2 Considerações sobre o nascimento virginal de Jesus

Isaías 7:14 Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, dará à luz um filho e será o seu nome Emanuel.
O nascimento é uma bênção. Uma nova vida surge do amor de um casal. Mas o filho de quem Isaías fala não é uma criança qualquer.

A primeira consideração que podemos ver no nascimento de Jesus é que ele é um sinal divino pois Deus mesmo vai revelar como Ele vai visitar os homens para salvá-los e fará isso com o nascimento virginal do Messias. E vemos isso, séculos depois, nas palavras do Anjo a Maria, quando falou o seguinte: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” (Lucas 1:35). E nas palavras ditas a José: “José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. E ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mateus 1:20-21). 

A segunda consideração que podemos ver no nascimento de Jesus é que Ele será chamado Emanuel, que quer dizer Deus conosco. Esse menino será o próprio Deus se encarnando, vivendo como homem, para salvar a humanidade. E Ele fez isso porque não há homem algum que possa ser santo o suficiente para morrer pelo pecado do outro, e não pode porque ele também precisaria que alguém morresse no lugar dele!

Nenhum de nós teria as condições para salvar a humanidade por causa do nosso pecado. Mas Jesus, sendo gerado de uma maneira sobrenatural pelo poder do próprio Senhor (numa ação da Trindade, como podemos ver no texto de Lucas 1:35 anteriormente citado) cumpre as condições para ser chamado "o Cordeiro de Deus", porque é a oferta dada pelo próprio Deus a favor do resgate da humanidade.

Por isso, quando pensamos no nascimento virginal de Cristo, pensamos na Encarnação do Filho de Deus, na manifestação de um milagre poderoso e ao mesmo tempo uma expressão do Amor que o Pai e o Cristo têm por nós. Ele decidiu vir para viver em meio de nós para nos salvar! Deixar o Poder e a Glória do Seu Reino para nascer numa manjedoura humilde e pobre. Sofrendo privações, convivendo com pecadores, mas em todo tempo mostrando o coração do Pai.

Por isso, neste Natal, lembremos do milagre da Encarnação de Cristo, e do que isso significa para nós em termos de graça, amor e misericórdia do Senhor. Um bom motivo para nos reunir como família e compartilhar dessa graça a todos!

Louvemos a Deus pelo cumprimento desta promessa! Cristo nasceu para nos dar vida!

Comentarios