Como está a nossa visão?


Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? " Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele. João 9:2,3
"Toda ação tem uma reação igual e contrária à força aplicada" reza uma das Leis da Física de Isaac Newton, o que é um dos pilares da Estática, porque se a somatória das reações presentes num elemento é igual a zero, o elemento se encontra em equilíbrio.

Embora Newton promulgou suas Leis da Física num passado relativamente recente (se levamos em conta a história da humanidade), a Lei de "ação e reação" está no psique do ser humano desde sempre.

Esse foi o argumento dos discípulos: se o homem está cego, é porque alguém pecou, pudendo ser ele mesmo ou seus pais. Ação e reação, cegueira e pecado, erro e castigo. Hoje alguns chamam isso da "lei do karma" por causa do aumento das religiões orientais, os menos influenciados usam o termo "aqui se faz, aqui se paga".

Mas, onde os discípulos enxergavam juízo e pecado, Jesus enxergava a glória de Deus Pai.

Lendo o texto vemos que entre o homem que estava pedindo esmola e os discípulos haviam dois tipos de cegueira. A física, presente no homem desde o dia em que nasceu; e a espiritual, manifesta nos discípulos por causa da sua falta de visão e discernimento.

A primeira podia ser curado pela ação direta de Jesus, a segunda também.

A diferença radicava em que o cego conhecia sua condição, e os discípulos não. E por isso Jesus abre os olhos deles para que enxergassem o que Deus queria fazer na vida de um homem que nasceu cego, sem ser essa condição um resultado do pecado.

Quantas vezes temos perdido a oportunidade de servir aos outros por culpa da nossa visão das coisas? Quando o preconceito bate a nossa porta, e vemos as pessoas pelo prisma em que estamos acostumados a enxergar tudo, perdemos a oportunidade de ver Deus agindo na vida das pessoas, e não nos envolvemos no que Ele quer fazer. Nos tornamos pessoas duras, sem amor e dispostas a julgar quem é diferente de nós, ou aquele que não se encaixa nos moldes da nossa vida.

A Bíblia não é contra o critério, o justo juízo que devemos fazer das coisas ou das pessoas. O senso crítico, que é fundamentado nas Escrituras, é necessário para o desenvolvimento da fé, a luta contra o falso ensino e dos que o propagam, a correção e disciplina dentro da Igreja; e também para ver as oportunidades de servir e amar em áreas desconhecidas para nós.

Podemos viver como os discípulos, olhando as pessoas com a visão preconceituosa, ou podemos enxergar com a visão de Deus. No caso deste cego, a doença não era causada pelo pecado (diferente do caso de João 5, onde parece que sim pode ter acontecido), mas para que a Glória de Deus se manifeste.

Vemos a Glória de Deus na possibilidade de servir? Servimos para Glória de Deus? Vivemos para Glória de Deus? Entendemos o que significa a Glória de Deus?

Não nos cansemos de servir, escreve o apóstolo Paulo aos Gálatas, porque ceifaremos no tempo certo. Faça isso para Glória de Deus, procuremos que as nossas ações atraiam os corações dos homens a Deus, assim como Jesus falou.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Mateus 5:16
Que possamos ver claramente, pela luz de Cristo, a todos!

Comentarios