O Cordeiro de Deus - A Páscoa

Um povo cativo se prepara para sua saída, não fazem isso com armas ou com guerrilhas, nem sequer fazendo um boicote ou chamando a uma greve. Eles preparam a liberdade com uma refeição, um jantar. Preparam o cordeiro, não quebram osso algum em todo o processo. As famílias se reúnem e preparam as ervas amargas e pães sem fermento como acompanhante. Se colocam as roupas de viagem, e comem apressadamente.

Enquanto o cordeiro é posto no fogo, tomam o sangue derramado, e pintam os marcos das portas e janelas com o tinte vermelho do animal. Já ouviram que o juízo de Deus virá, e por isso devem fazer tudo apressadamente.

Esse cordeiro é o Cordeiro de Deus, porque Deus mesmo mandou fazer isso.

Se ouvem clamores, gritos e lamentos dos egípcios. Pais e mães choram pelos seus primogênitos, que inexplicavelmente morrem sem dar sinais de doença o de uma epidemia. Ouviram falar que até Faraó perdeu seu filho mais velho pela praga divina.

Na distância, uma mensagem começa a ecoar pelas casas dos israelitas:

A liberdade chegou Israel, vamos para a Terra Prometida! Glória a Deus para sempre! Deus nos deus salvação dos nossos inimigos!

Todos, vestidos como estavam, pegaram suas pertenças, e partiram sob a liderança de Moisés.

O sangue do Cordeiro, derramado nos marcos das portas e janelas, mostrou ao Anjo que a morte do animal substituiu aos primogênitos de Israel, e por isso eles não morreriam pela sua mão. Pela ordem do Senhor, eles agiram em fé, e por isso obtiveram sua liberdade.

O Cordeiro de Deus lhes deu vida, segurança e esperança. Tudo pela sua morte.

Séculos depois, no rio Jordão encontramos um homem vestido com roupas rudes, chamado o povo de Israel ao arrependimento, e batizando homens e mulheres enquanto confessavam seus pecados. As multidões estavam com grande expectativa sobre quem seria esse personagem. Mas ele sempre enfatizava que não era importante nem relevante, porém, seu papel era preparar o caminho para quem seria o Salvador, o Libertador de Israel.

Dias depois, enquanto batizava, viu se aproximar um homem normal, como qualquer outro. Porém, a voz celestial lhe falou: "sobre quem descer o Espírito, esse é o meu Filho, Ele salvará meu povo". E aí, perante a multidão, e apontando para ele, João disse:

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo

Para os judeus, essas palavras soaram como uma lembrança da primeira Páscoa: o Cordeiro sacrificado, tomando o lugar dos primogênitos, derramando seu sangue para dar vida e impedir que a morte entrasse na vida dos israelitas presos na opressão egípcia. Por isso, também era o chamado à liberdade e a volta a casa.

Anos depois, esse Homem daria sua vida como sacrifício pelo seu povo, suportando a Ira de Deus sob si, e assim ser o Autor de uma eterna salvação para todo aquele que crê. Porque Ele é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

A Páscoa, que significa passagem, e o chamado ao perdão, a reconciliação que Deus dá ao homem, a liberdade de uma vida voltada para a escravidão do pecado e do mundo para a liberdade gloriosa de ser adotado como filho de Deus; e dá um senso de pertença: seu quem sou pelo Senhor, e tenho um destino eterno, traçado pelo própria Pai, que me leva de volta a casa. Tudo através da graça e misericórdia que se manifestaram em Cristo.

Entramos na Semana da Páscoa, a semana onde lembramos o sacrifício do Cordeiro de Deus, Jesus, quem deu sua vida por nós. Derramando o seu sangue a favor da reconciliação, do perdão do Pai oferecido a todo aquele que crê, tomando o castigo que nos pertencia e sofrendo a justa condenação e Ira Divina que devia cair sobre nós. 

Na cruz está a consumação da Justiça de Deus, o pecado castigado, a salvação consumada, o amor revelado. O acesso à justificação, redenção, adoção, a santificação e glorificação. Na cruz está o sacrifício que nos dá vida pela morte do Justo, a Substituição perfeita e eterna.

Mas, a cruz não foi o fim da jornada. Jesus ressuscitou! O túmulo está vazio, a morte não conseguiu reter A Vida! Sua ressurreição é a garantia de que a nossa justificação está garantida, a promessa de perdão é firme e eterna, e que, assim como Ele ascendeu aos céus, voltará para buscar aos que são dele.

Páscoa é Jesus, não se esqueça disso. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Feliz semana, que Deus te abençoe! 

Comentarios