Será que Cristo estaria no Carnaval?


Muitos já iniciaram as celebrações do Carnaval, inclusive muitos dos que professam o nome de Jesus como Senhor, postam textos bíblicos nas redes sociais e acreditam que são filhos de Deus.

Mas, como é que podemos justificar a presença de cristãos nas Folias de Carnaval? Eu vejo, seguindo o exemplo de Jesus, o caso contrário: em Cristo, eu vejo a impossibilidade do cristão de participar numa festa dessa.

Jesus nunca participou de festividades pagãs 

Jesus participou de todas as festas religiosas vinculadas à Lei Mosaica. Vemos como era aguardada sua participação nas Páscoas, e falou em outras festividades. Mas, quando esteve em Cesareia, uma cidade dedicada ao culto de César como deus, não há relatos de visitas aos centros de culto, ou participando de festas de adoração a outras deidades.

Foi o próprio Jesus que falou "ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele prestarás culto", numa cita clara do Antigo Testamento. Ele não ia se contradizer.

Jesus falou da nossa morte às paixões, nunca de um "despertar controlado"

A festa do Carnaval nasceu como uma festa onde as pessoas deixam suas paixões soltas até a expiação da quarta-feira de cinzas, onde todos pedem perdão pelos pecados cometidos.

Se é de conhecimento geral que o que acontece no Carnaval é pecado, como é que Jesus, que falou sobre negar-se a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo, vai aprovar semelhante ato? A mortificação se refere a morrer, nunca a um estado onde a pessoa pode fazer o que quiser, para depois tentar ficar em paz com a sua consciência.

O Carnaval representa, para muitos, aparentar o que desejariam ser, ou por um momento libertar-se de qualquer amarra imposta pelos resquícios cristãos da nossa cultura. Como isso pode ser compatível com o filho de Deus?

Como podemos mostrar a nossa diferença, se atuarmos iguais aos outros?

Jesus foi diferente, Ele era claro na sua missão, e nunca vendeu seus princípios a ninguém. Não se impressionou com a atitude do jovem rico, mas o mandou vender tudo o que tinha; não foi indulgente com aquele que lhe pediu que primeiro devia enterrar aos seus pais; e assim com outros.

Jesus orou, não para que sejamos afastados do mundo, mas guardados do mal. Mas, se gostamos ficar perto do fogo, não corremos o risco de nos queimar? O chamado de Cristo é a segui-lo, e seguir Jesus envolve andar na contramão do mundo. 

Devemos pensar na nossa fé, a importância de focar o nosso olhar em Cristo e não nas modas, e muito menos nos desculpar com frases tipo "todo mundo o faz", "fulano, que é da igreja, também está". A pergunta certa deveria ser "Jesus quer que eu esteja lá?". 

Vivemos para glorificar a Deus

O último aspecto é este: nós não vivemos para nós mesmos, mas para Glorificar a Deus, nas nossas ações, palavras e estilo de vida.

Glorificar a Deus é fazer tudo que renda louvores a Ele, é viver para que Cristo seja exaltado em tudo.

Se um crente vá na Folia, como glorificaria a Deus?

Pergunte-se "Glorifico a Deus com a minha presença na festividade do Carnaval?".

O que podemos fazer, então?

Jesus fez tudo para glorificar o Pai, sua vida, palavras, ações e até a cruz é o reflexo disso.

Você e eu teríamos como ver Cristo participando de um bloco de Carnaval, num trio elétrico ou nas festividades que tudo isso tem? Agora, como filhos de Deus, devemos fazer o mesmo, não acha?

Por isso, pense em ações concretas neste momento: atividades dentro do aconchego do seu lar, amigos, família, jogos, brincadeiras, ir na Igreja ou de Acampamento se tiver. Mas, faça tudo para Glória de Deus e não caia na cilada de Satanás.

Que Deus abençoe você

Comentarios