A graça - por que ela é mal compreendida?

Resultado de imagen para jesus e pedro

O Evangelho é a mensagem da graça de Deus. Lembramos que não estamos mais sob o domínio da Lei, mas da graça, e que Jesus nos ensina que a graça de Deus abrange a todos porque Deus é amor.

Até que ponto temos entendimento da graça?

Graça, quando olhamos para Deus, é o Seu favor para conosco, é Ele oferecendo algo que nós nunca deveríamos receber. É um Presente imerecido porque toda boa dádiva vem do Alto e nós somos, por natureza, maus. Quando pensamos na graça temos que pensar em versos como este:
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23
Aqui vemos Paulo mostrando como Deus nos dá Jesus, de quem nós somos indignos de olhar por causa do nosso pecado. Ele é a Vida, enquanto que em nós reina a morte. Ele é o caminho que nos leva ao Pai, enquanto os nossos pés correm prontamente para o mal. Ele é a Verdade, enquanto nós vivemos na mentira das nossas inverdades, assim como Satanás. A Graça deve confrontar o nosso pecado e miséria, porque se assim não for, não estamos falando da Graça de Deus e sim do merecimento de uma bondade inexistente no nosso íntimo.

Olhemos com atenção a parte final do diálogo entre Jesus e os discípulos a respeito do jovem rico.
Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: "Neste caso, quem pode ser salvo? " Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus". Marcos 10:26,27
Os discípulos, pensando como a maioria dos israelitas, que as riquezas eram sinais da bênção divina, ficaram perplexos quando Jesus falou que era difícil um rico entrar no reino dos céus, o que os levou a questionar sobre a possibilidade de salvação, ao que Jesus lhes expressa que isso é impossível para os homens, mas que para Deus não há impossibilidade em salvar ao ser humano. Isso é Graça: a nossa insuficiência perante a Suficiência de Cristo para nos salvar.

Em outra ocasião os israelitas perguntaram a Jesus sobre a salvação, e a vincularam com as obras. A resposta de Jesus não podia ser mais clara a respeito da Graça:

Então lhe perguntaram: "O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? " Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou". João 6:28,29
A Graça invalida as nossas obras, porque nada em nós poderia se igualar à Obra de Cristo na cruz do Calvário. A Graça aponta a Cristo, somente a Ele, percebo o meu pecado e maldade, e eu somente posso ver Ele como O Caminho para o Pai.

Paulo resumiu ambos os pontos em Efésios 2.
Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Efésios 2:4-10 
As nossas transgressões criam um abismo entre Deus e nós (Isaías 59.1-2), e Deus teve que intervir na nossa história para que fossemos salvos através do próprio Deus Encarnado, Jesus. Essa Graça, que aponta para Jesus, vem acompanhada pela fé, porque ela também não é nossa, para que possamos andar nas obras que Deus deseja que andemos: no amar, conhecer e servir ao nosso Bondoso Deus, quem apesar de quem sou, me amou desde a eternidade e não deixou minha vida eternamente perdida, pois enviou o Seu Filho para tomar o lugar da minha condenação.

Isso é Graça.

  • Se a nossa compreensão da Graça envolve alguma dignidade do Ser Humano, ou mérito, essa graça não é a Divina.
  • Se o nosso entendimento da Graça torna inválida da Cruz de Cristo, mesmo em parte, ela não é a graça de Cristo.
  • Se a ideia que temos da Graça me permite uma vida leviana com relação ao pecado, eu estou menosprezando o preço do sangue do Filho de Deus. O que pode me tornar um transgressor.

O entendimento da Graça nos ajuda a ver como realmente Deus nos amou, e ao mesmo tempo percebemos quão pequenos somos, e ao mesmo tempo dependentes dele. A Graça nos aponta para os braços de Cristo, onde os nossos pecados são verdadeiramente perdoados, alcançamos a verdadeira Filiação, e encontramos a restauração do nosso relacionamento com o Pai.

Veja Jesus, veja a Graça, viva o cristianismo!

Comentarios

Anónimo dijo…
Tão maravilhosa a graça de Deus! Penso que a graça é mal compreendida porque a mente humana não alcança a dimensão Divina e assim... busca no Deus que excede todo conhecimento um dimensionamento humano. Que a graça de Deus nos baste!
carminha dijo…
Amem!
Palavra poderosa...