O Evangelho de Cristo


Texto

Marcos 1:1  Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

O Princípio – Assim como em Gênesis

Marcos foi o primeiro Evangelho a ser escrito (ou pelo menos é o que indicam as evidências externas ao Novo Testamento). E se vemos como começa a escrever, a lembrança que pode vir a nossa mente é esta:
Gênesis 1:1  No princípio, criou Deus os céus e a terra.
Deus, em Gênesis, criou o mundo do nada no começo de tudo, inclusive antes de poder termos uma ideia do tempo. Em Marcos, Deus dá início à redenção do homem de uma maneira plena e perfeita através de Cristo.

O princípio da nossa fé, da nossa salvação, da nossa existência é Cristo. Somente Ele é o caminho, somente Ele é o Salvador, somente Nele está a vida. Se quisermos viver neste mundo sem Cristo seriamos iguais aos zumbis da ficção: mortos em vida, desejando simplesmente sobreviver embora isso inclua matar os outros para sobreviver. Mas Cristo veio para nos dar uma vida plena, nos ressuscitar da nossa morte espiritual e que tenhamos, não mais uma chance, mas a verdadeira vida que precisamos.

O Evangelho de Cristo

A mensagem a ser dada pelos Evangelistas vai ter como foco a obra e ministério de Jesus, e embora tenha elementos biográficos, ela não pode se catalogar como tal. Os Evangelhos manifesta A mensagem e o mensageiro na pessoa de Jesus, detalhes cotidianos da sua vida pessoal pouco aparecem nos escritos, porque o que interessa mesmo é saber quem Ele é e o que veio fazer a favor da nossa salvação.

Esta boa notícia de Deus é para salvação de todos os homens, assim como Paulo entendeu na carta aos Romanos.
Romanos 1:16-17  Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;  (17)  visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.
Marcos expressa que o que vem a continuação é a mensagem mais importante que homem algum deveria ouvir e aceitar. Não era a Boa Notícia do Imperador a respeito de alguma vitória contra os bárbaros ou insurretos, era a notícia da vitória de Deus contra o pecado, a morte e o diabo, e como esta foi executada. Este Evangelho envolve toda a nossa vida, porque Jesus nos resgatou por completo para o Pai.

Cristo é o centro da mensagem, assim como deve ser o eixo pela qual a nossa vida deve girar.

O Filho de Deus

Temos hoje alguns filósofos e céticos tentando negar a divindade de Jesus, afirmando que Ele nunca falou isso de si mesmo, e que foi uma interpretação posterior dos seus discípulos. Daí a grande procura pelo “Jesus Histórico”: um Jesus 100% Homem mas não 100% Deus.

Isso não é novidade, porque desde o fim período dos apóstolos a Igreja tem lutado contra aqueles que afirmam o anteriormente exposto, e os que dizem que é exatamente o contrário: Jesus era 100% Deus e se materializava quando necessário.

Marcos escreve para os crentes romanos, e para introduzir os seus leitores na vida e obra de Cristo ele usa a fórmula romana de relatar um Evangelho: dá a Jesus o título que corresponde pela seu Direito como Deus: Filho de Deus.

Filho de Deus é, logicamente, um título Messiânico. Foi o que o Anjo disse a Maria: por causa do seu nascimento Ele seria chamado de Filho de Deus (Lucas 1.35), isto reforçaria sua procedência divina.

E vamos para João 1
João 1:1-4  No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.  (2)  Ele estava no princípio com Deus.  (3)  Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.  (4)  A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
Cristo é Deus Eterno, desde a Eternidade e até a Eternidade, o Alfa e o Ômega, o princípio e o final, o Ancião de Dias de Daniel, Aquele que estava sentado no Trono perante Isaías e o chamou, o Deus que apareceu a Abraão, as manifestações corpóreas do Senhor no Antigo Testamento, o Anjo do Senhor em Juízes. Cristo está presente no Antigo Testamento como o Salvador Prometido, o verdadeiro Redentor, o Profeta prometido por Moisés, o Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, o Rei da Glória.

Marcos vai ressaltar a Autoridade de Cristo sobre as enfermidades, a natureza, as possessões demoníacas, a morte, para perdoar pecados e para dar vida. Obras que somente Deus pode fazer. Ele é o Filho de Deus, Deus Encarnado, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.

Aplicação

Agora entramos num ponto onde veremos, já de vez, o ministério de Cristo. Mas é importante salientar, mais uma vez, a importância do Evangelho de Cristo para nossa salvação.
  • Ele é o Salvador, então toda a obra de salvação começa nele, desde o Gênesis até a cruz. Nunca houve um ato salvador do Senhor que não apontasse a Cristo, o que nos demonstra que Ele é o Supremo e Único Salvador. Não há outro.
  • A revelação de Deus a respeito de Cristo é suficiente. A auto-revelação, inspiração, autoridade, inerrância e infalibilidade das Escrituras nos garantem que o conteúdo que temos fornece informação fiel e absoluta da pessoa de Jesus. Confie na Bíblia, ela tem todo o testemunho de Jesus.
  • Cristo, pela sua Natureza Divina e Humana, é o único que poderia nos salvar. O Filho de Deus, o Cordeiro de Deus, o Sumo Sacerdote de Deus. Creia em Cristo para ser salvo, porque não houve, há nem haverá outro semelhante a Ele.
  • Não deixe de viver para Ele, cumpra o seu ministério de levar esta mensagem a todos, porque para todos foi escrita. A vida de Jesus não ficou restrita a uma pequena comunidade na Galileia, suas palavras ainda hoje ressoam, e somos nós os que temos o privilégio de tornar Cristo conhecido até os confins da terra.


Comentarios