O ser humano importa? #DigaNãoAoRacismo #AllLivesMatter

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27
Deus criou ao homem à sua imagem, segundo a sua semelhança. O homem foi criado como um espelho de Deus, refletir a Glória e o caráter de Deus a toda a criação através de ações de cuidado e sustentabilidade na natureza, um bom relacionamento familiar, e principalmente mantendo um relacionamento vivo e direto com o Senhor, mantendo-se longe da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Era a inocência, no sentido em que o homem não teve nas suas mãos o fogo sagrado de escolher o padrão moral, porque permitia que fosse o próprio Criador quem estabelecesse as regras de vida, e a maneira como tudo deveria ser feito. O homem era livre das amarras do pecado, livre para seguir a Deus e ter comunhão com Ele permanentemente, permitindo que o senhorio consciente do Senhor no coração.

Sendo o homem um espelho de Deus, o homem devia viver em unidade e harmonia, assim como Deus é Um. A Trindade é o princípio do relacionamento humano, relacionamento entre iguais, olhando para o outro com o desejo de dar a vida e o amor de maneira incondicional, respeitar as funções e responsabilidades do outro e trabalhando para um fim comum: a Glória do Senhor.

Sendo o homem um espelho de Deus, o homem jamais deveria menosprezar outro, porque participamos da mesma essência divina em nós, a imagem do Criador, o que nos torna diferente de qualquer outra criação.

Sendo o homem um espelho de Deus, o homem deve aprender a conviver em paz, e aceitar as diversidade como uma manifestação da multiforme graça do Senhor. O Eterno não faz nada igual, cada árvore, cada animal, cada manifestação da natureza é diferente. Nossas diferenças são um reflexo da beleza do Criador em cada um de nós, criando relacionamentos duradouros naquilo que somos: seres humanos criados por um Deus de Amor.

Sendo o homem um espelho de Deus, foi livre para escolher seu caminho no Éden, e infelizmente o nosso representante errou, e como ele todos nós, manchando essa imagem nas nossas vidas criando vergonha, mentira, evasão da responsabilidade, ódio, morte e mais, porque o pecado entrou no coração e tomou conta das nossas vidas. E como o pecado é uma afronta direta contra Deus, ela destruiu o relacionamento vertical com Deus, afetando o nosso relacionamento com o nosso próximo, dividindo aquilo que era indivisível: a unidade da raça humana. O homem criou ideologias que tentam dividir o ser humano por raças, criando méritos e deméritos nelas, oprimindo e exterminando, odiando e sendo odiados, desejando a morte do outro. Tudo por causa da perca do sentido da vida, e a aceitação de que nossas diferenças são irreconciliáveis.

Porém, mesmo sendo o homem um espelho de Deus manchado pelo pecado, ele foi agraciado com a vinda de Jesus, não em função dos nossos méritos, mas por causa dessa essência divina em nós. O Amor do Pai em nós existe por causa dessa imagem manchada, mas que em Cristo ela é restaurada dia a dia através da operação santificadora do Espírito em todo aquele que crê.

Sendo o homem um espelho de Deus renascido pela vida de Cristo, ele enxerga em Jesus a restauração de todas as coisas, voltando ao estado de unidade do ser humano, onde não há nada que possa nos separar, assim como está escrito (ressalto alguns trechos, para melhor compreensão):
Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos. Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. Colossenses 3:11-17
O valor do homem está na Imagem de Deus nele, fomos criados como espelhos que devem refletir a Glória do Senhor; tendo todos nós um mesmo pai comum, tanto no céu quanto na terra; compartilhando a mesma vida numa diversidade maravilhosa e linda, amando ao Criador e transbordando desse amor aos outros.

Não caia no jogo das "raças", porque somente existe uma raça humana, filhos de Adão e Eva, o que nos faz irmãos e irmãs de criação. E nesta família devemos aprender a cuidar e nos proteger uns aos outros, sem distinção nem privilégios. Se alguém ainda está enxergando cor de pele, ore para que Deus lhe dê um daltonismo espiritual e consiga ver todo mundo com a mesma cor, embora perderá a beleza da diversidade.
  • Diversidade física.
  • Diversidade cultural.
  • Diversidade linguística.
  • Diversidade de ideias.
  • Diversidade de estilos.
  • Diversidade de inteligências.
  • Diversidade de moradias.
  • Diversidade culinária.
  • Diversidade na maneira como damos e recebemos amor.
  • Diversidade na maneira como adoramos e servimos ao Criador por intermédio de Jesus.
Por isso, podemos responder a pergunta do título: O ser humano importa?

E a resposta é: SIM, por causa da Imagem de Deus em nós.

Que Deus te abençoe, e que sejamos verdadeiramente UM no Senhor!

Comentarios