Oração de Arrependimento

"Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7:13-14)
Muitas vezes pensamos que Deus, na sua graça, não pode se irar pelos pecados do seu povo, mas isso é, de longe, ignorar o Ser de Deus, Sua Santidade, Justiça e Retidão.

O que Deus falou a Salomão depois da dedicação do Templo pode nos dar lições preciosas sobre o arrependimento dos filhos de Deus.

Deus às vezes nos aflige para que possamos olhar nossos pecados.

Repare que Deus falou que Ele cerraria os céus e mandaria os gafanhotos a  agir por causa do pecado do seu povo. É claro que nem sempre as calamidades acontecem por causa do nosso pecado, por isso devemos nos examinar e pedir ao Espírito de Deus que esquadrinhe o nosso ser.

Sigamos o exemplo de Davi, quando clamou:
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno." (Salmos 139:23-24)

Deus espera humildade do nosso coração

A Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos, mas concede graça ao humilde (Tiago 4.6), e que Ele conhece os soberbos de longe (Salmo 138.6). O coração contrito e humilhado nunca será desprezado pelo Senhor (Salmo 51.17). Precisamos nos aproximar a Deus humilhados perante Sua Santidade, reconhecendo quem somos, e o que temos feito.

Graça Divina sempre será concedida àquele que reconhece a Grandeza de Deus.

Deus espera oração

Orar e buscar o rosto do Senhor devem ser, não simplesmente uma prática devocional, mas um tempo de comunhão com Aquele que amamos, e que deu Sua vida por nós. Há prazer em Deus em ter comunhão com seus filhos (Salmo 25.14), e nós devemos ter esse desejo em nosso coração.

Orar deve ser precioso para nós.

Deus espera conversão

Volver a Deus, deixar de lado os nossos caminhos e viver segundo a vontade do Pai. É o filho pródigo deixando a devassidão e a miséria para volver como um jornaleiro ao seu pai. Assim como Zaqueu prometeu devolver o roubado, com um acréscimo pela perda. Conversão vá além de pedir perdão, é reconciliação, restauração e uma nova chance de viver.
 "Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos exércitos." (Zacarias 1:3)

 Deus promete a cura e perdão

Quando oramos, e clamamos a Deus pela cura da nossa nação, humilhados na sua face, e em arrependimento e conversão, Ele tem misericórdia, e não somente perdoa, mas restaura.

Deus não somente prometeu o perdão dos pecados da nação de Israel, também ia sarar a terra, que ela voltasse a ser produtiva, para abençoar todos os moradores da nação. A misericórdia de Deus abrange não somente aquele que ora, mas todos, porque Ele está interessado em perdoar e restaurar.
"Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel?" (Ezequiel 33:11)
Joel tem a relação entre arrependimento, conversão, misericórdia, perdão e restauração.
"Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de cereais e libação para o Senhor vosso Deus?" (Joel 2:12-14)

A restauração é resultado da conversão

Podemos pensar que a restauração prometida por Deus obedece a uma "mágica" divina, mas não é assim.

A conversão traz uma mudança na vida da pessoa. Ela reconhece que viver segundo a Lei de Deus é o melhor.

Vamos exemplificar isto com Manassés, o pior rei de Judá. O que a Bíblia diz dele não era nada alentador:
"Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que eles fizeram o mal ainda mais do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel." (2 Crônicas 33:9)
De fato, os pecados de Manassés foram a causa do cativeiro Babilônico.

Mas, algo aconteceu na história deste rei, relatado no Livro dos Reis.
"Pelo que o Senhor trouxe sobre eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias de bronze, o levaram para Babilônia. E estando ele angustiado, suplicou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; sim, orou a ele; e Deus se aplacou para com ele, e ouviu-lhe a súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus." (2 Crônicas 33:11-13)
Manassés, de ser um grande perseguidor do povo de Deus, agora reconheceu que somente o Senhor Yahvéh é Deus. Isso ai é conversão.

O que trouxe essa conversão na vida da nação de Judá? Sigamos com a leitura do texto.
"Ora, depois disso edificou um muro do lado de fora da cidade de Davi, ao ocidente de Giom, no vale, até a entrada da porta dos peixes; e fê-lo passar ao redor de Ofel, e o levantou muito alto; também pôs oficiais do exército em todas as cidades fortificadas de Judá. Tirou da casa do Senhor os deuses estranhos e o ídolo, como também todos os altares que tinha edificado no monte da casa do Senhor, e em Jerusalém, e os lançou fora da cidade. Também reparou o altar do Senhor, e ofereceu sobre ele sacrifícios de ofertas pacíficas e de ações de graças; e ordenou a Judá que servisse ao Senhor Deus de Israel." (2 Crônicas 33:14-16)
Manassés fez que o povo tentasse buscar a Deus, ele mesmo tentou consertar os seus erros por causa da sua conversão. Ele tinha entendido que sua vida foi um grande fracasso perante o Senhor até então, e que precisava restaurar a nação: fortificou e fortaleceu militarmente a nação, e moralmente trouxe mudanças pela observância da Lei de Moisés.

Deus cura a terra, cria as condições para que a restauração aconteça. Enquanto o arrependimento traz a mudança de pensamento e de ação, para fazer tudo segundo a vontade de Deus.

Por isso, eu acredito que uma oração de arrependimento traz o início de um despertar na nossa alma. Ela nos aproxima do Criador, muda a nossa perspectiva de vida, vemos o agir de Deus, e nos movemos com Ele.
"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos." (1 João 2:1-3)
Que Deus abençoe você

Comentarios