Onde está a nossa fé?

Várias vezes Jesus questiona a fé dos discípulos, justamente nos momentos de aperto ou de decisões. Ele sempre esperou dos discípulos uma resposta acorde com o ensino, porém nem sempre foi correspondido.

A fé dos discípulos foi amadurecida nas aflições, nas águas que batiam com força a embarcação, nos conflitos com os fariseus, em cada endemoninhado que precisava liberdade, em cada doente que clamara pela cura, no choro dos pais que sofriam pelos filhos, nas multidões que aguardavam respostas vindas do Senhor. 

Os discípulos iniciaram o caminho com Jesus chamando-o de Mestre, para logo adorá-lo como Senhor no monte da Ascensão. No percurso houve discussões, decepções, mudanças no ponto de vista, foram repreendidos pelo Senhor, e em outras animados e encorajados. Mas em todo o processo, a compaixão, a graça e o cuidado do Mestre se tornaram visíveis, o seu grupo de discípulos estavam se transformando em apóstolos.


A fé cresce nos estágios da vida, sempre que estejamos aos pés de Cristo nos momentos difíceis. Não podemos negar que as dificuldades nao são agradáveis, e que gostaríamos de aprender do jeito mais fácil: numa sala de aula, repetindo o a-b-c e preenchendo o caderno com frases simples. Porém, a escola de Deus é feita no trabalho, no dia a dia, no olho a olho, na amizade, no discipulado, no culto, de joelhos, com a Bíblia sempre aberta frente a nós e no coração. 

A fé é despertada na pregação e na leitura das Escrituras, mas ela é afirmada e fortalecida na vida, quando aplicamos o ensino.

Onde está a nossa fé? Ainda estamos no estágio dos "homens de pouca fé"? Ou no "não sabeis de quê espírito sois" porque queremos vingança ao invés de misericórdia? Pode ser que as palavras de Jesus sejam de "hoje me negarás três vezes" para depois fortalecer a vida que sofrerá semelhante provação? Já estamos no estágio de pensar que o corpo de Jesus foi levado, e não sabemos quem o tomou? Ou contemplamos o tumulo vazio e nos maravilhamos? Será que a nossa fé precisa da manifestação do Cristo ressurreto para nos prostrar e declará-lo Senhor e Deus? Ou estamos adorando com dúvidas?

Superar os estágios da fé, no poder do Espírito, nos levará ao Pentecostes, onde seremos testemunhas fieis e poderosas de Cristo. Andando na Plenitude do Senhor, vivendo em comunhão com os irmãos, adorando ao Cordeiro e testemunhando a homens, mulheres, crianças da graça de Deus em Cristo, pregando e fazendo discípulos.

Mais uma vez, onde está a nossa fé?

Que Deus te abençoe.

Comentarios