A fé cristã deve ser exclusivamente particular?

Neste tempo de pandemia, leio e ouço comentários sobre os Templos religiosos, se estes devem fechar ou não. Um dos argumentos dos que são a favor de manter os cultos fechados é que a fé se vive no âmbito particular e privado, porque podemos cultuar a Deus onde estivermos.

É verdade que a salvação é individual, porque todos daremos conta a Deus individualmente pela nossa fé e ações derivadas dela. Sabemos isso claramente pela Bíblia, porque ela afirma muitas vezes que a prestação de contas será individual, basta somente lembrar do Tribunal de Cristo (2 Coríntios 5.10) onde "cada um" (ἑκαστος) dará contas a Deus. Jesus também falou sobre a importância do devocional individual, evitando aparentar uma espiritualidade inexistente, no Sermão do Monte e na parábola do fariseu e o publicano vemos isso com propriedade (Mateus 6.5-6; Lucas 18.9-14).

Entretanto, a nossa fé individual é alimentada e fortalecida através da comunhão presencial dos membros na Igreja Local, onde os ministérios são exercidos e a edificação dos membros é realizada no amor, na exortação e na prestação de contas. Inúmeros textos, tanto do Antigo como do Novo Testamento, mostram a importância de uma fé exercida dentro de uma comunidade, tendo o culto público como complemento necessário do devocional individual.

Vou citar um texto de Atos, onde vemos esse princípio.

Atos 2:46-47  Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,  (47)  louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

A Igreja de Jerusalém se reunia no pátio do Templo de Jerusalém diariamente, e ao mesmo tempo participavam da comunhão nos lares. A fé pública era algo comum e necessário dentro da Igreja Primitiva, e foi algo normal e comum ao longo das viagens missionárias de Paulo, plantando congregações e estabelecendo lideranças nela.

Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que a fé cristã não pode se limitar à esfera particular como alguns desejam estabelecer ou afirmar.  A fé cristã é uma fé viva, que se recebe e cresce no secreto da comunhão com Deus, e se manifesta publicamente, seja no culto público de um Templo, num culto no lar, ou na evangelização individual ou coletiva. 

A fé cristã é o fermento que cresce na escuridão da vida individual, como resultado de um encontro pessoal com Cristo, mas que se manifesta levedando o nosso todo, abrangendo as esferas do ser. No Reino de Deus não existe a diferença entre secular/religioso ou individual/coletivo, pensar assim é abrir as portas à hipocrisia e falsidade da fé. Limitar a fé ao mero exercício individual e privado é lembrar do que queriam fazer com Daniel, tendo que cultuar o poder do Imperador, o Estado, de maneira pública, para poder cultuar ao Senhor de maneira individual. Isso é incoerente, antibíblico, herético e um preparo para o culto do Anticristo.

Irmão querido, não se deixe amedrontar. Uma coisa é que a Igreja, em decisão solene, autônoma, e seguindo os protocolos de isolamento pela pandemia, decida fechar suas portas por um tempo; e outra é que os ímpios tentem nos dizer como devemos cultuar a Deus. Isso nos leva aos diálogos de Faraó com Moisés, quando o primeiro queria lhe dizer ao patriarca como deveria ser o culto ao Senhor; Moisés foi fiel a Deus e confrontou o rei, nós devemos fazer o mesmo.

Vivamos a fé bíblica, coletiva, poderosa, que testifica de Cristo agindo no Poder da Ressurreição dele, que é o Poder dado a nós pelo Espírito Santo. Ore e aguarde em Deus se o Templo onde se congrega estiver fechado, mas isso não lhe impedirá de exercer sua fé publicamente. Fale de Cristo, compartilhe da Graça de Deus e não permita que o mundo lhe diga como deve ser exercida a nossa fé. O Rei da Glória é o nosso Senhor, a Ele devemos a nossa Fidelidade e Devoção.

E assim que as portas voltarem a se abrir, corra e se congregue com seus irmãos, seguindo todos os protocolos como testemunho de fé, civismo e prevenção. Lembre que jamais o online é igual ao presencial. Participe da comunhão preciosa com os santos. É privilégio e mandamento.

Que Deus nos abençoe.

Comentarios