Peneirado, mas fortalecido


"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Lucas 22:31,32
No tempo de Israel o trigo era peneirado para separar o grão da palha e dos resíduos. Era feito com uma espécie de garfo que jogava ao ar o conteúdo da colheita, e o ar se encarregava de separar os resíduos maiores dos menores. Ato seguido, uma pá continuava o processo de peneirar com o material mais fino, deixando o restante para a peneira do jeito que conhecemos.

Era um processo laborioso, árduo e que consumia boa parte do tempo. Mas o resultado valia a pena: o trigo limpo e pronto para ser usado na alimentação da família, e como sustento para o lar.

Jesus fala com Pedro sobre um pedido que Satanás fez, de peneirar os discípulos assim como o trigo é peneirado. Era uma figura de linguagem que poderia significar permitir que eles sofressem para demonstrar que a fé deles não era outra coisa a não ser palha e resíduos, mas com pouco fruto. Algo assim como a mesma acusação do que o Maligno acusou Jó:
"Será que Jó não tem razões para temer a Deus? ", respondeu Satanás."Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. " Jó 1:9-11
Satanás gosta de pedir que sejamos peneirados. As provações, tentações, momentos difíceis peneiram a nossa vida, e descobrimos realmente o tamanho da nossa fé. O desejo do maligno de destruir a nossa fé, de nos fazer duvidar de quem somos em Cristo é grande, ele não pode nos separar do amor de Cristo, mas pode semear a dúvida no nosso coração, e viver no temor daqueles que não conseguem se apoiar na graça divina.

Por outro lado, vemos a intercessão de Cristo pelo Pedro. Pedindo, não para que ele não passasse a tribulação, mas para que uma vez tendo suas feridas saradas pela conversão, fortaleça seus irmãos.

Não é maravilhoso isso em Jesus? Satanás sabia que a fé de Pedro era fraca, e que não passaria a provação, mas Jesus se importou pela restauração do seu discípulo, e de como isso ia fortalecer os outros.

Gostamos de ver o presente, mas Deus é eterno, e nessa eternidade Ele pode determinar o fim da história. O que para muitos seria fracasso, para Jesus é o início da restauração e o fortalecimento da fé. Onde muitos vem derrota, para Jesus é o início da vitória.

Porque onde somos fracos, vemos a manifestação do seu poder em nós pela ação da Sua Graça.

Se somos peneirados como trigo, sabemos que a nossa fé está sendo testada. Podemos duvidar de nós mesmos, mas nunca duvidemos de quem nos salvou e de onde estamos agarrados. Não somos nós os que asseguramos a mão de Deus, e Ele quem nos sustenta e nos preserva. É Ele quem nos restaura com o Seu perdão para que sigamos nesta caminhada fortalecidos.
Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei. Isaías 41:13

Comentarios