O Cordeiro de Deus


João 1:29-30  No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!  (30)  É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.

Jesus aparece na cena da história.

João estava anunciando a vinda do Messias, e agora João observa Jesus vindo na direção dele, e nessa hora ele o identifica, anunciando que Jesus era o Cordeiro de Deus.

Aqui começa o ministério pleno de Jesus, é o início da jornada final no Plano Salvador do Senhor. Plano que começou no Éden, quando Deus vestiu Adão e Eva com peles de animais, e que agora apresenta o próprio Deus Encarnado.

Mas, por que João se refere a Jesus como o Cordeiro de Deus?

Jesus como o Cordeiro de Deus

As palavras de João tem um forte senso salvador. E para Israel falava muito alto.

O Cordeiro era o animal padrão para o holocausto

Abel oferecia a Deus sacrifícios de ovelhas
Gênesis 4:2-4  Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador.  (3)  Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.  (4)  Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;
Deus selou sua aliança com Abraão por intermédio de sacrifícios de cordeiros
Gênesis 15:8-9  Perguntou-lhe Abrão: SENHOR Deus, como saberei que hei de possuí-la?  (9)  Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho.
O Cordeiro era o animal substituto como oferta pelo pecado. O povo de Israel devia oferecer o animal no Tabernáculo como uma substituição do próprio oferente.

Sabemos que a Bíblia diz que o “salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23) o que implica que todos morremos como consequência do pecado. Agora, Adão e Eva deviam ter sido mortos imediatamente pela justiça divina, mas quando Deus os veste com peles de animais, nesse momento os animais mortos tomaram o lugar dos nossos primeiros pais. O que se transformou no padrão do sacrifício: inocente e sem relacionamento algum com o pecado, perfeito para tomar o lugar do oferente enquanto este último recebia a inocência do cordeiro.
Levítico 3:6-8  Se a sua oferta por sacrifício pacífico ao SENHOR for de gado miúdo, seja macho ou fêmea, sem defeito a oferecerá.  (7)  Se trouxer um cordeiro por sua oferta, oferecê-lo-á perante o SENHOR.  (8)  E porá a mão sobre a cabeça da sua oferta e a imolará diante da tenda da congregação; e os filhos de Arão aspergirão o sangue sobre o altar, em redor.
No Dia da Expiação, um Cordeiro era oferecido como Holocausto
Levítico 16:2-5  Então, disse o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.  (3)  Entrará Arão no santuário com isto: um novilho, para oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto.  (4)  Vestirá ele a túnica de linho, sagrada, terá as calças de linho sobre a pele, cingir-se-á com o cinto de linho e se cobrirá com a mitra de linho; são estas as vestes sagradas. Banhará o seu corpo em água e, então, as vestirá.  (5)  Da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes, para a oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto.
Então, o Cordeiro sempre esteve associado ao sacrifício, além do seu caráter manso e dócil, o que o fazia perfeito.

Jesus, o Cordeiro Substituto – Abrão e Isaque

Na história de Abraão e Isaque em Gênesis 22 vemos como o Cordeiro é substituto do holocausto: Abraão devia oferecer Isaque como holocausto. E no interim da viagem, vemos o diálogo entre pai e filho.
Gênesis 22:7-8  Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?  (8)  Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.
Isaque percebeu que faltava o cordeiro para o holocausto, e a fé de Abraão se manifesta nas suas palavras, e ao mesmo tempo um ensino sobre a oferta substituta pelo pecado.

A provisão do sacrifício vem do Senhor.

“Deus se proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto” traz a ideia de que Deus se interessa pelo sacrifício, ao ponto de providenciar, para seu próprio prazer, o cordeiro. Por isso, quando Abraão encontra o cordeiro e o oferece no lugar do Isaque, chama o monte com o seguinte nome:
Gênesis 22:14  E pôs Abraão por nome àquele lugar -- O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
O Senhor se proverá um sacrifício substituto, como holocausto pelos pecados dos homens.
Mas, tem mais.

Jesus, o Servo Sofredor de Isaías

Isaías tem os chamados “cânticos do servo”, que remetem ao Servo do Senhor. E no capítulo 52-53 vai falar desse servo sofredor, e o compara com um cordeiro.
Isaías 53:7  Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
O caráter dócil do cordeiro é ressaltado, que vá para o matadouro sem se queixar nem abrir a boca.

Eu vi uma vez como um bezerro se resistia à pessoa que carregava a faca para matá-lo. O animal tentava ficar sempre na frente ao seu sacrificador, mas no final o bicho foi morto. Os porcos gemem quando são mortos, e a tendência dos animais é lutar com todas suas forças.

O Cordeiro não. Ele se deixa e não ameaça.

Jesus é o Cordeiro perfeito

Jesus veio como a Oferta de Paz de Deus ao mundo. Não foi uma resposta às nossas orações, na verdade Deus o enviou ao mundo.

Ele é o único homem que podia satisfazer a justiça de Deus por causa da sua santidade e caráter imaculado. Em Jesus não houve pecado que o inabilitasse a ser o sacrifício perfeito. Ele era o nosso representante.

Ele tira o pecado do mundo

Jesus, como o Cordeiro de Deus, é a oferta divina pelos nossos pecados, por isso João fala que “tira o pecado do mundo”.

A palavra “tirar” no grego tem a ver com enviar para longe, tirar, levantar algo. Neste caso, Jesus estará carregando sobre si o pecado do mundo, e o levará longe da presença do Pai.

Pecado no singular, e não no plural

Vine fala que essa notoriedade vem pelo fato que no singular envolve “aquilo que há existido desde a época da queda, e com respeito ao qual Deus tem um trato judicial com o mundo. Mediante o sacrifício expiatório de Cristo, o pecado do mundo será substituído pela justiça eterna”.

Agora, quando o Anjo falou com José, aí sim foi no plural
Mateus 1:21  Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Repare que João Batista usa “mundo” e o Anjo se refere a pessoas. O que pode se entender pelo seguinte: 
  • O pecado do mundo envolve o sistema corrupto e destruído como consequência das ações humanas. A abrangência. 
  • Os pecados dos homens, pelas nossas ações individuais.

Assim, o sacrifício de Cristo visa, não somente a nossa alma, mas também afetará toda a essência do ser humano e seu relacionamento com o mundo. Da mesma forma que o pecado de Adão fez com a humanidade e o mundo.

Aplicando

Na aldeia global, se fala muito que temos muitos caminhos para escolher qual é o melhor que se adapta as nossas necessidades, e que ao mesmo tempo não invalide a escolha dos outros.

No caso da fé as pessoas não pensam diferente. Para eles existem vários caminhos para alcançar um deus que se amolda aos conceitos das multidões. Um deus sem personalidade ou independência, porque depende dos desejos e anseios das criaturas.

Quando João olha para Jesus e clama “eis o Cordeiro de Deus” temos que entender que não há outro caminho. O cristianismo é conhecido pela as exclusividade na hora de falar de salvação, e é justamente por causa da pessoa de Cristo: não há outro que possa ser chamado de Cordeiro de Deus, não há outro que ousa ou possa morrer pelos pecados dos homens. Não existe ninguém que possa se comparar com Ele.

Essa particularidade de Jesus o torna único, e esse caráter único é por causa que Ele é Deus e Senhor.
Jesus é o Cordeiro de Deus. Siga o conselho de Ananias.
Atos 22:16  E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele.

Comentarios