A tentação de Jesus no Deserto

Texto unidos dos Três Evangelhos


A seguir, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado (impelido) pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo, e estava com as feras.  (2)  E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.  (3)  Então, o tentador, o diabo, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães (Lucas o coloca no singular).  (4)  Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.  (5)  Então, o diabo o levou à Cidade Santa, Jerusalém, colocou-o sobre o pináculo do templo  (6)  e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.  (7)  Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.  (8)  Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, e elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo e a glória deles  (9)  e lhe disse: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.   (10)  Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.  (11)  Com isto, o deixou o diabo até o momento oportuno, e eis que vieram anjos e o serviram

Se queremos vencer a tentação, precisamos estar cheios – e dirigidos – pelo Espírito Santo

A seguir, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado (impelido) pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo, e estava com as feras.
Não podemos ignorar a presença do Espírito Santo em nós, parece algo impossível mas é verdade. Estamos acostumados a ouvir que o Espírito mora no nosso coração desde o mundo em que cremos, que se torna algo assim como se alguém nos dissesse “você tem um coração” como si se tratasse da maior revelação!

Foi do Espírito que Jesus estava cheio, e o mesmo Espírito levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo. A garantia do sucesso do ministério de Jesus esteve justamente na sua comunhão com Deus, e sua dependência ao direcionamento do Espírito. Jesus não foi se enfrentar a Satanás porque Ele quis, nem para demonstrar que Ele era o Todo-poderoso Deus, Ele foi impelido pelo Espírito ao deserto. Ele foi na nossa semelhança, assim como os nossos primeiros pais, a se enfrentar ao maligno e vencer justamente onde Adão errou.

Estamos tão acostumados a fazer tudo pelas nossas próprias forças, que a mera ideia de fazer algo na dependência de alguém nos parece que é um abuso e uma alta de autoconfiança (algo que se fala muito hoje em dia), restringe nossa liberdade de escolha e nos torna marionetes de alguém superior. Mas nunca estivemos tão necessitados e carentes de direcionamento divino, principalmente quando Satanás vem para nos tentar, ai nossas forças fraquejam e o desamparo vem. Mas a presença do Espírito nos fortalece, nos levanta, nos dá poder para enfrentar o Maligno, sujeitar a nossa carne e vencer.

É o princípio de Paulo em Romanos 8.
Romanos 8:1-4  Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.  (2)  Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.  (3)  Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,  (4)  a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Não desista da sua comunhão com Deus. O tempo com Deus não é perda, é lucro precioso para nossa alma. Precisamos voltar a ter fome e sede de Deus, da sua Presença, da comunhão, da vida devocional. Olhar para a oração com prazer e desejo, ver a Bíblia como o que é: a Palavra viva e preciosa do Senhor.

Não nos enganemos, podemos pensar que temos poder para vencer as tentações, mas na verdade esse pensamento nos leva a sermos presas fáceis do Tentador. Nesta luta não estamos sozinhos, temos o Espírito em nós quem nos guia a toda verdade. Ele nos dará a Autoridade para vencer.

Como podemos vencer as tentações? Levando em conta cada princípio estudado em cada tentação de Cristo.

Deus é o nosso provedor – ele é a fonte da nossa vida

(2)  E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.  (3)  Então, o tentador, o diabo, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães (Lucas o coloca no singular).  (4)  Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.  
Se reconhecemos que a nossa vida depende da voz do Senhor deixamos de depender das nossas forças. Se olhamos para nós mesmos, olhando para nossas necessidades – mesmos as que são lícitas – e tentamos achar em nós as respostas, não conseguiremos prevalecer.

O pecado aponta para nossas necessidades como seres humanos, e as torna prioritárias e urgentes, sem levar em conta a Palavra de Deus: é o casal que tem sexo antes do casamento, porque acha que “visto que vamos nos casar, por que não experimentar?”, é o homem que sonega impostos porque “o governo é corrupto, e não vou sustenta-los”, ou àquele que fala mal do empregador nas redes sob condição de anonimato porque “temos que denunciar o mal”, ou não dar pão ao faminto porque “essa pessoa precisa trabalhar”.

Deus é o nosso sustento. Tiago fala que toda boa dádiva, toda bênção, vem do Alto, do Pai das Luzes em quem não há mudança nem sombra de variação. Paulo escreve aos Efésios que toda bênção espiritual nos foi dada nos lugares celestiais por Cristo.

Não coloque suas necessidades acima do Senhor, muito pelo contrário, permita que Deus sustente sua vida pela Sua Palavra. Ele abre caminhos e fecha outros para cumprir Seu propósito em nós, mas não deixe de esperar nele!

Não tentemos ao Senhor nosso Deus

(5)  Então, o diabo o levou à Cidade Santa, Jerusalém, colocou-o sobre o pináculo do templo  (6)  e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.  (7)  Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus
Deus não é um Deus de desafios. Ele é Senhor Absoluto, seu Reino é Eterno e Inamovível, nada pode Abala-lo. Tentar a Deus, pô-lo à prova é uma ousadia que temos que evitar, porque seria nos colocar como Senhor perante Ele, exigindo dele uma resposta pronta para ver se podemos, no final das contas, ver se Ele é digno de confiança.

É muita presunção nossa fazer isso.

Não pensemos que podemos exigir alguma coisa do Senhor. Ele é o Senhor, e devemos lembrar disso muito bem: a exigência, o teste, a prova vem dele e não somos nós os que tentamos ao Senhor. Aqui vale a penar relembrar o acontecimento em Meriba, onde o povo de Israel pediu água para ver se o Senhor estava com eles ou não, e na sua ira o Senhor os rejeitou.

Lembremos que não somos melhores nem maiores que o Senhor.
Romanos 9:18-21  Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.  (19)  Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?  (20)  Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?  (21)  Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?
Deus é Deus, Ele faz o que Ele quer. Mas, lembre-se que Ele nunca vai se contradizer nem menosprezar Sua Palavra: a garantia do caráter e a fidelidade do Senhor está na Sua Palavra. Cuidado com manipular o texto bíblico para que fale o que você quer que fale. Isso também é tentar ao Senhor porque queremos que Ele faça o que eu quero, e não o que Ele quer.

Rendamos nosso coração em adoração ao Senhor

(8)  Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, e elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo e a glória deles  (9)  e lhe disse: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.   (10)  Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.  
A adoração nos leva a servir, e o temor a prestar um culto agradável ao Senhor. Por isso não podemos adorar a quem não conhecemos, não obstante somos criaturas feitas para adorar, para honrar, para render honra e louvores a alguém com as nossas ações e lábios.

Nossa vida – como um todo – deve ser vista sob a perspectiva de Deus. Ele não distingue culto formal do cotidiano: tudo o que somos é definido pelo que fazemos, e o nosso louvor entra na mesma dimensão. Podemos estar na Igreja cantando Hinos e Louvores, mas se o nosso coração está seguindo as glórias e prazeres deste mundo estamos nos enganando – porque não podemos enganar o Senhor – temos que viver de maneira santa, digna e agradável a Deus porque essa é a base do nosso culto. 

Quando vivemos no serviço, na comunhão, no temor do Senhor, vamos ter o valor de rejeitar as propostas maldosas do Tentador (Que sempre vem de maneira sutil e com halo de piedade) para render o nosso coração às suas propostas. Fiquemos firmes e sejamos rápidos para atuar: não fique pensando na proposta, nem analise o que lhe foi pedido porque o nosso coração se inclinaria àquilo que é mais conveniente para nossa sobrevivência.

Confie no Senhor, adore ao Senhor, seja fiel ao Senhor.
Romanos 12:18  se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;

Confiemos na provisão do Senhor

(11)  Com isto, o deixou o diabo até o momento oportuno, e eis que vieram anjos e o serviram
Depender do Senhor, confiando no Senhor e não nas nossas forças, sendo fieis e adorando a Deus acima de tudo, faz com que Satanás fuja de nós.

Tiago 4:7  Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Se resistirmos firmes na fé venceremos. Não podemos nos deixar amedrontar pelo inimigo. A provisão do Senhor virá! O seu socorro, vindo dos Altos céus, estará sobre nós.

No texto em questão, anjos – mais uma vez – vem sobre Jesus e o servem. Alguns pensam que é comida e água, outros pensam que é algo diferente. Nenhum dos escritores definem o que seria exatamente, e não entraremos nessas águas. Mas a realidade é que isso acontece logo após a saída de Satanás, e a vitória sobre as tentações.

Resista as tentações, lute contra elas no poder do Espírito do Senhor. E ai teremos a vitória.

Aplicando

Esta pregação, diferente das outras, é muito prática. Mas podemos ressaltar alguns detalhes adicionais.
  • Não entre no jogo de Satanás. As tentações não são para serem avaliadas e estudadas, o melhor que podemos fazer é, uma vez reconhecida a armadilha, fugir. Se um animal começa a cheirar ou experimentar a isca da armadilha, ele tem uma chance muito grande em cair; mas se ela passar de largo, com certeza não cairá.
  • Confie na fidelidade do Senhor, e seja fiel. Incredulidade e infidelidade são sinônimos, seja fiel, não mude nem adeque o conteúdo das Escrituras ao seu gosto.
  • Adoremos a Deus com o que somos e temos. Que as pessoas vejam o nosso amor e devoção a Deus em tudo, e não somente no louvor.
  • Espere pelo cuidado e provisão do Senhor. Ele cuida dos que são seus.

E se você não conhece Jesus, entenda que você está preso nos seus pecados, mas em Cristo você pode ser livre do poder do pecado sobre você, e assim vencer as tentações que o atormentam. Todos nós somos tentados, e em ocasiões erramos, mas confiamos na misericórdia e a graça do Pai que nos perdoa.

Venha ser parte desta vida, abrace Jesus.

Comentarios