Nascer da Água e do Espírito


 (5)  Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.  (6)  O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.  (7)  Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.  (8)  O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Perante a pergunta de Nicodemos, Jesus vai usar de recursos de linguagem para que o seu interlocutor entenda. Até agora não sabemos se Nicodemos vai ser um discípulo ou se vai ser somente um simpatizante. Mas Jesus nunca deixaria um curioso sincero sem reposta!

Nascer da água e do Espírito

Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

Água para purificação

A água para os judeus tem um valor simbólico de purificação. Lembrem dos talhos nas bodas de Caná que eram para a água da purificação. Muitas coisas eram lavadas em água para purificação.
Arão e seus filhos, antes de serem vestidos com as roupas sacerdotais, foram lavados com água.
Êxodo 40:12-13  Farás também chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da congregação e os lavarás com água.  (13)  Vestirás Arão das vestes sagradas, e o ungirás, e o consagrarás para que me oficie como sacerdote.
Os sacerdotes tinham uma bacia gigante de água para purificar-se antes de ministrar no Tabernáculo
Êxodo 30:17-21  Disse mais o SENHOR a Moisés:  (18)  Farás também uma bacia de bronze com o seu suporte de bronze, para lavar. Pô-la-ás entre a tenda da congregação e o altar e deitarás água nela.  (19)  Nela, Arão e seus filhos lavarão as mãos e os pés.  (20)  Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram; ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao SENHOR.  (21)  Lavarão, pois, as mãos e os pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo, a ele e à sua posteridade, através de suas gerações.
As ofertas e holocaustos de animais eram lavadas em água antes de serem queimadas
Levítico 1:8-9  Também os filhos de Arão, os sacerdotes, colocarão em ordem os pedaços, a saber, a cabeça e o redenho, sobre a lenha que está no fogo sobre o altar.  (9)  Porém as entranhas e as pernas, o sacerdote as lavará com água; e queimará tudo isso sobre o altar; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR.
Na Lei, os objetos que não podiam passar pelo fogo eram purificados pela água.
Números 31:21-24  Então, disse o sacerdote Eleazar aos homens do exército que partiram à guerra: Este é o estatuto da lei que o SENHOR ordenou a Moisés.  (22)  Contudo, o ouro, a prata, o bronze, o ferro, o estanho e o chumbo,  (23)  tudo o que pode suportar o fogo fareis passar pelo fogo, para que fique limpo; todavia, se purificará com a água purificadora; mas tudo o que não pode suportar o fogo fareis passar pela água.  (24)  Também lavareis as vossas vestes ao sétimo dia, para que fiqueis limpos; e, depois, entrareis no arraial.
No ritual de purificação, as pessoas se lavavam em água
Levítico 14:7-9  E, sobre aquele que há de purificar-se da lepra, aspergirá sete vezes; então, o declarará limpo e soltará a ave viva para o campo aberto.  (8)  Aquele que tem de se purificar lavará as vestes, rapará todo o seu pêlo, banhar-se-á com água e será limpo; depois, entrará no arraial, porém ficará fora da sua tenda por sete dias.  (9)  Ao sétimo dia, rapará todo o seu cabelo, a cabeça, a barba e as sobrancelhas; rapará todo pêlo, lavará as suas vestes, banhará o corpo com água e será limpo.
No Antigo Testamento vemos como a água era usada para purificação dos pecadores, dos sacerdotes e dos sacrifícios. Por isso, a água sempre foi relacionada com limpeza.

Lembramos da profecia de Ezequiel.
 Ezequiel 36:24-27  Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra.  (25)  Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.  (26)  Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.  (27)  Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
O que vemos no verso 25 é que Deus purificará o povo dos seus pecados pela aspersão da água. Por casos como esses os essênios praticaram o batismo para arrependimento dos pecados, e também dos gentios como atividade de proselitismo[1]. Então a água passou a simbolizar purificação, caso que também vemos no Novo Testamento.
Efésios 5:25-27  Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,  (26)  para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,  (27)  para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
Tito 3:4-6  Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,  (5)  não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,  (6)  que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.
A água como elemento de purificação é colocado como a aplicação da Palavra (Efésios), mas em Tito e Ezequiel juntam a obra da purificação da água ao próprio Espírito.

Água como fonte de vida

2 Pedro 3:5  Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus,
Para o judeu também a água era sinal da vida. No relato da criação vemos que os primeiros animais a serem criados foram os aquáticos e aéreos
Gênesis 1:20-23  Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.  (21)  Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.  (22)  E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.  (23)  Houve tarde e manhã, o quinto dia.
É provável que Pedro tivesse pensado neste texto na hora de escrever o texto anteriormente citado. E também podemos lembrar da importância da água na nossa subsistência, não podemos viver sem a presença deste líquido vital e precioso.

Uma conclusão de nascer da água e do Espírito

Podemos ver que o efeito purificador e de vida da água é inegável no texto bíblico. Além disso, Jesus poderia ter feito uma menção ao batismo de João, ao qual os fariseus rejeitaram.
Lucas 7:29-30  Todo o povo que o ouviu e até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João;  (30)  mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não tendo sido batizados por ele.
O batismo de João era para remissão dos pecados: as pessoas se batizavam confessando os seus pecados ao Senhor. Com Pedro e os apóstolos, o batismo mantém essa forma exterior de arrependimento: o batismo que vem como manifestação dessa atitude do coração, e ao mesmo tempo ele faz a junção entre o arrependimento e a presença do Espírito.
Atos 2:38 Orientou-lhes Pedro: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Para nós isso não é tão direto porque não batizamos imediatamente após a conversão. Mas Pedro mostra que o arrependimento deve levar o homem a querer ser batizado, porque juntamente com o arrependimento vem o dom do Espírito Santo. Assim, para Pedro, o arrependimento levava a pessoa a participar dos dois batismos: nas águas e no Espírito. E aqui começamos a ver o sentido das palavras de Jesus!

Paulo vai mostrar a Tito o seguinte:
Tito 3:4-6 Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,  (5)  não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,  (6)  que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.
Paulo coloca a ação lavadora e regeneradora ao Espírito Santo, que é simbolizada no batismo no discurso de Pedro, dentro do processo da conversão.

Aplicação – O que Jesus queria, então, dizer a Nicodemos?

Se não for pela ação regeneradora do Espírito não poderemos entrar no reino de Deus, e isso não pode acontecer sem o arrependimento. Além disso, manifestamos a nossa fé a todos quando participamos do batismos, daí que ele seja uma profissão de fé.

Junte o “nascer de novo” com “nascer da água e do Espírito” e entenderemos mais o que Jesus queria ensinar ao Mestre: a regeneração é uma obra do Espírito Santo na nossa vida, que nos lava e nos dá vida para poder ter comunhão verdadeira e eterna com o Senhor. Somente pela ação regeneradora e limpadora do Espírito é que poderemos desfrutar da nossa vida abundante prometida pelo Senhor.

Mas, para ter parte na obra do Espírito, precisamos arrepender-nos dos nossos pecados, olhando para o Enviado do Pai: Jesus.

Por isso, a importância de enfatizar o arrependimento na hora da conversão, de levar a pessoa a se encontrar com Jesus, e que possa aceitar, pela fé, que sua vida está perdoada perante o Senhor.

E tudo isso vem pela graça de Deus. 



[1] (Jamieson, Fausset, Brown)

Comentarios