3 aspectos nesta hora da verdade


Então Josafá levantou-se na assembléia de Judá e de Jerusalém, no templo do Senhor, na frente do pátio novo, e orou: "Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti. Não és tu o nosso Deus, que expulsaste os habitantes desta terra perante Israel, teu povo, e a deste para sempre aos descendentes de teu amigo Abraão? Eles a têm habitado e nela construíram um santuário em honra do teu nome, dizendo: ‘Se alguma desgraça nos atingir, seja o castigo da espada, seja a peste, seja a fome, nós nos colocaremos em tua presença diante deste templo, pois ele leva o teu nome, e clamaremos a ti em nossa angústia, e tu nos ouvirás e nos salvarás’. "Mas agora, aí estão amonitas, moabitas e habitantes dos montes de Seir, cujos territórios não permitiste que Israel invadisse quando vinha do Egito; por isso os israelitas se desviaram deles e não os destruíram. Vê agora como estão nos retribuindo, ao virem expulsar-nos da terra que nos deste por herança. Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti". Todos os homens de Judá, com suas mulheres e seus filhos, até os de colo 2 Crônicas 20:5-13
Josafá estava por sofrer a invasão de três nações que tinham entrado em acordo para destruir Judá. Os amonitas, moabitas e edomitas se juntaram como um exército para lutar contra o reino do Sul de Israel.

Era a hora da verdade para Judá, um momento em que as prioridades são refeitas, e as decisões se tornam transcendentais.

O que podemos ver, e traçar rapidamente um paralelismo com a nossa situação, são vários aspectos que devemos tomar em conta nesta hora da verdade.

Mesmo nas dificuldades, Deus governa

Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti. Não és tu o nosso Deus, que expulsaste os habitantes desta terra perante Israel, teu povo, e a deste para sempre aos descendentes de teu amigo Abraão?
Josafá reconhece que o Senhor é o Deus, não somente de Israel e Judá, mas do mundo inteiro. Deus reina sobre todos os reinos com Sua força e poder. A Soberania do Senhor está acima de tudo, e nada pode fugir da Sua mão poderosa.

Temos a tendência de ver Deus somente como o nosso Deus, nos esquecendo que Ele é muito maior, e que tudo o que acontece no mudo está sendo controlado por Ele. A maldade e as desgraças não são maiores porque Ele estabelece um limite à iniquidade do homem. Mesmo vendo injustiças ao nosso redor, mesmo vendo como a situação vem piorando, Deus governa e reina.

Se não fosse pela mão do Senhor, a nossa situação seria pior. Em tempos de angústia Ele continua sendo Deus, Ele continua sendo Bom, Ele continua sendo Justo, Ele continua sendo Santo. As circunstâncias não mudam o Ser de Deus. Josafá lembrou disso, nós fazemos bem se nos lembramos de quem é Deus, da Sua Imutabilidade e Eternidade, da Sua Onisciência e Sabedoria.

A nossa âncora está justamente no ser de Deus.

Devemos voltar a Deus nos momentos de adversidade

Eles a têm habitado e nela construíram um santuário em honra do teu nome, dizendo: ‘Se alguma desgraça nos atingir, seja o castigo da espada, seja a peste, seja a fome, nós nos colocaremos em tua presença diante deste templo, pois ele leva o teu nome, e clamaremos a ti em nossa angústia, e tu nos ouvirás e nos salvarás’. "Mas agora, aí estão amonitas, moabitas e habitantes dos montes de Seir, cujos territórios não permitiste que Israel invadisse quando vinha do Egito; por isso os israelitas se desviaram deles e não os destruíram. Vê agora como estão nos retribuindo, ao virem expulsar-nos da terra que nos deste por herança.
Josafá lembra da promessa de restauração do Senhor que está no livro de Deuteronômio, e das palavras do Senhor a Salomão em 2 Crônicas 7.14. Ele contextualiza os textos, porque a realidade presente mostrava que essa era a hora de agir, buscando o rosto do Senhor.

Gostamos muito de promessas de bem-estar e bênçãos, mas devemos lembrar também das promessas de restauração do Senhor. Todas as promessas de Deus são condicionais, porque elas nascem da Aliança do Senhor com o Seu povo: se o povo viver de acordo com a Aliança, Deus então cumpriria suas promessas, se o povo, porém, sair da Aliança, Deus então deixaria de protegê-los também. mantendo a Aliança na espera do tempo de arrependimento.

O que Josafá faz é justamente lembrar o acordo da Aliança onde se estabelece a restauração através do arrependimento e perdão. Isso não muda para nós hoje, assim como o povo de Israel nós podemos sair da Aliança através do pecado, das iniquidades e transgressões. Mas Deus, na sua paciência, aguarda pelo tempo de arrependimento. Esse tempo de arrependimento é hoje! Josafá entendeu isso, viu nessa ameaça dos povos vizinhos, o chamado de Deus para a contrição de coração e o arrependimento.

Não gostamos do arrependimento, mas precisamos ver a nossa vida perante a Lei de Deus. Aqui a Lei entra como uma lembrança daquilo que devemos fazer, não tenha medo da Lei porque ela é necessária para nós. No próprio Novo Testamento vemos várias listas de pecados, e temos que olhar para eles, ver qual estamos cometendo, e buscar a Deus em arrependimento e fé. Não é tempo de andar tentando ver com quais ferramentas podemos vencer este tempo, devemos buscar a Deus.

 O Senhor é o único que pode nos salvar

 Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti". Todos os homens de Judá, com suas mulheres e seus filhos, até os de colo
Josafá entendeu que eles eram poucos em número e forças para vencer a coligação de reinos contra Judá, assim que coloca toda sua confiança e esperança em Deus. Ao dizer "os nossos olhos se voltam para ti" Ele coloca o Senhor como o Primeiro e a Última esperança da nação, não há outro que possa nos salvar, a não ser o Deus que fez os céus e a terra.

Esperamos resposta da medicina e da ciência, mas já vemos como eles ainda estão lutando para achar a cura. Esperamos pelas medidas dos governantes, mas até agora nenhum deles conseguiu deter o avanço do vírus dentro dos territórios.

O que resta? Buscar a Deus. Os nossos olhos devem voltar-se ao Criador de tudo.

A hora da verdade

Isso quer dizer que deixaremos de tomar as medidas preventivas? Não, mas é a segurança que, nas mãos de Deus, podemos ver a vitória final. Vitória que não é necessariamente o fim da quarentena e da pandemia, mas vitória sobre o pecado que nos governa, vitória sobre a indiferença ao ver o próximo, vitória sobre o egoísmo de querer tudo para mim, vitória sobre depositar toda a minha esperança nos políticos de turno, vitória sobre o desespero e a ansiedade, porque sei que Deus cuidará de mim.

A primeira batalha a ser livrada é aquela que está em nós, o orgulho, os desejos e paixões, a ansiedade, angustia e solidão. Devemos colocar tudo aos pés de Jesus, e descansar nele.

A segunda batalha a ser livrada são os nossos medos, o que cria nos alienar do próximo. Ligue para o vizinho, veja como estão os idosos perto de vocês, as crianças ao redor, as mães desesperadas. Partilhe um pouco do pão físico.

A terceira batalha a ser livrada tem a ver com as vidas. Temos a esperança eterna em Cristo, e ela não pode ficar somente para nós. Partilhe do pão de vida que desceu para nos alimentar, e nele nunca jamais ter fome ou sede. Estamos confinados, mas a Palavra de Deus não. A esperança vem quando Cristo é o Senhor da nossa história, e permitimos que nos use como instrumentos da sua Glória.

Esta é a hora da verdade, a hora quando os filho de Deus choram perante o Senhor, colocando todas suas ansiedades nele, e depois saem com espadas afiadas para vencer toda adversidade, porque sabem que Deus está com eles.

Sabemos o fim da história de Josafá, eles não precisaram lutar porque Deus lhes deu a vitória ainda antes que chegaram ao campo. Nosso Deus está conosco, não temamos. 

Ele é Fiel

Comentarios