Fé para todos os momentos

Mateus 17:18-21  E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado.  (19)  Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo?  (20)  E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.  (21)  Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.
Este fato aconteceu logo após Jesus descer com Pedro, Tiago e João do Monte da Transfiguração. Aqui vemos o diálogo entre os discípulos e o Mestre com relação á facilidade com que Ele expulsou o demônio, e a incapacidade dos outros em consegui-lo.

E Jesus ressalta a deficiência: falta de fé.

Quantas vezes tentamos resolver os problemas ouvindo as vozes dos outros, e usando métodos humanos? Em Marcos 9.14 este texto mostra que os discípulos estavam no meio da multidão, e os escribas discutindo com eles. De repente a necessidade do jovem possuído pelo espírito deixou de ser a prioridade, e a argumentação de uns e o espetáculo falou mais alto do que a autoridade que Jesus tinha lhes concedido para expulsar demônios (Mateus 10:1). Olharam as circunstâncias e não o Criador, atentaram para a opinião dos outros e não para as palavras do Messias, e quando isso acontece estamos fadados ao fracasso na nossa vida.

A falta de fé se manifesta quando as palavras de Cristo não são seguidas com fidelidade, e estamos dispostos a ouvir as vozes que nos afastam da Sua Presença e Missão. Os discípulos estavam perante uma necessidade, e precisavam agir de acordo com a autoridade de Cristo; mas preferiram argumentar, e a dúvida entrou nos seus corações.

Como resolver a incredulidade?

Pois com oração e jejum.

A fé é um dom divino, ela procede de Deus e por isso devemos ir até Ele para que a nossa fé nos seja acrescentada. Não podemos pensar que temos toda a fé que precisamos para vencer as dificuldades e novos desafios da vida, precisamos ir até Jesus todos os dias para que a nossa fé seja edificada, cimentada e acrescentada nele. Somente Ele pode fazer isso.

Por isso, perante as adversidades e demônios que nos oprimem e acusam, nada melhor do que a porção da medida da fé que Deus dá livremente aos seus filhos. Oremos com fé para que tenhamos uma fé ainda maior, fortalecida pelo Criador a quem oramos, o nosso Pai, o Rei da Glória.

Se crermos, com certeza veremos a Glória de Deus

Comentarios