João 1:29-30 No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (30) É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.
Jesus aparece na cena da história.
João estava
anunciando a vinda do Messias, e agora João observa Jesus vindo na direção
dele, e nessa hora ele o identifica, anunciando que Jesus era o Cordeiro de
Deus.
Aqui começa o
ministério pleno de Jesus, é o início da jornada final no Plano Salvador do
Senhor. Plano que começou no Éden, quando Deus vestiu Adão e Eva com peles de
animais, e que agora apresenta o próprio Deus Encarnado.
Mas, por que João
se refere a Jesus como o Cordeiro de Deus?
Jesus como o Cordeiro de Deus
As palavras de João
tem um forte senso salvador. E para Israel falava muito alto.
O Cordeiro era o animal padrão para o holocausto
Abel oferecia a
Deus sacrifícios de ovelhas
Gênesis 4:2-4 Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador. (3) Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. (4) Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;
Deus selou sua
aliança com Abraão por intermédio de sacrifícios de cordeiros
Gênesis 15:8-9 Perguntou-lhe Abrão: SENHOR Deus, como saberei que hei de possuí-la? (9) Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho.
O Cordeiro era o
animal substituto como oferta pelo pecado. O povo de Israel devia oferecer o
animal no Tabernáculo como uma substituição do próprio oferente.
Sabemos que a
Bíblia diz que o “salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23) o que implica que
todos morremos como consequência do pecado. Agora, Adão e Eva deviam ter sido
mortos imediatamente pela justiça divina, mas quando Deus os veste com peles de
animais, nesse momento os animais mortos tomaram o lugar dos nossos primeiros
pais. O que se transformou no padrão do sacrifício: inocente e sem
relacionamento algum com o pecado, perfeito para tomar o lugar do oferente
enquanto este último recebia a inocência do cordeiro.
Levítico 3:6-8 Se a sua oferta por sacrifício pacífico ao SENHOR for de gado miúdo, seja macho ou fêmea, sem defeito a oferecerá. (7) Se trouxer um cordeiro por sua oferta, oferecê-lo-á perante o SENHOR. (8) E porá a mão sobre a cabeça da sua oferta e a imolará diante da tenda da congregação; e os filhos de Arão aspergirão o sangue sobre o altar, em redor.
No Dia da Expiação,
um Cordeiro era oferecido como Holocausto
Levítico 16:2-5 Então, disse o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório. (3) Entrará Arão no santuário com isto: um novilho, para oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto. (4) Vestirá ele a túnica de linho, sagrada, terá as calças de linho sobre a pele, cingir-se-á com o cinto de linho e se cobrirá com a mitra de linho; são estas as vestes sagradas. Banhará o seu corpo em água e, então, as vestirá. (5) Da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes, para a oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto.
Então, o Cordeiro sempre esteve associado ao sacrifício,
além do seu caráter manso e dócil, o que o fazia perfeito.
Jesus, o Cordeiro Substituto – Abrão e Isaque
Na história de
Abraão e Isaque em Gênesis 22 vemos como o Cordeiro é substituto do holocausto:
Abraão devia oferecer Isaque como holocausto. E no interim da viagem, vemos o
diálogo entre pai e filho.
Gênesis 22:7-8 Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? (8) Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.
Isaque percebeu que faltava o cordeiro para o holocausto, e
a fé de Abraão se manifesta nas suas palavras, e ao mesmo tempo um ensino sobre
a oferta substituta pelo pecado.
A provisão do sacrifício vem do Senhor.
“Deus se proverá para si, meu filho, o cordeiro para o
holocausto” traz a ideia de que Deus se interessa pelo sacrifício, ao ponto de
providenciar, para seu próprio prazer, o cordeiro. Por isso, quando Abraão encontra o cordeiro e o oferece no
lugar do Isaque, chama o monte com o seguinte nome:
Gênesis 22:14 E pôs Abraão por nome àquele lugar -- O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
O Senhor se proverá um sacrifício substituto, como
holocausto pelos pecados dos homens.
Mas, tem mais.
Jesus, o Servo Sofredor de Isaías
Isaías tem os
chamados “cânticos do servo”, que remetem ao Servo do Senhor. E no capítulo
52-53 vai falar desse servo sofredor, e o compara com um cordeiro.
Isaías 53:7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
O caráter dócil do cordeiro é ressaltado, que vá para o
matadouro sem se queixar nem abrir a boca.
Eu vi uma vez como um bezerro se resistia à pessoa que
carregava a faca para matá-lo. O animal tentava ficar sempre na frente ao seu
sacrificador, mas no final o bicho foi morto. Os porcos gemem quando são
mortos, e a tendência dos animais é lutar com todas suas forças.
O Cordeiro não. Ele se deixa e não ameaça.
Jesus é o Cordeiro perfeito
Jesus veio como a Oferta de Paz de Deus ao mundo. Não foi
uma resposta às nossas orações, na verdade Deus o enviou ao mundo.
Ele é o único homem que podia satisfazer a justiça de Deus
por causa da sua santidade e caráter imaculado. Em Jesus não houve pecado que o
inabilitasse a ser o sacrifício perfeito. Ele era o nosso representante.
Ele tira o pecado do mundo
Jesus, como o Cordeiro de Deus, é a oferta divina pelos
nossos pecados, por isso João fala que “tira o pecado do mundo”.
A palavra “tirar” no grego tem a ver com enviar para longe,
tirar, levantar algo. Neste caso, Jesus estará carregando sobre si o pecado do
mundo, e o levará longe da presença do Pai.
Pecado no singular, e não no plural
Vine fala que essa notoriedade vem pelo fato que no singular
envolve “aquilo que há existido desde a época da queda, e com respeito ao qual
Deus tem um trato judicial com o mundo. Mediante o sacrifício expiatório de
Cristo, o pecado do mundo será substituído pela justiça eterna”.
Agora, quando o Anjo falou com José, aí sim foi no plural
Mateus 1:21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Repare que João Batista usa “mundo” e o Anjo se refere a
pessoas. O que pode se entender pelo seguinte:
- O pecado do mundo envolve o sistema corrupto e destruído como consequência das ações humanas. A abrangência.
- Os pecados dos homens, pelas nossas ações individuais.
Assim, o sacrifício de Cristo visa, não somente a nossa
alma, mas também afetará toda a essência do ser humano e seu relacionamento com
o mundo. Da mesma forma que o pecado de Adão fez com a humanidade e o mundo.
Aplicando
Na aldeia global, se fala muito que temos muitos caminhos
para escolher qual é o melhor que se adapta as nossas necessidades, e que ao
mesmo tempo não invalide a escolha dos outros.
No caso da fé as pessoas não pensam diferente. Para eles
existem vários caminhos para alcançar um deus que se amolda aos conceitos das
multidões. Um deus sem personalidade ou independência, porque depende dos
desejos e anseios das criaturas.
Quando João olha para Jesus e clama “eis o Cordeiro de Deus”
temos que entender que não há outro caminho. O cristianismo é conhecido pela as
exclusividade na hora de falar de salvação, e é justamente por causa da pessoa
de Cristo: não há outro que possa ser chamado de Cordeiro de Deus, não há outro
que ousa ou possa morrer pelos pecados dos homens. Não existe ninguém que possa
se comparar com Ele.
Essa particularidade de Jesus o torna único, e esse caráter
único é por causa que Ele é Deus e Senhor.
Jesus é o Cordeiro de Deus. Siga o conselho de Ananias.
Atos 22:16 E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele.
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