O que podemos fazer? #coronavírusnobrasil


O Coronavírus no Brasil chegou, e os casos suspeitos vão aparecendo a cada dia. Na quarta-feira passada, 26 de Fevereiro, o hashtag #coronavirusnobrasil era trending topic no twitter, tamanha foi a repercussão do primeiro caso confirmado da doença no nosso país, além que foi o primeiro caso confirmado na América Latina.

E vale a pena tomar algumas medidas de prevenção individuais e coletivas, especialmente o que tem a ver com a nossa liturgia nos Cultos dentro das nossas Igrejas.

O Governo do Brasil tem, no site do Ministério da Saúde, informações sobre o vírus, incluindo prevenção e medidas a serem tomadas caso alguém apresentasse os sintomas (link aqui). Por outro lado, a Igreja Católica em Juiz de Fora deu uma série de recomendações na mudança dos seus ritos, por causa do caso suspeito de coronavírus na cidade (link aqui). Nós devemos, seguindo as recomendações, aplicar algumas mudanças para evitar fontes de contagio:

  • Lavar bem as mãos.
  • Abraços devem ser evitados.
  • Cobrir-se bem na hora de espirrar ou tossir.
  • Se estiver com sensação de gripe, é melhor se ausentar e procurar assistência médica.
Claro que não podemos entrar numa histeria paranoica, mas a prevenção neste caso é a melhor arma.

Lembremos que a nossa esperança está no Senhor, dele vem o nosso auxilio e socorro nas tribulações. Vigie, ore e siga as instruções dadas pelas Secretarias de Saúde, sua família, igreja e sociedade agradecem.

Estejamos orando pelo Brasil e o mundo. Temos um grande desafio pela frente: missionários no campo que decidiram permanecer dentro dos países com altos índices de infecção, igrejas servindo e dando apoio à comunidade, médicos e enfermeiros que aproveitam e dão esperança além de um remédio, voluntários servindo. Há lugar para mostrar o amor de Cristo nesta hora, não percamos esta oportunidade!

Que Deus nos abençoe.

Comentarios

Anónimo dijo…
Uma realidade que nos provoca cuidados quanto ao físico e espiritual.