Despertando os Lázaros - Um chamado ao avivamento

 João 11:39-44 Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.  (40)  Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?  (41)  Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.  (42)  Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.  (43)  E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!  (44)  Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.

O que é uma Igreja relevante? Podemos enumerar vários aspectos que entendemos potencializam uma Igreja na sua missão de alcançar o mundo com o Evangelho de Cristo de uma maneira fiel. Porém, quando olhamos os Evangelhos e a Bíblia, vemos que a relevância de uma Igreja no mundo dependerá da experiência de viver o Poder da Ressurreição de Cristo.

A história de Lázaro sobre o Poder de Cristo, que nos traz a vida mesmo que estejamos mortos, desde vários pontos de vista. Lázaro era amado de Jesus, mas o Mestre não assistiu o seu amigo enquanto estava doente, mesmo sendo avisado com antecipação, o Senhor apareceu quatro dias após sua morte, quando toda esperança tinha se definhado, e a única esperança era a ressurreição futura.
  • Assim como Marta e Maria, pensamos que Deus age no futuro, mas não no presente.
  • Assim como os amigos de Lázaro, pensamos que Deus deveria ter agido no passado, mas não no agora.
  • Assim como os discípulos, não entendemos o que Jesus quer fazer no presente, porque estamos com medo dos inimigos que nos ameaçaram no passado, e que afetam o nosso entendimento do futuro.
Como podemos ver, todos enxergavam Jesus sob o olhar deles, mas não olharam para o Messias como Ele realmente é.

Por isso, em primeiro lugar, para experimentar a ressurreição de Cristo, devemos olhar para Jesus como Ele realmente é. A ressurreição e a vida, aquele que pode dar vida aos ossos secos, porque Ele é o Senhor da Glória. É isso que Jesus faz com Marta e Maria, Ele reforça quem Ele é, porque a fé verdadeira em Cristo está fundamentada naquilo que a Palavra de Deus testemunha dele, e não naquilo que pensamos que Ele é.

O conceito que temos de Deus resume a nossa adoração, a nossa vida, afeta o entendimento do mundo, de nós mesmos e da missão que temos. Experimentar a vida de Cristo é viver mergulhados nas Escrituras, conhecendo a Trindade num relacionamento íntimo, e ter a vida entregue ao seu dispor.

Em segundo lugar, para experimentar a ressurreição de Cristo, devemos crer que Deus pode agir no presente, assim como agiu no passado. Os amigos de Lázaro questionaram que Jesus não tinha feito nada pelo seu amigo, quando todos sabiam do milagre de curar um cego de nascença. Eles não entendiam o que Jesus faria com Lázaro, e por isso, dentro do sistema de pensamento deles, Jesus deveria ter feito igualzinho ao momento anterior.

Mas, o mesmo Deus que deu o maná para cada dia, é o mesmo Deus que faz todas as coisas de acordo com Sua Voluntad e Soberania. Nem sempre entendemos o que Ele quer saber, e com isso deveríamos nos maravilhar pela Sua Grandeza. O fato de não compreender plenamente os caminhos do Senhor deveria criar em nós um temor reverente, e a rendição do nosso coração perante a Sua Majestade e Sabedoria. Somos nós os que devemos prestar conta dos nossos caminhos ao Altíssimo, mas Ele não tem por quê nos dizer o que vai fazer.

Em terceiro lugar, para experimentar a ressurreição de Cristo, devemos estar dispostos a obedecer. Os discípulos fugiram de Jerusalém por ameaças de morte, e agora retornam para a região, especificamente à Betânia, para ver Lázaro. Tomé resume o pensamento dos discípulos ao dizer (parafraseando o discípulo): "estamos indo para nos encontrar com Lázaro na morte". Eles estavam com muito medo por causa dos seus compatriotas judeus; mas Jesus lhes disse que Lázaro ia ressuscitar.

Viver para Cristo é morrer para nós mesmos, e andar na obediência da guia do Senhor através do Seu Espírito. Saber que não nos pertencemos a nós mesmos é o princípio da obediência, e quando aceitamos isso estaremos mais do que dispostos para ir aonde o Mestre nos enviar, mesmo que as nossas vidas estejam sob ameaça constante. Uma Igreja viva sabe que o preço de seguir Jesus é pequeno se comparado com a Glória vindoura, e recebe forças do Alto para vencer o medo.

E Lázaro? Temos falado de todos, menos daquele que é o título da nossa mensagem.

Pois, quando olhamos para Cristo como Ele é, cremos que Ele pode agir hoje, e estamos dispostos a obedecer, o primeiro Lázaro que ressuscita é o nosso espírito que estava morto numa vida de incredulidade. O segundo Lázaro que ressuscita é a nossa congregação, porque todos, recebendo a vida do Espírito em nós, nos encorajamos mutuamente, e nos edificamos na Palavra de Deus e na comunhão. O terceiro Lázaro que ressuscita são as vidas que, olhando para nossa ressurreição, creem em Cristo pela palavra e testemunho nas nossas vidas.

Mas isso acontece quando a voz de Cristo ressoa no meio da morte, porque Ele é a Ressurreição e a Vida. E essa voz já está nos chamando a uma nova vida através do Evangelho.

Quando esse Lázaro dentro de nós é despertado pela Voz de Cristo, ele deve ser desatado para viver, para andar na nova vida de Jesus. Deve testemunhar, ir de um lado para outro, compartilhando a nova vida. Nada poderá nos deter se andamos no Poder da Ressurreição de Cristo. Isso é avivamento.

Minha conclusão é um chamado, um chamado a voltar ao Evangelho, a voltar a Cristo. Precisamos entrar, mais uma vez, no santuário de Deus, e entregar nossa vida a Ele, deixando nossa incredulidade revestida de raciocínio humanista, e permitir que essa vida inunde nosso ser, para que sejamos mais como Ele. Esse é o chamado a um avivamento bíblico, para que possamos experimentar essa vida gloriosa.

Esta disposto? Então façamos o que o Senhor falou por intermédio do profeta.
Joel 2:12-13  Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto.  (13)  Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Que Deus o abençoe

Comentarios