Profecias de Auto-ajuda?


Vemos com muita facilidade, através das redes sociais, mensagens, pregações e estudos que colocam o homem como objeto de uma amor incondicional do Senhor que, sem se importar o que essa pessoa é ou faz, ela sempre receberá as bênçãos, o cuidado e proteção e a provisão do Criador.

São o povo das promessas, dos textos bíblicos que falam de paz, segurança, prosperidade, vida e bênção.

Dois textos sempre vem na minha cabeça quando leio ou escuto essas mensagens. Um deles no Antigo e outro do Novo Testamento.
Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; profetas e sacerdotes igualmente, todos praticam o engano. Eles tratam da ferida do meu povo como se não fosse grave. ‘Paz, paz’, dizem, quando não há paz alguma. Jeremias 6:13,14
Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você. Apocalipse 3:1-3 
Sabemos que o propósito do Senhor não é que tenhamos uma vida cheia de sossego e de prazeres, porque o próprio Cristo nos disse que teremos aflições neste mundo. Ao mesmo tempo, sabemos que o ímpio nunca terá a paz do Senhor, porque ela vem quando nos encontramos com Cristo, e os nossos pecados foram lavados pelo preço do seu sangue (Isaías 48.22, 57.21; João 14.27; Romanos 5.1).

Seguir a Cristo tem um preço alto nas nossas vidas. Acima da auto-ajuda, de pensar que Deus vai cumprir os meus sonhos, que Ele vai abençoar os meus caminhos ou a minha nação pelo fato de eu declarar isso como um profeta, eu devo olhar para a Bíblia, para a mensagem cristocêntrica do arrependimento, do perdão dos pecados, da vida em santidade e mortificação da carne.

Eu não preciso pregar auto-ajuda, auto-afirmação ou qualquer coisa que agrade o ouvido das pessoas. O que precisamos ouvir é justamente aquela mensagem que ressoa nos nossos ouvidos a necessidade de acertar as nossas contas com Deus, da transformação que o Espírito de Deus faz na nossa vida, da necessidade de estar vivendo no Seu Propósito Eterno e não nos meus próprios caminhos.

É claro que Deus abençoa seu povo, mas Paulo especifica que são "espirituais nos lugares celestiais com Cristo" (Efésios 1.3). A nossa esperança sempre estará posta no amanhã. Lembremos que a nossa cidadania está nos céus.

Por isso, o meu conselho é que larguemos de vez os profetas que falam somente coisas boas, ou que deixam de lado as Escrituras nas suas mensagens. Voltemos à simplicidade do Evangelho de Cristo, ao encontro com Deus para preservação da vida, para achar nele o perdão dos nossos pecados, a paz com Ele, o propósito de segui-lo até o fim.

Que Deus abençoe você

Comentarios

Excelente mensagem. Pura verdade.