O que é amor?


Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros". Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas". Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas. João 21:15-17
Três vezes Jesus lhe perguntou a Pedro se ele o amava.

Três vezes que nos lembra que Pedro negou Jesus também umas três vezes.

Se Jesus queria dar uma repreensão ao seu discípulo pelo acontecido não sabemos, mas o que sim podemos ver no texto era que Jesus queria que Pedro fosse sincero, não com Jesus (porque Ele conhece os pensamentos e as intenções das pessoas), mas com ele mesmo sobre seu amor para com Jesus.

E aqui o grego nos ajuda a esclarecer o diálogo.

As duas primeiras vezes, Jesus lhe pergunta a Pedro se o amor que ele sente pelo seu Mestre é aquele amor incondicional, onde a pessoa está disposta a dar sua vida por aquele a quem ama (o amor agape). E em ambas as ocasiões a resposta de Pedro é sim, mas usando outra palavra, que define um amor mais fraterno, de irmãos, um amor que se expressa na fidelidade e cuidado da família (o amor phileos).

Pedro não queria se comprometer tanto, ele sabia que tinha errado, e que não podia mentir ao seu Mestre.

Por isso, na terceira pergunta, Jesus usa a mesma palavra que Pedro usou para manifestar que o amava (phileos). Assim, o Mestre pede que Pedro não se esconda mais: o amor que Pedro sentia por Jesus era assim mesmo, ou o discípulos ainda estava tentando mostrar aquilo que não era?

A tristeza de Pedro fala tão forte agora que as palavras sobram. E ele mesmo reconhece que não adianta discutir perante o Senhor, quem sonda a mente e os corações dos homens. Nessa hora Pedro entendeu que amar vá além das palavras, ela deve ser algo vivo e real em nós, que muda o nosso ser na transformação de uma vida voltada para si mesmo, para uma vida que se entrega aos outros.

O que é amor? Um sentimento? Uma emoção? Ou é uma decisão que nasce do conhecer, de se entregar e de dar até a vida por aquela pessoa, mesmo que não seja recíproco?

Para muitos, amar é esperar receber felicidade, mas em Cristo aprendemos que o amor vem até nós sem esperar, e que somos confrontados por Jesus, até não sobrar nada em nós, a não ser a sinceridade de reconhecer que fora dele somos nada.

Pedro entendeu que (1) nada se esconde de Jesus, nem sequer um jogo de palavras (2) não adianta aparentar ser valentão, é melhor reconhecer que somos frágeis e carentes sem Ele, e (3) o amor envolve serviço, porque toda vez que ele expressava seu amor ao Messias, este fortalecia sua vocação.

E para nós, como seria se Jesus nos fizesse a mesma pergunta? O que responderíamos?

Comentarios