Por que morreu Jesus?


Não podemos negar a influência de Jesus na cultura ocidental. O ocidente é, em teoria, maioritariamente cristão, e temos acesso à vida e pensamento de Cristo de uma forma livre, e se permite o livre culto e opinião sobre o Messias.

Com a chegada da pós modernidade, e o questionamento que se faz a tudo o que é histórico ou tradicional, se fala muito sobre o significado da cruz de Cristo: se ele foi realmente de acordo com o que está escrito pelos Evangelistas, ou se houve outra razão que fez que Jesus morresse na cruz.

Hoje vemos as pessoas colocando a morte de Jesus como um simbolismo de tudo o que rompe com o status quo da sociedade: a morte de Jesus foi, para alguns, um ato político de rebelião contra Roma, Herodes e os líderes religiosos da época. Outros vem, na morte de Jesus, o fim dos Templos e a religião como Instituição, dando lugar a uma crença naturalista, onde todos podem adorar a Deus onde desejarem e sem as amarras de um sistema. Aparecem os que vem em Jesus o equivalente aos mártires da antiguidade, que morrem por um ideal, levando seus liderados a seguirem seu exemplo de vida asceta e desvinculada da vida. Além do que vem na cruz um ato de amor incomensurável, onde um homem morre por amor de pessoas desconhecidas, ou como exemplo de abnegação e de bondade, Por último,podemos dizer que há quem olham para a cruz com desprezo, porque considera que isso foi uma causa perdida, visto que ninguém o segue como deveria, já que Jesus não rejeitou ninguém.

Quem melhor explica a causa da morte de Jesus foi Ele mesmo.

O Anjo falou a José mesmo antes de Jesus nascer:
Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". Mateus 1:21
João o Batista, quando viu Jesus pela primeira vez, falou a todos:
No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1:29
Antes de morrer, Jesus foi muito claro na sua missão:
Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. João 3:16-18
No momento da Última Ceia, ele expressou o seguinte:
Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Mateus 26:27,28
Para Jesus, sua missão era simples: dar sua vida para perdoar os pecados do homem

Com relação ao aspecto político da sua missão, a conversa entre o Messias e Pilatos deixa tudo claro:

Pilatos então voltou para o Pretório, chamou Jesus e lhe perguntou: "Você é o rei dos judeus? " Perguntou-lhe Jesus: "Essa pergunta é tua, ou outros te falaram a meu respeito? " Respondeu Pilatos: "Acaso sou judeu? Foram o seu povo e os chefes dos sacerdotes que entregaram você a mim. Que é que você fez? " Disse Jesus: "O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui". "Então, você é rei! ", disse Pilatos. Jesus respondeu: "Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem". "Que é a verdade? ", perguntou Pilatos. Ele disse isso e saiu novamente para onde estavam os judeus e disse: "Não acho nele motivo algum de acusação. João 18:33-38
Seu reino não é deste mundo, então Ele nunca apresentou aspirações políticas, nem sequer se rebelar contra Roma.

Jesus morreu pelos pecados da humanidade. Entregou sua vida para nos libertar, não da opressão dos políticos, religiosos ou poderosos, mas da condenação eterna, da ira de Deus pelas nossas transgressões e maldades. Jesus não entregou sua vida simplesmente como um ato de amor, Ele cumpriu a justiça do Pai, ele carregou as minhas culpas, levou o meu castigo, foi culpado para que eu possa ser livre.

No Cristo crucificado podemos ver como Deus odeia o pecado. Na hora em que o Filho de Deus, o Emanuel, o Deus Encarnado, estava carregando os nossos pecados, Ele sente a solidão da Presença do Pai, então Ele clama "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?" (Mateus 27.46). Paulo disse que, nesse hora, Deus o tornou pecado por nós, para que a justiça de Cristo fosse plena em nós (2 Coríntios 5.21). A separação do Filho é resultado do nosso pecado, do fato dele ser o Cordeiro de Deus, que morre para que seu sangue nos purificasse das nossas maldades.

Por isso, temos que resgatar o conceito redentor do Messias, sua morte substituta ao nosso favor. Lembrar do Juízo de Deus que Ele carregou, do seu sacrifício perfeito, sem pecado e sem nada que pudesse significar impureza no Seu Ser.

Jesus morreu para dar vida a todo aquele que crê, assim como está escrito em João 3.16. Ele salvará o seu povo dos seus pecados, assim como o Anjo falou a José. Jesus nos comprou para Deus, nos deu a vida eterna, sempre que tenhamos crido nele assim como as Escrituras dizem.

Por isso, se o conceito do sacrifício de Jesus não for aquele que está nas Escrituras, mas está cheio de filosofias e sutilezas humanas, pois é melhor descartar essa ideia e abraçar a Verdade revelada nas Escrituras.
Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, 1 Coríntios 15:1-4 

Comentarios