O que fazer quando confrontados? O exemplo de Davi

2 Samuel 12:13  Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.

Li algum tempo atrás que antes, as pessoas mudavam quando eram confrontadas nos púlpitos das Igrejas, hoje as pessoas mudam de Igreja quando confrontadas no púlpito. Parece que, numa sociedade que tomou a crítica como estilo de vida, vale qualquer comentário menos aquele que é feito contra mim.

Leia as palavras de Davi, veja a profundidade e simplicidade de uma frase dita com sinceridade. Davi não tentou argumentar com Natã. Não colocou a culpa na decisão do exército ou do conselho de mantê-lo em segurança em Jerusalém, ou em Batseba por tomar banho na casa dela, ou por Urias não ter se deitado com ela. Ele poderia culpar a idade, seus impulsos básicos como homem, a necessidade, o cansaço.

Davi não fez nada disso, ele simplesmente afirmou a realidade: pequei contra o Senhor.

O rei poderia ter mandado o profeta se calar, poderia ter exilado ou matado o servo de Yahweh, mas ele olhou para sua miséria, soube que tinha pecado não uma vez, mas foram pecados tentando cobrir o anterior, criando uma montanha de iniquidade que se colocou entre ele e o Senhor a quem amava. Davi reconheceu que o pecado tinha se transformado no seu deus, e agora precisava do perdão e da misericórdia de quem, pela graça, o tomou das ovelhas do seu pai para reinar sobre uma nação.

Davi não se defendeu, não argumentou, ele simplesmente reconheceu e confessou.

Precisamos humildade para reconhecer o pecado quando somos confrontados, devemos estender nossas mãos ao Alto para clamar por misericórdia quando a nossa arrogância nos impede enxergar a manchas nas nossas vestes. Queremos cancelar ao que nos exorta, mas a Palavra de Deus vem e nos toca para que sejamos conforme à imagem do seu Filho Jesus.

O que fazemos quando somos confrontados? Fugimos da Igreja e das pessoas porque não queremos mudar de vida, assim como o filho pródigo fez? Nos fechamos e andamos do mesmo jeito, porque achamos que a nossa vida é nossa e ninguém tem o direito de me dizer o que devo ou não devo fazer, mantendo a atitude dos fariseus? Tomamos uma atitude de rebeldia, como Esau, e fazemos ainda pior para que as pessoas desistam de nós? Justificamos nossas ações, e achamos que Deus deve aceitar minha vida assim mesmo, mantendo o pensamento de Saul? Ou nos humilhamos perante a Face do Altíssimo, reconhecendo o nosso pecado e clamando pelo perdão, como fez Davi?

Se a confrontação vem por causa de um pecado cometido, reconheça e clame pelo perdão, a misericórdia do Senhor está para todo aquele que se aproximar na Sua Presença. Mudemos a nossa vida, mas nunca mudemos a nossa sensibilidade e devoção ao Senhor. Ele é a Vida.

1 João 2:1-2  Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;  (2)  e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

Que Deus abençoe você 

Comentarios