Uma Igreja que adora a Deus na diversidade - Uma nova e velha Igreja de Jesus

 

Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. Ouvindo-se este som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua. Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: "Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna? Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, Ponto e da província da Ásia, Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua! " Atos 2:5-11
A Igreja se reuniu em oração e adoração no lugar alto, e aguardaram a Promessa do Pai e do Filho, o Espírito de Deus.

E quando Ele chegou, a cidade soube imediatamente que algo tinha acontecido com aquele grupo de galileus, porque aconteceu algo que ninguém conseguia explicar: eles estavam anunciando em outras línguas as maravilhas de Deus.

Quero ressaltar alguns aspectos sobre o que é ser Igreja à luz deste texto:

Uma nova e velha Igreja vence seus preconceitos na adoração

Lembram do capítulo 1 de Atos? A pergunta deles a Jesus era se Ele restauraria o reino a Israel. Agora, vejam os mesmos discípulos falando em outras línguas! A Igreja não é etnocentrista, ela é universal em todos os sentidos: busca adorar e proclamar o Evangelho dentro do contexto cultural onde ela estiver inserida, na própria língua dos ouvintes, e sendo fiel ao chamado de Cristo.

Tanto os moradores de Jerusalém como os próprios discípulos ficaram perplexos. Já se imaginou você ali no Pentecostes? Você orando e adorando a Deus na sua própria língua, e de repente começa a falar numa outra língua que você já ouviu, mas desta vez surge espontaneamente da sua boca!

A Igreja, quando adora, vence seus preconceitos, porque quando adoramos enxergamos Deus como o Rei das Nações, e não somente de um povo. Lembramos que a Igreja é composta por pessoas de toda tribo, língua e nação, e cada um de nós O adoramos com liberdade.

Uma nova e velha Igreja impacta o mundo com sua adoração

Adoramos a Deus, e não deveríamos nos importar pelas opiniões dos outros. Mas, a adoração que é direcionada exclusivamente ao Senhor impacta nos corações dos que participam, ativa ou passivamente.

Essas pessoas que comentaram sobre as línguas não estavam dentro do aposento, quer dizer, não eram visitantes da Igreja, eles estavam indo para o Templo de Jerusalém, a louvar a Deus de acordo com o rito do judaísmo, e foi nesse percurso que encontram a Igreja dos Discípulos, sem placa, sem marketing, sem rede social, mas com uma adoração direcionada a Deus pelo Espírito.

Isso fez toda a diferença, porque os comentários não foram com relação à forma, mas ao conteúdo: eles estavam expressando as maravilhas de Deus, estavam adorando ao Senhor.

Quando adoramos a Deus, Ele se glorifica e atrai as pessoas para Si mesmo. Quando adoramos como Igreja, manifestamos a Glória de Deus ao mundo.

Uma nova e velha Igreja cumpre a missão na adoração

Qual foi o conteúdo da adoração? As maravilhas de Deus, porque o centro da nossa adoração é o Senhor.

Uma adoração cristocêntrica, direcionada a manifestar ao mundo quem é o Senhor, junto com a mensagem da cruz, serve como alicerce poderoso de missões. Porque entendemos que a nossa vida é para Glória de Deus, e não para nós mesmos. Entendemos que nós, como membros do Reino de Deus, vivemos para proclamá-lo como Embaixadores e Peregrinos neste mundo.

A adoração nos lembra a necessidade de proclamar Cristo a todas as nações.

Eles adoraram ao Senhor nas línguas dos ouvintes, que sejamos encorajados a cumprir a missão de Deus, e isso acontece quando adoramos ao Cordeiro de Deus.

Sejamos uma Igreja que adora

Vejam o texto de Apocalipse, o cântico do Cordeiro.
e eles cantavam um cântico novo: "Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra". Apocalipse 5:9,10
E mais na frente, vemos nações adorando ao Senhor.
Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro". Apocalipse 7:9,10
Adoremos ao Senhor na diversidade, de acordo com a multiforme graça de Deus. Somos a nova e velha Igreja de Jesus, que o adora dentre toda tribo, língua e nação!

Comentarios