Estamos preparados para a nova realidade? Reflexões no domingo #coronavírus

Muitos cientistas, economistas, filósofos e outros profissionais, vem alertando que o nosso presente mudou radicalmente com a chegada deste coronavírus.

Você não sente a mudança?

Muitas coisas ficaram para trás, muitas atividades que considerávamos "essenciais" se tornaram luxo, e vemos como estamos descobrindo uma nova rotina de viver: mais tempo em casa, ruas mais vazias, comércios que aceitam uma ou duas pessoas por vez, a internet está envolvendo cada vez mais o nosso cotidiano, cultos online, e visitas feitas desde as portas ou janelas das casas.

A nossa realidade se resumiu a uma atividade: sobreviver ao inimigo silencioso e microscópico, sobre o qual não temos armas a não ser a prevenção. Nos atrincheiramos, na esperança que venha a cavalaria, os tanques, os aviões e os canhões para que possamos avançar.

Será que as máscaras vieram para ficar, assim como já acontecia na China por causa da poluição? Será que as viagens de negócios, as conferências internacionais e a reuniões farão sentido, visto que podemos participar desde a comodidade do nosso lar? O pequeno comerciante e empresário saberá se adequar a esta realidade? Os shopping centers sobreviverão? Como seremos como cidadãos numa realidade de confinamentos esporádicos? Até que ponto aguentaremos uma situação assim?

Hoje corremos o risco que o egoísmo tome conta das nossas vidas por causa desse senso de sobrevivência. Devemos buscar, dentro desta realidade em que estamos, uma reformulação da nossa essência, de encontrar o rumo no meio da escuridão, que nos revele a luz no final deste túnel.

E o único caminho que se nos apresenta como segurança é Jesus. Ele á nossa única esperança no meio desta pandemia e calamidade, fora dele estamos verdadeiramente perdidos.

Alguns aspectos para pensar:

  • Como enxergamos Deus neste momento? O olhar "romantizado" do Senhor cai quando contemplamos o Seu furor num mundo pecador e materialista, ao mesmo tempo vemos Sua misericórdia e graça estendida a todos. 
  • Como enxergamos a igreja local? Estamos com a saudade da adoração pública a Deus e a comunhão com os irmãos, ou estamos nos acomodando a experimentar o delivery que vem pela internet? Qual é o nosso entendimento bíblico do que deveria ser a igreja agora?
  • Como enxergamos a missão de Deus? O mundo ainda se perde no pecado e na maldade, ainda temos etnias e vidas sem Jesus. Vale tanto a nossa vida que perdemos o foco da contribuição missionária no mundo?
  • Como enxergamos o nosso papel na comunidade? Vivemos espalhando quanta fake news vem até nós, ou somos portadores de esperança e vida em Cristo?
  • Como enxergamos a nossa família? Temos valorizado os momentos de comunhão e o partir o pão em casa?
  • Como está a minha vida com Deus? Tenho caído no medo, ou "a minha fé e o amor, estão confiados no Senhor"? A minha leitura da Bíblia está em dia? Estou orando com intensidade? 
A vida mudou, mas Deus não. A nossa esperança e certeza está no Soberano, Eterno e Imutável Senhor da Glória, quem governa o mundo e tem nas suas mãos o destino da humanidade. Nele está a nossa esperança.

Preparemo-nos para a nova realidade, confiantes no Imutável.

Que Deus te abençoe


Comentarios

Gilma dijo…
Uma realidade cruel,não gosto.