A hora dos Homens, família e liderança para os dias de hoje - Reflexões num domingo de quarentena #coronavírus

A família é uma instituição criada por Deus desde o Éden, muito antes do pecado ter entrado no mundo.
Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". Gênesis 1:27,28
O homem, feito à imagem de Deus, é o mordomo da criação. Todo o cuidado da criação lhe corresponde, assim o "domínio" sobre a criação não é um subjugar sob o símbolo da tirania e o extermínio, mas como uma manifestação visível do Senhorio do Senhor no coração humano.

Ambos, o homem e a mulher, foram criados à imagem de Deus, iguais em constituição, inteligência, dons e essência. Unidos sob o vínculo da bênção do Senhor, e com propósito de multiplicar vida e de viver no propósito do Criador.

A união entre o homem e a mulher, o casal, é um exemplo bem próximo do que é a Trindade: sendo diferentes em personalidade, são um em essência, unidos por amor para agir no propósito de amar um ao outro com um amor puro e sacrificial. Aceitando as funções em amor, sem se sobrepor ao outro, nem exercendo a tirania.

Sabemos, pela ordem em Gênesis 2, que mesmo sendo iguais em essência, o homem e a mulher exercem papeis diferentes dentro do relacionamento do lar. Isso não tem nada a ver com lavar louça, cozinhar ou lavar a casa, mas com papeis que definem o conceito de liderança, amor, sacrifício e que servem para que a sociedade veja Cristo em nós.

Porém, o pecado estragou o relacionamento entre o casal. Em Gênesis 3, vemos como o mesmo Deus fala que os problemas no matrimônio surgiriam, e os conflitos pela liderança do lar seriam patentes dentro da vida conjugal (3.16), o que quebrou essa maravilhosa imagem da Trindade dentro do casal.

Mas, a salvação em Cristo também trouxe a restauração do casal, e a volta dos papeis dentro do casamento, porém olhando desde uma perspectiva complementar, uma mais "palpável" porque nos atinge em cheio.

O melhor texto que define esses papeis do homem e a mulher no lar está em Efésios.

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne". Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. Efésios 5:22-33
Para a mulher (e veja quão curto é o texto para elas) o exemplo de relacionamento conjugal é a Igreja: ambas as duas devem viver em sujeição e obediência ao seu Senhor (nessa mesma linha, Pedro usa o exemplo da Sara em 1 Pedro 3.1-6). Esta obediência da mulher não é cega nem incondicional, muito pelo contrário, a obediência da mulher é condicional ao caráter do marido.

Por isso, eu quero focar mais em você homem, meu querido companheiro de viagem pelo resgate da liderança masculina no lar e na igreja.

Vejam esta relação, ressalto em negrito:
Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.
Sabemos que amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro (1 João 4.9), e se entregou por nós como um Cordeiro que é levado ao matadouro, para nos salvar, santificar, redimir, justificar e glorificar; tudo num amor Eterno e puro, uma Aliança de Fidelidade que garante a nossa filiação e glória futura.

Esse amor é o que Paulo espera que nós, maridos, tenhamos com nossas mulheres. Um amor que seja o reflexo de Cristo a nossas esposas: dar a nossa vida, sem egoísmo nem agenda secreta, buscando a santificação da sua vida sendo sacerdotes e ministros no nosso lar, e que ela possa ver em nós o exemplo de dedicação, devoção e entrega a Cristo.

Uma mulher, perante um marido assim, entregaria o coração, porque assim agimos como Igreja perante o Doce Amor e Cuidado do Senhor.

Essa é a razão pela qual Paulo escreve mais para o homem, parece que ele sabia das dificuldades que o homem tem em liderar o lar, em assumir as rédeas do relacionamento, das decisões, principalmente quando o assunto é a liderança espiritual do lar. Como homens, não podemos negligenciar o nosso papel de homens, de servos de Cristo, de refletir a vida do Senhor em nós.

Liderança, na Bíblia, não é domínio, é serviço, o próprio Jesus é o nosso exemplo de liderança masculina num mundo onde o homem está sendo igualado ao zângano das abelhas.
como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Mateus 20:28
Homens, está nas nossas mãos o resgate do lar, da liderança servicial e do exemplo de Cristo. O lar precisa de homens que liderem e que sejam sacerdotes , que sejam exemplo e que se disponham a servir na Igreja em todas as áreas, junto com suas esposas, para que o Corpo de Jesus seja edificado.

Participe das programações, seja um professor de EBD para seus filhos, leia a Bíblia juntos e seja você o primeiro em orar em casa. Sua esposa e filhos precisam de você, porque você é o exemplo de Cristo para eles.

É a hora do homem liderar em amor e serviço, dando sua vida pela sua família. Em Cristo está a restauração da ordem perdida pelo pecado em Gênesis 3.

Que Deus nos abençoe.

Comentarios

Anónimo dijo…
Maravilhosa explanação da palavra de Deus. Homem e mulher seres que, trabalhados por Deus, capazes de fazer da sua família o espaço ideal para a transformação da vida perdida em renovo de amor, paz e serviço.