Viva a restauração


Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas. João 21:17
O encontro do Jesus ressuscitado com Pedro foi algo emocionante para o discípulo. Já tinham se encontrado, junto com os discípulos, várias vezes. Mas a cena da pesca milagrosa reservou um tempo entre o Mestre e o seu amado discípulo.

Não houve, em primeira instância, uma repreensão de Jesus sobre a atitude de Pedro quando o negou, porque o arrependimento já tinha acontecido. Por isso, podemos dizer com confiança que, quando nos arrependemos dos nossos pecados, entramos na restauração de Cristo.

Em segundo lugar, Jesus reforça em Pedro o amor que deve ter pelo Seu Mestre. Negar Jesus, da maneira como Pedro o fez, o tornava merecedor da pena de morte de acordo com a Lei judaica. Mas aqui Jesus não procura a morte do apóstolo, mas a vida. Ele deseja que Pedro entenda que, acima dos juramentos, das declarações, das manifestações extáticas e mirabolantes, um amor que nasce do entendimento de quem é o Filho de Deus e o seu perdão é o que afirma a nossa vida.

Por último, Jesus revitaliza a vocação de Pedro. A cada pergunta direcionada a Pedro, Jesus afirma a vocação do seu apóstolo, porque não adianta ser perdoado, a restauração do homem e a mulher que se aproxima a Jesus é completa: restaura a alma, e a vocação.

A resposta de Pedro? Perplexidade, tristeza, e no final convicção. Pedro assumiu seu papel na Igreja antes de Pentecostes. Pensamos que Pedro foi transformado naquele dia quando o Espírito desceu, mas se pensarmos assim é porque esquecemos daquela manhã nas águas do Mar da Galileia, onde se cumpriu o que Jesus lhe falou a Pedro quando conversando, semanas atrás, sobre a negação.
"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Lucas 22:31,32
Pedro foi restaurado, teve a certeza do perdão dos seus pecados, o relacionamento com Cristo renovado e a vocação revitalizada. O que esperamos para voltar aos braços do amado Senhor, clamando pela sua restauração, para continuar nossa caminhada com a consciência limpa, o nosso amor por Cristo renovado e com a certeza de servir ao Senhor até quando Ele nos chamar?

Vivamos essa restauração gloriosa, que Deus nos revitalize! 

Comentarios