Por que não podemos ignorar a exposição do Evangelho?

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. Mateus 24:35
Passa o tempo, e o Evangelho continua o mesmo. As pessoas tentam desprezá-lo, ridicularizá-lo ou decretar sua morte por desatualizado, mas ele permanece imutável porque é eterno, veio da boca do próprio Senhor.

As palavras de Jesus criam o maior confronto da história, porque a interpretação das Escrituras gira em torno dele, Ele é o eixo da mensagem que percorre as folhas e letras das nossas Bíblias, Cristo é a essência do cristianismo, a razão pela qual nos chamamos de "cristãos" e o Salvador do mundo.

Temos a tendência de usar somente a mensagem de Jesus com um viés evangelístico, reservando os ensinos paulinos e as cartas gerais para a área doutrinária. No meu entendimento da Bíblia, e das palavras do próprio Jesus, acredito que o caminho da doutrina deve ser inverso: deve partir das palavras de Cristo para os apóstolos, porque essa é a ordem do próprio Jesus.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19,20
Jesus ordenou aos discípulos ensinarem a obedecer tudo o que Ele lhes ordenou. A nossa doutrina deve partir do próprio Jesus, e em função disso criar uma teologia que abranja o Antigo e o Novo Testamento, mas tendo o Messias como o centro.

E, com toda certeza, manter a centralidade de Cristo no evangelismo, porque Ele é o nosso Salvador.

O Evangelho testifica de Cristo, o apresenta como o Senhor, o Salvador e Cordeiro de Deus que veio para salvar o mundo (Mateus 1.21; João 1.29), Ele veio a dar a verdadeira interpretação da Lei e das Escrituras (Mateus 5-7), Ele nos mostra a graça e a verdade (João 1.14), e nos mostra quem o Pai é (João 14.8-11). Jesus é o único que precisamos para sermos salvos, não há outro (João 14.6) porque, além de ser o Cordeiro do sacrifício, é o nosso Sumo Sacerdote, que intercede por nós (João 17).

O ensino doutrinário nasce em Jesus, e devemos voltar a Ele para sermos livres dos falsos ensinos e profetas. E tudo isso é possível pela exposição fiel do Evangelho, centralizando o nosso púlpito e mensagens na pessoa de Jesus. A exposição evita os achismos e mandamentos humanos, a própria Escritura se interpreta a si mesma e temos a certeza que Deus está nos guiando no processo de estudo e exposição.

Devemos manter a centralidade de Cristo no nosso púlpito, que Ele seja exaltado e pregado sempre. Mostrar que Jesus é a essência da vida, do Evangelho, da graça, do perdão. Ele é suficiente e poderoso para salvar qualquer pecado que se aproxima na Sua presença com fé e arrependimento, Ele é quem pode sarar o coração quebrantado, mudar a nossa existência, responder nossas orações; e acima de tudo, nos chamar de irmãos, nos adotando como filhos ao Pai, para termos uma comunhão eterna, um destino, um lar para chamar de nosso na eternidade.

Não percamos o nosso foco, preguemos a Cristo de uma forma expositiva, sem deixar nenhuma das suas palavras de fora, sendo fieis à sua mensagem. Com certeza Deus abençoará nossas vidas pela transformação do Espírito em nós, e vidas se renderão a Cristo.
Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo. Atos 5:42
Que Deus nos abençoe.

Comentarios