Por que eu devo celebrar o Natal? 4 razões para dizer que sim!


Conhecemos pessoas que não celebram o Natal. Entre seus argumentos podemos encontrar que ela está baseada numa festividade pagã, outros não a celebram por causa dos seus simbolismos; alguns acreditam que o consumismo e existencialismo suplantou o verdadeiro espírito natalino, o que torna inválida a celebração.

Eu acredito que nada disso invalida o Natal.

Primeiro, celebro o Natal porque, é verdade que a data do Natal fazia parte de uma data de festividade pagã, mas isso não invalida o fato do nascimento de Jesus. Aliás, tiramos férias em datas e comemorações não cristãs como o Carnaval, e usamos essas datas para confraternizar a Igreja, imagine então usar uma data comemorativa como esta para compartilhar da Encarnação de Cristo!

Segundo, celebro o Natal porque o uso de simbolismo no Natal vem de loga data no cristianismo, inclusive a iluminação da árvore de Natal parece que foi uma inspiração de Lutero (link aqui no site da Coalização pelo Evangelho). O uso da árvore, inclusive do presépio, podem ser usadas para ensinar sobre a Luz do Mundo que veio, a simplicidade do nascimento do Messias entre outras coisas.

Terceiro, celebro o Natal apesar do consumo e existencialismo, porque mesmo que distorceram o sentido do Natal, isso não invalida a festividade, pelo contrário, se torna obrigação e necessidade uma volta às origens. Não podemos permitir que o nascimento de Jesus seja um dia de gasto excessivo e dívidas, porque com Cristo a nossa dívida eterna com Deus foi paga!

E quarto, celebro o Natal porque é uma das datas onde podemos compartilhar de Cristo com facilidade. Sabemos que o Natal fala de Jesus, e o resgate dessa data é uma ocasião poderosa para falar aos outros dele. Pensem no primeiro Natal: anjos testemunhando a pastores; estrela anunciando aos magos; Ana falando a todos, juntamente com Simeão no Templo. Jesus nem tinha começado a viver neste mundo e já todos estavam conhecendo a respeito dele! Use esta data como um tempo de Deus de reconciliação, arrependimento, fé e esperança, uma esperança que está na segunda vinda desse Messias.

Por isso, eu não deixo de festejar o Natal, e você?

Comentarios

Clício dijo…
Sus comentarios fueron muy apropiados y oportunos. Dios te bendiga.