Vale a pena estudar doutrina?



Uma Bússola é um instrumento maravilhoso, principalmente quando não temos a mínima ideia de onde estamos, ou como podemos sair dessa situação. Ela nos evita a tendência de andar em círculos, nos dá um direcionamento e, se tivermos ferramentas auxiliares, podemos encontrar o caminho de volta a casa.

Como Pastor, tenho uma profunda preocupação pela compreensão que devemos ter das Escrituras, porque ela deve ser a Bússola que aponta para o Norte, Cristo Jesus.

Mas, assim como a Bússola pode dar dados distorcidos pela presença de fontes eletromagnéticas, gerando leituras confusas; muitas pessoas podem interpretar a Bíblia de uma maneira incorreta, por causa de várias interferências na hora de meditar no texto sagrado: falta de uma leitura completa do Livro, interpretações imaginativas ou alegóricas, falsos mestres ou profetas, e assim a lista segue.

Como sabemos que a interpretação do texto sagrado corresponde com aquilo que Paulo falou de todo o conselho de Deus?

A resposta está na doutrina, na instrução, na tradição do ensino apostólico refletido na própria Escritura.

Doutrina não é um conjunto de ideias humanas, ou uma sequências de textos bíblicos que tentam, isoladamente, dar uma ideia de algo abstrato. Doutrina é a Bíblia explicada de tal maneira que nós, homens, possamos compreender o pensamento e os pontos fundamentais da nossa fé, sempre usando a própria Escritura como referência.

Quando pensamos na salvação em Cristo, sendo o Cordeiro de Deus o Único e Suficiente Salvador, precisamos da Doutrina para termos o entendimento desta maravilhosa verdade. Se não for assim, seremos presa do universalismo e do relativismo, assim como das teorias românticas sobre a expiação, que nada tem a ver com o entendimento bíblico sobre o preço que foi pago para que sejamos filhos de Deus.

Acredito que o exemplo acima citado seja suficiente para que possamos olhar para a doutrina com seriedade e devoção. 

Se ainda duvida, pense na Trindade, os Atributos de Deus, a Igreja, o Pecado e Missão. Como podemos ter um entendimento claro de tudo isso sem um fundamento doutrinário? O resultado do esquecimento da doutrina é visto nos dias atuais: um crescimento do número de pessoas que professam a nossa fé evangélica, mas que não conseguem nem sequer recitar o Credo Apostólico, que é o ABC doutrinário de qualquer um que professa o Evangelho de Deus. Nem falar sobre o seu posicionamento sobre a Suficiência e Exclusividade de Cristo como o Salvador, ou o uso de termos tais como redenção, justificação, propiciação, expiação, regeneração, imutabilidade, eternidade, justiça e assim por diante.

Sem doutrina, teremos dificuldade em olhar para a Bíblia como um livro que me confronta e me chama a mudança, porque dificilmente consigo ver Deus agindo na minha vida, me exortando, consolando e encorajando a viver de maneira santa e justa perante Ele e o próximo. A Doutrina eleva meu devocional, porque louvo um Deus que conheço e amo, porque entendo que Ele me amou primeiro e fez tudo por mim sem merecer, pelo puro afeto da Sua Vontade.

Sem Doutrina não há Igreja, porque a Doutrina nos une, nos alimenta e edifica num ambiente de irmandade e amor, onde crescemos juntos numa fé comum (Efésios 4).

Respondendo a minha pergunta, acredito que sim, vale a pena estudar doutrina.

Espero, meu querido leitor, que tenha chegado na mesma conclusão.

Que Deus abençoe você.

Comentarios