Nascer de Novo


 João 3:3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Nicodemos veio com uma introdução e Jesus foi direto ao assunto, e por essa possivelmente o líder de Israel não esperava: que atrevimento de Jesus!

A necessidade do homem de nascer de novo

O que é nascer de novo?
Regeneração é um ato secreto de Deus pelo qual ele nos concede nova vida espiritual[1]
A Declaração Doutrinária da CBB define regeneração da maneira seguinte:
A regeneração é o ato inicial da salvação em que Deus faz nascer de novo o pecador perdido, dele fazendo uma nova criatura em Cristo. É obra do Espírito Santo em que o pecador recebe o perdão, a justificação, a adoção como filho de Deus, a vida eterna e o dom do Espírito Santo. Nesse ato o novo crente é batizado no Espírito Santo, é por ele selado para o dia da redenção final, e é liberto do castigo eterno dos seus pecados.
Assim como nenhum de nós escolheu nascer, assim o novo nascimento não acontece por vontade própria, mas é uma ação de Deus sobre nós.
João 1:12-13  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;  (13)  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Assim também, o novo nascimento é um renascimento, e também vem do alto. Jesus fala de algo completamente novo[2]

A regeneração já foi predita pelo profeta Ezequiel:
Ezequiel 36:25-27  Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.  (26)  Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.  (27)  Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
Entendamos no texto de Ezequiel alguns aspectos do novo nascimento:

Ele vem junto com a conversão

... e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.  (26)  Dar-vos-ei coração novo
Depois da purificação dos corações as pessoas receberiam um coração novo. Ou poderíamos dizer que, uma vez as pessoas convertidas dos seus pecados, buscando a Deus em arrependimento e fé, elas seriam agraciadas com um coração novo da parte do Senhor.

Um arrependimento sincero, na presença de Deus, vem junto com o novo nascimento. A vida de Deus vem sobre aquele que está morto nos seus delitos e pecados, soprando neles a vida de Deus pelo seu Espírito.

O novo nascimento é uma mudança de vida

(26)  Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
Há uma mudança no coração por causa da nova vida em Cristo. Paulo fala que estávamos mortos nos nossos delitos e pecados, mas por Jesus temos a vida eterna:
Efésios 2:1-6  Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,  (2)  nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;  (3)  entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.  (4)  Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,  (5)  e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -- pela graça sois salvos,  (6)  e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
Temos a vida de Cristo em nós, o que nos faz participar da ressurreição de Cristo e nos permite estar onde Cristo está – nos lugares celestiais porque o céu agora é o nosso lar.

A perspectiva do nosso ser muda, a nossa esperança é outra, a nossa vontade não é mais para nós mesmos, mas para aquele que nos amou desde a eternidade. Ele nos transforma, nos dá vida, nos chama de Filhos.

O novo nascimento nos aproxima de Deus

(27)  Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
A regeneração nos aproxima de Deus porque não há outra forma, não temos outro caminho. Cristo morreu na cruz para que possamos participar desta vida.

Jesus falou que quem não nascer de novo não poderá entrar no Reino de Deus, ou seja, nascer de novo não é opção para nós, ela é uma necessidade. E o nascer de novo vem para todo aquele que crê em Cristo, que reconhece, se humilha e se rende aos pés de Jesus. E então vem o que parecia impossível: podemos então guardar os seus mandamentos, cumprir a Lei de Deus, e isso por causa da presença do Espírito Santo nos nossos corações.

Veja o que Paulo fala aos Efésios:
Efésios 1:13-14  em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;  (14)  o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
O novo nascimento é uma ação do próprio Deus, o qual nos dá o Seu Espírito para que possamos 
  1. Ter a certeza de que somos filhos de Deus e 
  2. Para que possamos viver de acordo com a Vontade do Pai. 

Por isso, o novo nascimento vai além do que ter uma experiência ou um sentimento, é uma transformação profunda, que vem de Deus e afeta todo o nosso ser.

Aplicação para o domingo de ressurreição: a ressurreição no coração

No domingo de ressurreição lembramos quando Cristo venceu a morte e se levantou dentre dos mortos triunfante e poderoso. Da morte Ele ressurgiu majestosamente, manifestando a todos o Seu Poder (disso falamos hoje de manhã). E agora, justamente essa vida dentre os mortos pode ser uma realidade para nós, se estamos ainda mortos nos delitos e pecados.

A Bíblia diz que todos somos pecadores, e que por causa disso Deus nos demitiu da Sua Santa Presença (Romanos 3.23), mas Ele enviou Jesus para tomar a nossa culpa e justa condenação e na cruz morrer na cruz pelos nossos pecados. Satisfazendo a justiça de Deus por causa que o inocente tomou o lugar do culpado. Um ato de amor incomparável.

Mas a ressurreição de Cristo manifesta que Jesus não era um homem qualquer, Ele é Deus acima de todos, o único Salvador, aquele que pode nos resgatar e libertar do poder que o pecado tem sobre nós. E por isso, as palavras dadas a Nicodemos não podem ser tão propícias para um dia como hoje.

O novo nascimento, receber a vida de Deus em nós é uma ressurreição do nosso espírito, que renasce da morte espiritual para uma novidade de vida em Deus. O novo nascimento acontece no coração de aquele que se converte, daquele que reconhece que necessitar volver a Deus em oração e arrependimento dos seus pecados, da pessoa que deseja ter seu relacionamento com Deus iniciado e que anela a vida eterna.

Por isso, neste domingo de ressurreição, lembremos que o novo nascimento não é uma opção para nós. Ela é uma realidade.

E se acreditamos que já “nascemos de novo” mas a nossa vida mantém o estilo e os desejos da velha, lembremos que a novidade está justamente na mudança radical do nosso ser, do direcionamento da nossa vida a um relacionamento direto com Deus, a luta contra o pecado, a comunhão com os irmãos e o cumprimento do Ide de Jesus. Se a nossa vida não reflete estes valores, faríamos bem em repensar nosso compromisso com Deus, e olhar se a nossa conversão não foi mais um momento religioso do que uma experiência real.

Que Deus nos guie a um novo nascimento!


[1] (Grudem, 1999, p. 584)
[2] (Morris, 2003, p. 308)

Comentarios