5 aspectos rápidos sobre a Vida do Discipulado como recurso pós-pandemia da Igreja

Photo by Alexis Brown on Unsplash

Já devemos nos preparar para a época pós-pandemia, ou como está sendo chamado na mídia, o "novo normal". A Igreja está sofrendo uma mudança significativa em todas suas áreas: administrativa, litúrgica, convívio e expectativas.

Levando em conta isso, quero que pensemos rapidamente no discipulado, a vida do cristão onde ele segue Jesus através de um discipulador, e ao mesmo tempo guia outro a conhecer o Messias de uma maneira integral, e não somente nos primeiros estágios da salvação.

Por que é tão importante pensar no discipulado? Porque se algo aprendemos com esta pandemia é que precisamos, urgentemente, desburocratizar a Igreja. E o discipulado cumpre essa função maravilhosamente.
  • O discipulado resgata o princípio do sacerdócio universal do cristão, onde ele, como filho de Deus pode, através da Palavra de Deus e o Poder do Espírito Santo, guiar outra pessoa a Jesus numa caminhada diária e real.
  • O discipulado não tem hora nem data marcada, porque é um intercâmbio de vida, é compartilhar aquilo que Deus tem ensinado através do devocional, do estudo feito na simplicidade e no convívio mutuo.
  • O discipulado vincula ainda mais as pessoas dentro da comunidade da Igreja, porque há um vínculo continuo e permanente dentro da Igreja local como uma rede: um discipulador está sendo discipulado ativamente por outro, e isso cria vínculo e evita a divisão por causa da intimidade e amizade, criado no vínculo perfeito do amor de Deus derramado nos nossos corações.
  • O discipulado permite que as mensagens e devocionais criadas pelo Pastor e a equipe cheguem a todos neste período de isolamento parcial: compartilhando através do celular ou redes sociais, imprimindo se for o caso, visitando a pessoa (mantendo as medidas respectivas) e assistindo juntos. Na diversidade dos recursos que Deus pode nos dar para a extensão do seu reino.
  • Por último, o discipulado permite que a Igreja, mesmo parcialmente aberta, permaneça unida, porque nos sentimos membros e responsáveis dos nossos irmãos, e faremos tudo guiados pelo amor e graça de Deus, esperando que o nosso discípulo faça o mesmo com outros, multiplicando o Evangelho.
Tudo isso é desburocratizar a Igreja, sair do engessamento de atividades e reuniões infinitas para entrar na dinâmica de vida de todos, interagindo e nos animando uns aos outros nesta caminhada maravilhosa do reino de Deus.

Se ainda não experimentou o discipulado, junte-se a nós, queremos ajudá-lo nesta vida para que possamos conhecer o nosso Senhor de uma maneira viva e real. O nosso desejo como Igreja é que todos possam exercer os dons que Deus nos deu na Sua Soberania e Vontade.

Que Deus te abençoe

Comentarios