Cuidado com os "ídolos do clã" #pandemia #coronavírus #idolatria


Saul enviou alguns homens à casa de Davi para vigiá-lo e matá-lo de manhã; mas Mical, a mulher de Davi, o alertou: "Se você não fugir esta noite para salvar sua vida, amanhã estará morto". Então Mical fez Davi descer por uma janela, e ele fugiu. Depois Mical pegou um ídolo do clã e o deitou na cama, pôs uma almofada de pêlos de cabra na cabeceira e o cobriu com um manto. 1 Samuel 19:11-13
Este texto é duro de engolir, um ídolo na casa de Davi? Pior ainda, um possível ídolo do clã ao que pertencia Davi?

O terafim do texto em questão se refere (de acordo com o Dicionário Internacional de Teologia) a ídolos pagãos do lar, possivelmente numa função de adivinhação. Pudendo ser uma estátua, uma imagem na forma de uma cabeça, um busto ou uma máscara cúltica. E o terafim representava a liderança da família, por isso, sendo Jônatas o primogênito, bem difícil que os ídolos do clã de Saul tivessem sido dado a Davi; mas, sendo ungido por Samuel, e sendo genro de Saul, é bem provável que Davi herdasse a adoração do seu clã, mesmo sendo o menor.

Isso é suposição, mas não deixa de ter certo argumento histórico a favor.

O fato era que na casa de Davi haviam ídolos que, se levamos em conta que nos 10 Mandamentos está não fazer imagem de nada que representa a Divindade, pois o "homem segundo o coração de Deus" também teve a idolatria arraigada, pelo menos durante sua mocidade.

A idolatria não é algo fácil de desarraigar, porque fomos criados para cultuar a Deus, ou no seu defeito, a algum deus que criemos para tal fim. E o detalhe está justamente nesse aspecto: quando a nosso entendimento de Deus é fraco porque não estamos em comunhão com Ele e lendo as Escrituras, criamos ídolos tão comuns que não os percebemos até que o próprio Senhor se manifeste a nossa vida.

Por que Davi tinha um ídolo em casa? Não sabemos. O que sabemos é o que Deus pensa dos ídolos e da idolatria. Pensar que podemos ter um ídolo "pequeno" não nos torna menos pecadores que aquele que sacrifica um animal como oferenda ao seu deus. Deus não tolera ídolos, mesmo que os deixemos em casa, escondidos da vista dos outros.

Numa hora, a casa cai, e os ídolos aparecem.

Para Davi, a razão de ter um ídolo de clã era, provavelmente, porque seu entendimento dos caminhos do Senhor eram imperfeitos, mas isso não o tornaria inocente. Da mesma forma para nós, dizer "eu não sabia" não nos torna inocentes.

Um ídolo do clã é um objeto de adoração que passa de geração em geração. Todos temos nossos ídolos do clã: o time de futebol, filiação partidária, a história da família e as tradições lendárias (uma empresa ou profissão por exemplo), a posição social que a família sempre teve, o estado econômico, o cargo na Igreja, o orgulho denominacional, as tradições litúrgicas, tantos ídolos que criamos e que passamos de geração em geração.

Porém, lembremos do Senhor Deus.
Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor. Isaías 42:8
Todo ídolo deve ser destruído, larguemos a idolatria escondida, é tempo de buscar a Deus e somente a Deus.
Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’". Mateus 4:10

Comentarios