Três passos para vencer a frustração

e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. " 1 Reis 19:4
Elias era um homem que se tornou um exemplo de fé e audácia. Tiago enfatiza a oração de Elias pela seca e chuva para nos encorajar na oração (Tiago 5.17-18), e os confrontos com Acabe, culminando naquele momento glorioso do Senhor no Monte Carmelo, nos encorajam a servir a Deus apesar das dificuldades e opressão (1 Reis 17-18).

Mas, depois justamente daquele momento do Monte Carmelo, Elias recebe uma carta ameaçadora de Jezabel, e desiste da caminhada.

Aqui vemos um Elias desejando morrer perante o Senhor, desejoso de acabar sua carreira porque se sente um fracassado.

Note que ele se compara com "seus antepassados", e essa falta de resultados o frustra profundamente.

Eu quero que olhemos com lupa essa frase: "não sou melhor do que os meus antepassados" e veja se e algum momento você já se comparou a alguém assim. Pensar que você não é melhor que fulano, quem é mais sucedido, com um emprego melhor, ou um salário mais generoso, ou viaja mais, tendo mais curtidas nas redes sociais, e assim por diante. No ministério pode ser ter uma igreja maior, ser mais convidado a pregar do que você, e assim seguimos numa lista inesgotável de comparações.

Por outro lado, também podemos gerar no outro esta frustração ao dizer "se fizesse como fulano, olha como está bombando!" ou comparar com tempos passados. Salomão escreveu que é uma perda de tempo andar dizendo que todo tempo passado é melhor, mas gostamos muito disso, e frustramos os outros quando fazemos isso.

Para Elias, a frustração parece que veio pela falta de arrependimento da liderança de Israel, começando pela Jezabel que, sendo a promotora do culto a Baal, continuou com seu coração duro. Elias sentiu que estava perdendo o tempo, e que não era um servo útil nas mãos do Senhor.

Elias fez bem ao expor sua queixa ao Senhor, porque Ele é a única pessoa que nos conhece profundamente, sabe o que há na nossa vida, e seu direcionamento nos ajuda a seguir.

Mas aqui está a boa notícia. Em momento algum houve uma comparação da parte do Senhor com relação a Elias, o que ele recebeu foi algo melhor.
Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma". Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo. O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa". Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus. 1 Reis 19:5-8
 Deus fortaleceu a vida de Elias para se afastar do barulho, e viajar quarenta dias e noites até Horebe.

Por isso, o primeiro passo é Afaste-se da fonte que o frustra. Podendo ser aquela pessoa que se considera a voz da sua consciência, os comentários na rede social, o dedo acusador de algumas pessoas. Desligue seu celular, tire uma licença e vá para um lugar onde ninguém o incomode.

O texto de 1 Reis segue.
Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: "O que você está fazendo aqui, Elias? " Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me". O Senhor lhe disse: "Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar". Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: "O que você está fazendo aqui, Elias? " Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me". O Senhor lhe disse: "Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú. 1 Reis 19:9-17
Reparou que o Senhor repete a mesma pergunta duas vezes, e duas vezes Elias dá a mesma resposta. Mas, entre ambas as situações Deus manifesta Sua presença de uma maneira suave e delicada, como uma brisa, mostrando a Elias que Ele não é somente Deus do barulho, mas também é o Pai de toda consolação, que nos fortalece e anima quando estamos tristes.

Mas o momento não fica aí. Deus quer mostrar algo a Elias, e esse é o nosso segundo passo: encontre na presença do Senhor o descanso e forças para seguir, na companhia de outros. Deus, em momento algum, concordou com levar Elias ao céu, sua jornada não tinha concluído, e Horebe era o melhor lugar para o profeta se reencontrar com Deus.

Muitas das nossas frustrações nascem quando vivemos em função dos resultados visíveis, e nos esquecemos que na vida nem sempre colhemos o que semeamos. Se você reparar nas atividades que o Senhor deu a Elias, somente a terceira ele fez, as primeiras duas ficaram por conta de Eliseu. O ministério de Elias não seria mais um ministério sozinho, mas teria a companhia de Eliseu, quem continuaria a jornada.

Elias não devia olhar para os resultados, mas para o Senhor. Assim como nós devemos fazer.

A última parte do relato está aqui.
No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram". 1 Reis 19:18
Elias falava que era O único seguidor do Senhor, mas Deus lhe disse que não estava só, que multidões também não se dobraram perante os ídolos, e que o Nome do Senhor não dependia somente do profeta. O nosso último passo é: não se sinta só. É fácil nos frustrar porque nos sentimos sós, porque cremos que ninguém passa pelas tribulações e conflitos; mas quando abrimos o coração, vemos que não somos os únicos, ou como está escrito.
Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. 1 Pedro 5:8,9
É claro que nem toda frustração entra nesta dinâmica. Mas se as nossas frustrações acontecem por nos considerarmos indignos, ou porque nossos resultados ficaram aquém do esperado, pensemos que a nossa vida é para refletir a Glória de Cristo, no Senhor nada é em vão.

Afaste-se das más influências, busque no Senhor o descanso e conforto para seguir, e lembre-se de que não está sozinho.

Que Deus abençoe você

Comentarios

carminha dijo…
Que palavra abençoada!
.me edificou muito!!!
Deus falou muito no meu coração.
Que o senhor continue te capacitando muito pastor... Deus abençoe imensamente!!!