Qual é o fim da vida?


Temos a tendência a avaliar a vida em termos de felicidade, e por isso queremos tirar férias no melhor lugar possível, comer nos melhores restaurantes, vestir as mais finas vestes e assim por diante. Achamos que enquanto mais felizes, pois alcançaremos a plenitude da existência.

Salomão, sendo um homem sábio, nos dá um banho de água gelada as nossas expectativas, e a maneira como ele aborda o tema da vida no livro de Eclesiastes pode até parecer pessimista, mas tudo depende da perspectiva.

Nossa sociedade hedonista tem a felicidade como fim e propósito de viver: devemos, e merecemos, sermos felizes porque "Jesus é o motivo da minha alegria" e "não pode estar triste um coração que tem a Cristo" (não sei se está última se canta em português, mas é uma música muito antiga dentro das igrejas hispanas). Momentos como estes, de pragas, rumores de tumultuações, confinamento e quarentena, torna o seu conceito de Deus fraco, porque não há como - na cabeça do hedonista - um Deus de amor permitir que isto aconteça. Logo enfraquece a fé e duvida de tudo.

Um conceito fraco de Deus, somente voltado para o individualismo e o prazer, não resiste o fogo da provação profunda.

Por outro lado, Salomão, num realismo total, coloca o fim da vida, literalmente no fim da vida.
É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério! A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o dos tolos, na casa da alegria. Eclesiastes 7:2-4
Quer dizer que vivemos para sofrer? Não, mas que o pacote da vida inclui uma boa dosagem de sofrimento, e também teremos alegrias. Mas na vida que nos toca, as alegrias não anulam as tristezas e vice-versa, tudo dentro do pacote.

Ah, isso é acabar com a esperança das pessoas? Depende, se a esperança está voltada para ser feliz, este post pode parecer deprimente. Mas, se quiser saber a verdade, isto pode acalmar o coração mais abatido. Porque se a tristeza, os momentos duros, o luto faz parte da vida, pois posso acreditar que há um tempo para todo (veja os primeiros versos do capítulo 3 desse maravilhoso livro), e que nos momentos de alegria e de tristeza eu posso afirmar meu coração no mesmo Deus que permite, tanto o bem quanto o mal neste mundo, porque mesmo sendo um Deus amoroso Ele, na sua justiça, não pode impedir as consequências dos nossos pecados, mesmo nos concedendo o perdão.

Há ensino no luto

Salomão escreve que a casa de luto deve ser levada a sério, porque somos confrontados com a realidade da morte. E quando vemos a morte conseguimos avaliar melhor as nossas prioridades, o que realmente importa, o que é a verdadeira vida.

Prazer, luxo, o pecado, tudo isso será lixo, começamos a avaliar e gostar das pequenas coisas, da simplicidade, da beleza dos momentos singelos. Apreciamos pessoas que antes desprezávamos, contemplamos a beleza da paisagem onde vivemos, amamos o café bebido na tranquilidade do lar e o momento de brincar com as crianças. Contemplamos Deus na solitude, e não no borbulhar da vida. Nos tornamos sábios porque analisamos melhor o que realmente é importante, separando prioridades das emergências, e estabelecendo mais uma vez os princípios que devem reger a nossa vida.

No luto avaliamos a vida de uma forma nua e crua. Contemplamos, a brevidade da vida e de como devemos estabelecer fundamentos firmes para viver de maneira digna. O hedonismo quer a festa, a farra, o prazer desenfreado para esquecer dos problemas; quem está na casa de luto enfrenta os problemas, porque sabe que fujir deles não resolverá o assunto, pelo contrário, eles se acumularão.

Não fuja do luto, entre nesse vale sabendo que Deus prometeu guiar-nos nesse trecho necessário da nossa existência (Salmo 23).

Há esperança no luto

Por outro lado, sem luto não há esperança, assim como não há cura se não houver doença. Quem vive de farra não tem amanhã, a expectativa dele é o presente e não se importa pelo amanhã. No luto há a segurança da vida passageira, e a brevidade do momento. Assim como está escrito.
Cantem louvores ao Senhor, vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome.Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.Salmos 30:4,5
Quem está na casa de luto sabe que um dia a saudade será mais leve, e que a vida seguirá com uma cor diferente. O luto nos dá esperança, porque sabemos que num dia toda lágrima e dor será enxugada por Deus na Nova Jerusalém.

O luto nos dá esperança porque nos mostra que somos fracos, mas em Deus está a nossa fortaleza e refúgio.

Não importa se você está a favor ou contra do isolamento, não importa se faz parte do grupo de risco ou não, nem sequer importa se é portador assintomático ou não. O que importa é que medite bem sobre sua vida, sua esperança, em quem está depositada a âncora da sua vida: se no hedonismo, ou no Senhor Deus.

Porque não existe um cristão hedonista, pelo menos no sentido bíblico isso é incompatível.

Neste tempo de luto, aproveite e pense naquele que não dorme, que cuida e guarda ao Seu Povo (Salmo 121) inclusive além desta existência.
que este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será o nosso guia até o fim. Salmos 48:14
Coloque sua confiança em Deus hoje, confesse Jesus como Senhor em arrependimento e fé, que seus pecados sejam levados pelo sacrifício do Filho de Deus na cruz. Ele ressuscitou para nos dar a segurança da sua obra, e para ser o Autor desta salvação e esperança maravilhosa.
Que Deus abençoe sua vida

Comentarios