Por que paramos de aprender?

Mateus 17:17  Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino.
A pergunta do título, assim como a formulada de Jesus, são completamente retóricas. A sociedade hoje se gaba de viver num momento onde a tecnologia facilitou o acesso à educação e informação. E ao mesmo tempo nos tornou mais cabeça dura do que nunca, porque seguimos sendo os mesmos apesar de tudo isso!

Estamos, mais uma vez, no Monte da Transfiguração, e as palavras de Jesus surgiram depois de ver que os discípulos não conseguiram libertar uma criança das garras de Satanás, de uns fariseus e mestres da lei discutindo com eles, de multidões se aproximando para ver o espetáculo, de um pai que sofre pelo tormento do seu filho.

E Jesus percebe em tudo isso a incredulidade sobre Ele, e a perversidade do coração humano que lhes impedia receber a vida eterna.

E eu penso que essas duas desvirtudes: incredulidade e perversidade, são fatores que impedem o nosso crescimento integral no Senhor.
  • Crer em Deus é fácil (Tiago escreveu que até os demônios fazem isso), mas realmente cremos o que as Escrituras dizem com relação a Deus, seus caminhos, suas obras?
  • Cremos o que a Bíblia diz que somos, quando estamos longe de Deus?
  • Cremos o que a Bíblia diz que nos tornamos quando estamos em Cristo?
  • Cremos na missão de Deus, que nos foi encomendada por Cristo, para ser cumprida até os confins da terra?
  • Cremos que Deus age hoje?
  • Cremos que nada é impossível para Deus? Ou cremos que nada é impossível para Deus se estiver dentro do meu raciocínio lógico?
  • Como estou com relação aos meus pecados, estou lutando contra eles, ou vivo como se isso for a coisa mais normal a ser feito?
  • Estou andando em santidade e temor de Deus?
  • Vivo como alguém que está crucificado juntamente com Cristo, ou vivo como alguém que contempla a cruz como algo além de mim?
A sinceridade das nossas respostas definem muito bem o que há no nosso coração.

De acordo com a Bíblia, a vida cristã é uma vida em continuo crescimento e desenvolvimento: começando pela fé, e seguindo através das boas obras, o desenvolvimento ministerial e a nossa experiência com Cristo.

Por isso, não importa a idade que você e eu tenhamos, vivamos de tal maneira que Cristo seja manifesto, esperemos grandes coisas de Deus, empreendamos grandes coisas por Deus (como uma vez falou William Carey). Que a nossa incredulidade e perversidade não sejam empecilhos em ver a Glória de Deus nas nossas vidas e sociedade.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Efésios 4:15
Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.2 Pedro 3:18
Que Deus abençoe você

Comentarios