A Igreja não é opcional

1Co 12:14-21  Porque também o corpo não é constituído de apenas um membro, mas de muitos.  (15)  Se porventura o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo.  (16)  E se a orelha reclamar: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo!”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo.  (17)  Se o corpo todo fosse olho, onde estaria a capacidade de ouvir? Se o corpo todo fosse audição, onde estaria o olfato?  (18)  Em verdade, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.  (19)  E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?  (20)  Sendo assim, há muitos membros, mas um só corpo!  (21)  O olho não pode ordenar à mão: “Não tenho necessidade de ti!” Tampouco a cabeça pode declarar aos pés: “Não preciso de vós!”

Este texto de 1 Coríntios deve ser suficiente para entendermos que não podemos viver o cristianismo fora da comunidade de fé, que é a Igreja Local, embaixada e extensão do Reino de Deus aqui na terra.

Se todos somos interdependentes, como podemos viver fora do contexto da congregação?

Se todos somos falhos e incompletos, como alcançaremos a complementariedade e perfeição fora da comunhão com os santos?

Se os ministérios e dons foram dados pela própria Trindade, como é que eu posso ser edificado fora de uma Igreja local? Como exercito minha submissão a Cristo, quando não aceito a liderança da Igreja?

Pensemos muito bem nas causas que nos levam a dizer "não" a algo tão maravilhoso como é a congregação. A única condição que deveria nos afastar de uma Igreja é se esta perdeu a vida de Cristo, e as mensagens e vida são heréticas e contrárias ao Evangelho, porque perdem a luz do Evangelho  (Apocalipse 2-3).

Estamos unidos a Cristo, e por conseguinte, estamos unidos uns aos outros. Manifestamos essa união na Igreja Local, onde participamos da Mesa do Senhor, da comunhão, da oração, do ensino, da vida cristã. Igreja é o ferro que afia o ferro, lugar de descanso e conforto, ensino e treinamento, de pedras que se ajuntam para criar um edifício santo ao Senhor. 

Não permita que o desânimo, os compromissos, a preguiça e outros fatores o levem a ver a congregação como opcional, porque ela não é, o Culto ao Senhor em unidade é vital para nós, assim como o nosso devocional individual.

Venha participar do culto, dos momentos de louvor em unidade, onde agimos como o povo de Israel subindo até Jerusalém (Salmos 120-134); atuando como o nosso Mestre, que tinha como costume se congregar na sinagoga (Lucas 4.14-16); ou como os discípulos, que sempre plantaram Igrejas, onde os ministérios eram estabelecidos para edificação do corpo de Cristo (Atos 2.46,47; 4.32-33; 5.42; 9.31; 11.26; 13.1-3;14.23; 20.17)

Vamos para a Igreja!

Heb 10:25  Não abandonemos a tradição de nos reunirmos como igreja, segundo o procedimento de alguns, mas, pelo contrário, motivemo-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o Dia está se aproximando. O castigo do pecado renitente

Comentarios