Motivações do coração (VII) Amor



Mateus 7:12  Portanto, tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.

Pagar o mal com o mal é uma tendência que sempre reinou no pensamento humano. Pagar o mal com o bem é contracultura.

O que Jesus pede é algo difícil: se você vai fazer algo contra alguém, que seja aquilo que você desejaria que alguém fizesse a você. Esse padrão não era alheio ao povo de Israel, porque fazia parte da Lei Mosaica.

Levítico 19:18  Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.

"Certamente existem ditados similares nos escritos gregos e romanos cultos, e abundam também nos escritos rabínicos, e inclusive na China. Mas, da maneira como está expresso aqui, em conexão imediata com a Lei, e como a somatória deles, não se encontra em lugar nenhum" (Comentário Bíblico de Jamieson, Fausset e Brown).

Desejar o bem do próximo era um dos pilares da Lei: reconduzir o boi extraviado (Deuteronômio 22.1,4); não segar o campo todo, para que os pobres, o estrangeiro e a viúva tenham o que comer (Levítico 23.22); ajudar o pobre na sua situação (Levítico 25.35); cuidar dos descapacitados (Levítico 19.14)

Cuidar dos outros era uma característica da Lei.

E Jesus queria que as pessoas olhassem para a Lei visando o amor de Deus, e que este amor se refletisse nos relacionamentos com os outros (Deuteronômio 6.5; Levítico 19:18)

Veja a analise do apóstolo Paulo

Romanos 13:8-10  A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.  (9)  Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.  (10)  O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.

Refletindo a Palavra:


  1. Como podemos aplicar o ensino de Jesus aos nossos dias? Com os nossos relacionamentos?
  2. Tem dificuldade em aplicar este princípio do amor? Como poderia vencer as dificuldades?
  3. Como podemos nos apoiar uns aos outros?

Comentarios