Não me envergonho do Evangelho, nem da Igreja de Cristo



Rom 1:16-17  Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;  (17)  visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

1Co 12:27-28  Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.  (28)  A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Ninguém quer ver seu nome associado a maus testemunhos, vidas imorais e malfeitores. E os últimos acontecimentos dentro do mundo evangélico, tanto no Brasil como no mundo, têm levado a muitas pessoas a sentir vergonha, não do Evangelho de Cristo, mas da Igreja, como se a Instituição fosse a culpada de tantos falsos mestres, pastores e crentes.

Claro que, perante as notícias, não nos resta senão orar, chorar e pedir misericórdia ao Senhor. Além de denunciar o pecado e agir de acordo com os parâmetros bíblicos, dependendo de cada circunstância. Sempre no temor de Deus e visando o arrependimento do envolvido.

Porque em Deus não se procura o cancelamento do pecador, porque se assim for nenhum de nós poderia estar em pé, mas o arrependimento, conversão, disciplina e discipulado para restauração.

Agora, que esses acontecimentos estejam sucedendo não deveriam nos surpreender. A Igreja é composta por pessoas pecadores, falhas, que vivemos somente pela Graça e Misericórdia do Senhor. E em muitas ocasiões entram bajuladores, picaretas para tentar ganhar lucro do rebanho; ou são colocadas pessoas não preparadas, os que Paulo chama de neófitos na carta a Timóteo, que sendo cristãos sinceros e regenerados, precisariam de mais ensino e acompanhamento antes de ocupar qualquer cargo de liderança.

Na época do Novo Testamento aconteceram várias situações que poderiam nos envergonhar nos dias de hoje: a imoralidade dentro da Igreja de Corinto era tal que, o apóstolo Paulo, fala que nem entre pessoas não cristãs era possível ver semelhante perversão; nem falar dos excessos no culto. Os Gálatas misturaram a Lei e a Graça, numa amalgama que distorceu o entendimento do Evangelho; os Colossenses sofreram influência dos judaizantes também, e de um movimento asceta que os ensinava a cultuar anjos e a ter disciplina no corpo; os Tessalonicenses largaram os empregos pela expectativa da volta de Cristo; os Efésios e Cretenses aceitaram falsos ensinos, e Paulo teve que enviar seus melhores homens, Timóteo e Tito respectivamente, para combater os hereges, ordenar novos presbíteros, e botar ordem na casa.

Sem falar das Cartas Gerais, que mostram os excessos, os desvios e os problemas das Igrejas recém fundadas.

O melhor, a esperança e consolo para nós, é que Paulo e os apóstolos em momento algum, pediram para as pessoas se envergonharem da Igreja Local, ou que abandonassem a congregação porque era um caso perdido. Nem sequer a Igreja de Laodicéia, que é o padrão de uma Igreja dissoluta e devassa, foi chamada a ser abandonada, pelo contrário, sempre o chamado foi ao arrependimento e conversão, se envergonhando de terem sido permissivos ao aceitar semelhante comportamento, mas sempre com a intenção de crescer e melhorar, nunca de cancelar.

A Igreja sempre teve momentos conturbados, mas em todas elas foi vencedora, porque ela pertence a Jesus. Do Senhor vem o nosso socorro e forças, Ele mesmo, através do Espírito, deu dons aos homens, para que possa viver no Poder do Alto, pregando, discipulando, apascentando e enviando, vivendo na vontade e no Amor do Pai.

Assim que, não sintamos vergonha do Evangelho ou da Igreja de Cristo pelos últimos acontecimento. É tempo de buscar a Deus com contrição e arrependimento, santificando nossos corações, descansando na Graça do Senhor com temor e tremor, aprendendo a depender sempre do Seu Poder para seguir.

O Evangelho de Cristo é precioso, a mensagem que transforma. Seu Corpo, Sua Noiva, a Igreja, ela é santificada no fogo das aflições e dificuldade, perseverando os chamados fiéis e escolhidos pelo Pai desde antes da fundação do mundo, sustentados pelo grande amor que Ele tem por nós. Não nos podemos envergonhar por isso.

Preguemos e vivamos o Evangelho!

Que Deus te abençoe

Comentarios