Errar é humano?

Recentemente meu filho caçula me surpreendeu.

Questionado por um evento que aconteceu no Colégio, ele simplesmente respondeu.

- Papai, errar é humano, entendeu?
Minha esposa caiu na gargalhada, mas eu fiquei pensando no assunto.

Como é possível que uma criança de 6 anos já saiba criar semelhante desculpa?

Mina preocupação vem por causa do significado da frase em si.

Quando eu falo que "errar é humano", justifico qualquer erro porque todos fazem o mesmo, logo deve ser normal errar, o que me livra da responsabilidade da ação cometida, porque se assim não for não seria humano.

Me lembra uma música de salsa de finais dos 80, onde o cantante justifica seu adultério ao dizer que "simplesmente a vida é assim". Por que? Porque errar é humano.

O problema, ao meu ver, não é pensar sobre a impossibilidade de errar, porque isso seria uma absurdo. Eu acho que, quando justificamos os nossos erros, ao invés de aceitar o fato e encarar suas consequências, estamos perdendo a grande oportunidade de experimentar o perdão e a restauração que vem de Deus a todos os homens.

Porque se errar é humano, também é humano o reconhecimento do pecado, e a procura do perdão que vem de Deus e daqueles que ofendemos.
O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Provérbios 28:13)
Não justifiquemos os nossos pecados, o melhor que podemos fazer é cumprir o que a Bíblia diz ao respeito:
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. (1 João 2:1-2)
Que a nossa atitude perante o pecado seja mais de confronto do que permissivade.

Que Deus abençoe você

Comentarios