Amor com amor se paga, e o mal?


 Mateus 5:38-42  Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.  (39)  Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;  (40)  e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;  (41)  e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil.  (42)  Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes.

Revidar, vingança, justiça própria; amamos esses conceitos quando somos os executores. Mas, o que Jesus tem a nós dizer ao respeito?

O texto em questão não é um apelo a sermos indiferentes, ou a praticar a não-defesa desnecessária. A chave está no verso 39: “não resistais ao homem mau” (literalmente: não te coloques em pé perante o homem mau). Interferir na vida de pessoas violentas, egoístas, abusivas em seu estado de exaltação é tolice; por isso o conselho de Jesus de não combater o fogo com fogo, mas procurar a paz na medida do possível (Provérbios 15.1; 25.21-22; Romanos 12.18-21; Hebreus 12.15)

Por outro lado, esse texto mexe com o nosso orgulho. Quantas vezes temos errado ao sermos levado pela nossa ira? O domínio próprio faz parte da vida de um seguidor de Cristo. Antes de entrar em uma contenda, o melhor sempre será evitá-la.

Lucas 6:32-36  Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam.  (33)  E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que mérito há nisso? Também os pecadores fazem o mesmo.  (34)  E se emprestardes àqueles de quem esperais receber, que mérito há nisso? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto.  (35)  Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus.  (36)  Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

Refletindo a Palavra:


  1. Fácil é amar aos nossos amigos e afins, o que nos impede amar aos outros?
  2. Quais são as nossas dificuldades em andar a segunda milha com o nosso inimigo?
  3. Como podemos resistir ao homem mau?
  4. E se o homem mau for eu, o que devo fazer?

Comentarios