O olhar de Jesus... para Pedro


Pedro respondeu: "Homem, não sei do que você está falando! " Falava ele ainda, quando o galo cantou.O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro Lucas 22:60,61
 Quantas vezes os olhares de Jesus e Pedro se encontraram? Num convívio de três anos, muitas coisas se passaram entre o Mestre e o discípulo: conversas, milagres, confissões, duvidas respondidas e assim por diante. Um tempo considerável para criar um laço de confiança, confidência e amizade.

Mas, na hora da decisão, Pedro vacilou, negou o Senhor três vezes. E Lucas ressalta o fato de Jesus, saindo da casa do Sacerdote e indo para ser azotado pelos seus captores, olha para seu discípulo no instante em que este nega pela terceira vez.

Assim como Jesus tinha declarado horas antes, junto com o cantar do galo, para vergonha e dor de Pedro. O discípulo que tanto tinha falado que não negaria o fez, o orgulho e a arrogância construída perante o Senhor não o salvou no momento da aflição.

O que Pedro viu no olhar de Cristo? Será que foi como a mulher adultera a quem Jesus mandou não pecar? Ou o mesmo olhar direcionado aos fariseus? Quem sabe o mesmo que lhe deu naquela ocasião que se afundava no mar depois de andar sobre as águas? Ou aquela quando destruiu as bancas dos cambistas e vendedores do Templo?

A Bíblia não fala.

Mas Pedro soube, e isso o levou ao arrependimento com um choro amargo.

Qual é o olhar que Cristo nos daria hoje se nos encontrasse na nossa condição? Como seria a nossa reação?

Que Deus nos ajude, para que nunca tenhamos que passar pela experiência do apóstolo.

Comentarios