Jesus, e o cuidado com a mãe - Reflexões num domingo de quarentena



Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: "Aí está o seu filho", e ao discípulo: "Aí está a sua mãe". Daquela hora em diante, o discípulo a levou para casa. João 19:25-27
Hoje é o Dia das Mães no Brasil e na Venezuela, e lembrei destas palavras de Jesus.

Numa época onde não existiam planos de aposentadoria, e as mulheres pobres não conseguiam ter um sustento fixo uma vez que o filho primogênito morria, Maria ficaria desamparada sem a presença de Jesus. Mesmo que o relacionamento entre eles não foi próximo durante seu ministério, e que em uma ocasião o Mestre deu prioridade aos seus ouvintes acima da sua família, incluindo Maria (Mateus 12.46-50; Marcos 3.31-35; Lucas 8.19-21), Jesus sabia que, após sua morte, Maria precisaria de sustento e cuidado de um filho primogênito, o encarregado de dar sustento à família toda.

Jesus lhe dá a Maria um novo filho, quem lhe daria o sustento e o lar que Jesus não poderia lhe dar agora; e lhe dá a João a certeza de ter uma mãe presente na sua vida. O texto é comovedor, porque vemos que, no final do texto, João leva Maria para casa, como um filho que vá cuidar da sua mãe na velhice.

Eu aprendo com Jesus alguns aspectos sobre o cuidado da mãe hoje e sempre.

  • Mesmo não estando presente, eu devo garantir um sustento, procurando seu bem-estar assim como ela fez comigo.
  • Entender que nem sempre estarei presente fisicamente, mas não permitir que esteja sozinha sempre.
De João, o filho adotivo, posso aprender este ponto importantíssimo.
  • Em casa, sempre devo ter um lugar para receber minha mãe.
Hoje, todos vivemos a experiência de estarmos perto e longe ao mesmo tempo. Alguns vão se arriscar, e quebrarão o isolamento social para estar com suas mães; outros serão prudentes, e usaram a tecnologia para estar presentes. Seja como for, espero que pense e atue com sabedoria, porque não devemos brincar com a saúde, e com a saudade, dos nossos seres queridos. 

Quem vive no estrangeiro, como eu, não temos condições de cumprir o último ponto, mas os dois primeiros sim, e isso faz parte de honrar pai e mãe. Garantir uma velhice digna e cheia de amor e gratidão, que elas saibam que nunca nos esquecemos delas, não somente com dinheiro, mas conversando e dizendo sempre o quanto as amamos.

Sei que é clichê, mas não podemos esperar o Dia das Mães para lhes dizer o quanto as amamos, elas devem saber isso sempre. Não é somente presentes, um almoço ou jantar, ou uma ligação; a presença constante, a preocupação, o sustento, os detalhes; tudo isso vale o ano todo, porque elas deram tudo por nós.

Hoje, a mamãe está com 70 anos, com boa saúde, porém com perda de memória. Ela poderia não se lembrar de mim, mas eu não me esqueço de tudo o que ela fez por mim. Valorizar sua paciência e amor para com seu filho caçula é reconhecer a Graça de Deus na minha vida, muitas das suas palavras, broncas e comentários, foram feitos visando que fosse um homem segundo o coração de Deus.

Lembro de alguns detalhes que fazíamos para ela, cartas, abraços, um sorvete, algo que sempre lhe mostrara que era importante para nós. Ela agradecia e era muito feliz. Seu sorriso ainda me traz alegria. Sinto saudade dela hoje e sempre.

Eu dou infinitas graças a Deus pela minha mãe (na foto está com sua sogra, a abuela Rosa, e a irmã dela, a tia Olga, minha abuela está com os braços nos ombros do meu irmão Félix, e mamãe, como sempre, me assegura).

Lizet não somente é a mulher que Deus preparou para mim, com relação a sua paciência e bondade. Mas é a mãe perfeita para meus filhos. A ternura, amor, graça e paciência que ela tem me torna humilde, porque nunca eu terei essas virtudes tão plenas e abundantes. Sua vida é uma bênção para meus filhos, e eles manifestam esse carinho de muitas maneiras.

Feliz Dia das Mães, começando na Venezuela, passando pela minha casa hoje, e seguindo a todas as mães do mundo. Que cada um de nós, como filhos, possamos honrar sempre sua presença e lembrança, sendo filhos segundo o coração de Deus.

Que Deus abençoe você.

Comentarios