurso define muito bem como deve ser a vida cristã com Deus e com o próximo. De fato, podemos até dizer que o Sermão do Monte é uma explicação de uma frase que o Messias diria mais adiante: "aprendei de mim...", porque, nesse discurso, vemos o caráter do próprio Filho de Deus.

A primeira parte do Sermão são as Bem-aventuranças. Jesus define quem são os verdadeiros "abençoados" neste mundo, com uma ênfase no ser e não no fazer ou ter. O desenvolvimento do caráter cristão, que já é abençoado com toda bênção celestial em Cristo (Ef 1.3), é visto nas palavras do Cristo de uma maneira progressiva, ao ponto de compreender que tudo começa com a nossa miséria espiritual, que nos leva a chorar, a sermos humildes no nosso autoconhecimento, a desejar a justiça divina e não a nossa, a sermos misericordiosos, a ter um coração limpo, buscar a paz com todos, e a suportar afrontas pelo Nome de Jesus.

Quero te dar um resumo sobre a importância de lermos as Bem-aventuranças. São três, mas poderiam ser muitas mais

Elas mostram o caráter do Filho de Deus, algo que devemos imitar e seguir, porque Ele é o nosso modelo.

Nas Bem-aventuranças vemos Jesus, abrindo sua vida aos outros, se mostrando do jeito que Ele é. É verdade que Ele não precisa chorar pelos seus pecados, porque nele não houve pecado algum, mas chorou por Jerusalém, gemeu por causa dos incrédulos e intercedeu pelos discípulos. Sua humildade, não reivindicando direitos nem usando a Divindade como prerrogativa de serviço, nos confronta no nosso orgulho. Sua fome de ver a justiça de Deus sendo satisfeita o levou com alegria para a cruz, sendo o justificador de todo aquele que crê. 

A sua misericórdia e pureza nos assombra e comove. A paz que Ele trouxe para a humanidade é reconciliação com Deus Pai. E Ele foi perseguido, humilhado, espancado e morto como malfeitor, para que nós tenhamos a salvação.

Tudo isso Jesus fez, deixando, como Pedro escreveu anos mais tarde, esse exemplo para que sigamos suas pisadas. As Bem-aventuranças é a trilha da transformação, através da operação santificadora do Espírito, da nossa vida miserável e pecadora, para sermos mais como Jesus.

Ao mesmo tempo, mostram a nossa dependência do Senhor, porque nada disso pode ser desenvolvido pelo nosso esforço. A graça de Deus é necessária.

Por causa dessa operação do Espírito, entendemos que nós não temos como sermos Bem-aventurados pelos nosso esforço, dedicação ou disciplina. Na verdade, esse é o objetivo do discurso moralista que anula a Graça de Deus. As Bem-aventuranças devem me levar a dobrar os joelhos, e na minha incapacidade de ser como Jesus, clamar ao Único que prometeu ir comigo até o fim, transformando a minha vida para ser como o Meu Senhor e Salvador.

Depender da Graça de Deus não é algo fácil, tira de nós o domínio das nossas ações, nos torna servos reais de Cristo, crucifica nossa autossuficiência para que a vida de Cristo seja sobreabundante em nós. É negar-se a si mesmo, tomar a cruz e seguir o Messias até o Calvário, para experimentar o poder da ressurreição. É o trilhar da morte para encontrar a vida, assim como o grão de trigo precisa morrer para germinar.

Mas, nada disso pode acontecer sem a presença e poder do Espírito. Dependemos do Deus Triuno para sermos como Jesus.

Coloca a perspectiva correta entre o ser e o fazer. Estabelecendo que antes das habilidades ou dons, deve ser fortalecido o caráter e a vida.

Somos impressionados pelo que vemos, e nos esquecemos que Deus vê além, Ele sonda os corações. Ele não é impressionado por nada, porque nos conhece muito bem porque nos criou e dele procedemos. Para o Criador, a transformação do ser é o caminho para a transformação do fazer. Ele repartiu dons aos homens através do mesmo Espírito que nos santifica para servir com alegria e fidelidade.

Podemos servir sem ter o caráter transformado, mas aquele que anda na transformação do ser terá fome e sede por servir, porque o caráter e vida de Cristo foi uma vida dedicada aos outros. Por isso, a desculpa de "não servir porque está focado no ser" não faz sentido, porque a essência do cristianismo é servir, no entanto, é um serviço que é resultado da transformação sobrenatural do ser pelo Espírito de Deus.

Por isso

Animou a estudar as Bem-aventuranças? Eu te convido a viver um cristianismo dinâmico, vivo e real através das palavras de Jesus no Sermão do Monte.

Que Deus te abençoe


Comentarios