As 4 mentiras de Mica sobre a idolatria #pandemia #coronavírus #idolatria


A história de Mica está no livro de Juízes, e embora apareça no final do livro, o contexto histórico o aproxima nos primeiros anos da história de Israel na terra de Canaã (18.30; 20.28). Isto nos mostra como os acontecimentos do Bezerro de Ouro não foram desraizados nos corações dos filhos de Israel.
Havia um homem chamado Mica, dos montes de Efraim, que disse certa vez à sua mãe: "Os treze quilos de prata que lhe foram roubados e pelos quais eu a ouvi pronunciar uma maldição. Na verdade a prata está comigo; eu a peguei". Disse-lhe sua mãe: "O Senhor o abençoe, meu filho! " Quando ele devolveu os treze quilos de prata à mãe, ela disse: "Consagro solenemente a minha prata ao Senhor para que o meu filho faça uma imagem esculpida e um ídolo de metal. Eu a devolvo a você". Mas ele devolveu a prata à sua mãe, e ela separou dois quilos e quatrocentos gramas, e os deu a um ourives, que deles fez a imagem e o ídolo. E estes foram postos na casa de Mica. Ora, esse homem, Mica, possuía um santuário, e fez um manto sacerdotal e alguns ídolos da família e pôs um dos seus filhos como seu sacerdote. Juízes 17:1-5
De Mica podemos aprender alguns aspectos de como a idolatria engana a todos: aos nossos familiares, a nós mesmos e tentamos enganar ao Senhor Deus.

O idólatra é um enganador

"Os treze quilos de prata que lhe foram roubados e pelos quais eu a ouvi pronunciar uma maldição. Na verdade a prata está comigo; eu a peguei".
Mica tinha um coração enganador, e vemos isso no começo do capítulo enganando sua própria mãe. Se não fosse pela maldição que ela proferiu, certamente este homem teria ficado com o dinheiro.

O idólatra engana aos outros, gosta de viver enganando a vida das pessoas, começando com a falsa segurança e esperança que o ídolo lhe oferece. E em tempos como este, onde os castelos de areia começam a cair, os ídolos são os que permanecem de pé, mesmo que os pés deles sejam uma mistura de ferro e barro, mas eles são os que resistem os primeiros abalos.

Antes do ídolo existe o engano. Ele é a base da estátua, porque somente alguém que gosta de mentir poderia criar algo dedicado aos demônios e não a Deus.

O idólatra precisa da mentira, porque coloca sua esperança em algo perecível e passageiro, e não no Verdadeiro e Imutável Deus. Todos os ídolos são passageiros, mesmo assim o idólatra prefere acreditar em mentiras.

O idólatra engana a fé

Quando ele devolveu os treze quilos de prata à mãe, ela disse: "Consagro solenemente a minha prata ao Senhor para que o meu filho faça uma imagem esculpida e um ídolo de metal. Eu a devolvo a você". Mas ele devolveu a prata à sua mãe, e ela separou dois quilos e quatrocentos gramas, e os deu a um ourives, que deles fez a imagem e o ídolo. E estes foram postos na casa de Mica.
 A estátua do ídolo tem como base firme a mentira, e materializa essa mentira na construção do seu deus.

Tanto Mica, como sua mãe, consagram o dinheiro ao Senhor, e nessa consagração criam um ídolo, que foi colocado junto com os ídolos familiares da casa. Com a construção do ídolo, tentaram "quebrar a maldição" que a mãe tinha proferido contra seu filho.

O ídolo é um engano absurdo. Construir um ídolo para que Deus quebre uma maldição é uma prevaricação total, e o pior é que essa atitude a repetimos quando nos sentimos abrumados, ou quando sentimos que estamos em situações complicadas: ao invés de buscar ao Senhor, criamos ídolos e o adoramos.

Pense nisto: os ídolos são criados em momentos de angústia: um pecado, o político em quem votou, um hobby, a família, o trabalho, seu time preferido. Para onde você e eu corremos em busca de respostas, consolo e esperança? Qual é a voz que mais queremos ouvir?

O idólatra engana na adoração

Ora, esse homem, Mica, possuía um santuário, e fez um manto sacerdotal e alguns ídolos da família e pôs um dos seus filhos como seu sacerdote.
Ninguém duvida que Mica tinha um coração adorador, o problema é que ele quis adorar um ídolo, e consagrou um filho dele como sacerdote, para ter um culto doméstico "abençoado".

Ele queria adorar a Deus, mas o idólatra não consegue adorar ao Senhor como lhe é devido, não dá ao Senhor a Glória devida ao Seu Santo Nome, porque vive de acordo com a mentira do seu coração. Um idólatra pode tentar justificar suas maquinações, mas o objeto da sua adoração, mesmo dizendo que é o Senhor, é outro deus.

A idolatria rouba a adoração ao Senhor, e porque o ídolo se torna o único deus para o homem.

A quem nós adoramos define o nosso Deus. De quem mais falamos e em que mais pensamos, esse é o ser que recebe a nossa adoração e glória, porque nele está a nossa esperança. Esse é, se não for o Senhor, é o nosso ídolo.

O idólatra engana pelo sincretismo

Um jovem levita de Belém de Judá, procedente do clã de Judá, saiu daquela cidade em busca de outro lugar para morar. Em sua viagem, chegou à casa de Mica, nos montes de Efraim. Mica lhe perguntou: "De onde você vem? " "Sou levita, de Belém de Judá", respondeu ele. "Estou procurando um lugar para morar. " "Fique comigo", disse-lhe Mica. "Seja meu pai e sacerdote, e eu lhe darei cento e vinte gramas de prata por ano, roupas e comida. " O jovem levita concordou em ficar com Mica, e tornou-se como um dos seus filhos. Mica acolheu o levita, e o jovem se tornou seu sacerdote, e ficou morando em sua casa. Juízes 17:7-12
Aqui está um resumo de tudo: o sincretismo.

Mica mente a mãe dele, então consagram o dinheiro para construir um ídolo que será posto no altar familiar, consagrando um filho dele para ser o sacerdote.

Mas, e se achar um levita, não era melhor, visto que os levitas deviam servir no santuário? Para Mica, esse foi um "sinal" de que o Senhor estava com ele, e que seria bem sucedido (abençoado) em tudo. Porque, agora sim, ele estaria adorando ao Senhor como Ele se merece.

Um grande engano deste pobre homem.

O que Mica fez foi juntar a adoração a ídolos com o culto ao Senhor, um sincretismo clamoroso, como muitos fazem hoje.

Lembro quando Hugo Chávez citava a Bíblia, e falava de Deus nos seus discursos, tudo bem alguém citar a Bíblia e falar de Deus, afinal ninguém pode impedir que isso seja feito. O problema estava quando alguns crentes acharam isso como um "sinal" vindo do céu, como se o Espírito tivesse descido como pomba, e uma voz tivesse falado "este é o meu Filho amado".

Parece exagero, mas não foi. Quantos Padres, Pastores e líderes cristãos foram enganados por essa artimanha satânica? Esquecemos que o próprio Demônio citou a Bíblia quando tentou Jesus, assim que, usar as Escrituras não é sinônimo de seguir a Cristo.

Anos depois, no meu último ano na Venezuela, assisti ao vivo o Presidente Chávez sendo abençoado pelos pajés, e realizando uma oferenda aos espíritos também. Sincretismo.

O sincretismo é o fim do idólatra, ele não deseja sair do culto ao Senhor, mas o faz sob seus próprios termos, e isso desagrada ao Senhor. O sincretismo é pior do que ser incrédulo, e devemos fugir disso.

Será que estou "vestindo" meu ídolo com as Escrituras, justificando o injustificável?

Conclusão: O idólatra acredita que Deus vai abençoar sua desviada sinceridade

E Mica disse: "Agora sei que o Senhor me tratará com bondade, pois esse levita se tornou meu sacerdote". Juízes 17:13
Aqui a conclusão deste homem.

Eu posso, nesta hora, refletir sobre Mica, e fazer as seguintes considerações finais.
  • Um idólatra mente o tempo todo, porque para acreditar firmemente numa mentira, nada melhor do que um mentiroso consagrado.
  • Um idólatra mente a sua família, porque deseja que todos participem da adoração ao seu ídolo. Se ele convence a sua família, recebe novas forças para continuar sua empreitada.
  • Um idólatra tem uma adoração mentirosa: porque ele deseja adorar a um ídolo antes que o Criador, coloca seus estatutos e decretos, e se prostra na esperança que o ídolo lhe responda.
  • Um idólatra é um sincrético: porque reviste o seu ídolo com a Bíblia, justificando sua desviada eleição.
E, acima de tudo isso, espera que Deus o abençoe.

A Bíblia é clara com relação à idolatria, porque rouba o louvor, a adoração e a esperança que deve estar nele. Quando servimos a ídolos de madeira, metal, plástico ou de carne e osso, estamos dizendo ao Criador que Ele não é o Senhor Deus, Soberano, Imutável e Digno de louvor, entramos em amargura e nossos caminhos se desviam do Santo dos Santos.

O altar da adoração pode ser físico, com deuses propriamente ditos; ou pode estar nos que detém os poderes públicos, nos púlpitos, na mídia, no pecado, em casa. Qualquer coisa, animal ou ser humano que nos motiva a viver em adoração e louvor.

Um ídolo é aquele que, caso desapareça, se perde o rumo das coisas.

Fuja da idolatria. Não seja como Mica, não misture a adoração ao Senhor com outro ídolo.

Comentarios