A Trindade no sacrifício de Jesus

Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Isaías 53:10
Se olharmos a morte de Jesus desde a perspectiva da eternidade, certamente a autoria do seu sacrifício sai do universo físico, para se encontrar no céu.

Sabendo Deus antecipadamente que o pecado entraria na humanidade, Ele não esperou que isso se manifestasse para agir, mas estabeleceu a solução desde o conselho eterno da Trindade, estabelecendo o sacrifício de Cristo para salvação.
Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo. Apocalipse 13:8
Sendo assim, o texto de Isaías mostra claramente que foi o próprio Pai quem fez do Messias uma oferta pelo pecado do homem. O Pai enviou Jesus para satisfazer plenamente Sua Santa Justiça, e assim expiar os pecados da humanidade de uma forma vicária, substitutiva e total.
Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21
Não houve arrependimento no Pai, pelo contrário, houve o cumprimento da Sua Vontade em cada momento da Paixão de Cristo, feito o Cordeiro de Deus por nós.

Mas, em momento algum o Filho de Deus agiu fora da Sua Vontade, Ele mesmo se ofereceu como o nosso representante, como o Filho do Homem.
"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem; assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai". João 10:14-18
O Filho é o sacrifício perfeito, porque sendo o Verbo Encarnado, Ele é Deus mesmo salvando, e o homem perfeito, sem pecado, que pode dar sua vida porque não precisa de alguém que morra no seu lugar, o que fez dele o Sumo Sacerdote perfeito.
É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus. Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele fez isso de uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu. Pois a Lei constitui sumos sacerdotes a homens que têm fraquezas; mas o juramento, que veio depois da Lei, constitui o Filho, perfeito para sempre. Hebreus 7:26-28 
 E o Espírito de Deus?

Ele esteve o tempo todo no ministério de Cristo, agindo com o Seu Poder nos milagres e obra de Cristo: vemos isso desde o batismo de Jesus, e Lucas ressalta isso muito quando fala que Jesus estava cheio do Espírito no capítulo 4.

O próprio evangelista, registrando já no livro de Atos o discurso de Pedro, mostra como o Espírito agiu na vida do Messias.
como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele. Atos 10:38
Mas, o autor de Hebreus vá mostrar, de uma maneira trinitária, como o Espírito agiu no sacrifício de Jesus.
Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros, quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo! Hebreus 9:13,14
O Espírito ofereceu Jesus de maneira imaculada a Deus!

A obra santificadora do Espírito se torna presente no sacrifício do Filho, o consola, o conforta e o prepara para beber o cálice da ira do Deus Todopoderoso. É pelo Espírito que Jesus se oferece, pelo Espírito que o Cristo pode se apresentar como o Cordeiro de Deus.

Jesus poderia ter feito tudo sozinho? Sim, porém não.

Cada membro da Trindade é Deus pleno, em igualdade de Poder, Atributos, Essência e tudo o que possamos ver nas Escrituras sobre o Ser de Deus. Porém, a Trindade nunca age individualmente, e por isso é que Eles agem como Um! A essência do relacionamento da Trindade é o Amor puro e perfeito, a harmonia entre os três que os tornam Um. O mistério da Trindade fica menos embasado quando vemos o Amor, a Unidade e o trabalho em conjunto que fazem um para o outro.

No sacrifício de Cristo vemos a harmonia de Deus, a beleza e perfeição da Sua Obra. E por isso podemos acreditar que somente Jesus é o verdadeiro sacrifício, porque na hora em que o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus, deu sua vida por nós, a participação da Trindade garantiu a perfeição.

Por isso, a salvação de Cristo é preciosa, completa e plena. Ele fez tudo por nós, e ao mesmo tempo sabemos, pelo testemunho que as Escrituras dão da participação da Trindade no processo, que não há como tentar outro caminho para chegar ao Pai, para restaurar a nossa vida, para que juntamente com o Filho de Deus nós também estejamos nessa cruz, para que juntamente com Ele sejamos glorificados!

Que Deus abençoe você

Comentarios