Sustentabilidade

Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: "Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado". Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido. João 6:12,13
Cinco pães e dois peixes nas mãos de Jesus não somente alimentaram cinco mil homens, mulheres e crianças, deu até para ajuntar o que sobrou dos pães!

Doze cestos foram cheios de pão.

Mas, veja como Jesus ordena seus discípulos:

"Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado"

Hoje falamos tanto da sustentabilidade, e já o nosso próprio Messias, a causa e a razão da criação, nos ensinou esse princípio quando multiplicou os pães.

Paulo escreveu aos Colossenses que tudo foi criado por e para Cristo, e Ele sustenta a criação toda. Por isso, é natural que o Criador cuide da sua obra com amor e cuidado, e como nós somos os mordomos da criação (alguém lembra o mandamento de Deus de cuidar, lavrar e administrar a criação em Gênesis 1-2?) devemos refletir esse cuidado maravilhoso do nosso Senhor.

A sustentabilidade começa em casa, no desperdício dos alimentos, da criação e maneira como recolhemos o lixo, de colocar o lixo nas lixeiras na rua, e assim por diante.

O pão na época de Jesus era 100% orgânico, ele ia se decompor naturalmente no solo, mas poderia ser aproveitado em outro momento, consumido mais adiante quando estivessem retornando para casa, dar às pessoas em necessidade ou alimentar os animais da granja. Mas no chão não, a limpeza deve prevalecer, a sustentabilidade é marca do cristão.

Praticamos a sustentabilidade? Praticamos queima de mato nos quintais da nossa casa ou roça? Matamos animais que são benéficos ao ecossistema? Usamos o que vamos consumir e guardamos apropriadamente o resto? Glorificamos a Deus com a maneira como criamos lixo?

Comentarios