Prossigamos!

 2 Pedro 3:18  antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.
Crescer implica sofrer as mudanças e as consequências de algo que é natural e inevitável. Ninguém escolhe crescer, simplesmente acontece.

Lembro-me das roupas usadas quando criança, e que eu tanto gostava. Como esta aqui, junto com minha avó, tia-avó, mãe, meu irmão e eu.

 Eu gostava demais dessa camisa com o número 12, principalmente por causa disto
Pois sim, sempre foi torcedor de Ayrton Senna. Embora não fosse a camisa da Lotus, o número era o mesmo, e para mim sempre associei Ayrton con o 12 enquanto esteve com essa equipe, quando foi para McLaren me acostumei a ver o número 1 no carro.

Mas, minha camisa se foi, e com ela minha baixa estatura.
Eu não consegui, pela minha própria vontade, crescer desse jeito (embora joguei basquete e vôlei), mas foi algo natural, sem pressão próprio de outros ou de mim mesmo. Isso é natural, próprio da natureza de cada um, por isso a altura da pessoa é diferente, mesmo sendo parte da mesma família. Como a foto da minha família em 2011: sendo o caçula, sou o mais alto, mas não sou o maior da família, tenho primos que se aproximam dos dois metros em ambas as famílias.

Por que eu escrevo sobre isto? Porque Pedro nos pede que cresçamos na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. E isso não pode ser algo que tenhamos que "esforçar" como se fosse anti-natural. Muito pelo contrário, o desejo de apóstolo é que façamos do crescimento algo natural, como parte da nossa disciplina espiritual.

Não quer dizer que não demande esforço, mas nunca nada que você e eu não possamos ter sem a graça de Deus.

E ai vemos a maravilha da graça de Deus. Temos que nos esforçar para crescer, mas sempre na dependência da ação do Espírito Santo na nossa vida.

Crescer na graça

1 Pedro 2:1-3  Deixando, pois, toda a malícia, todo o engano, e fingimentos, e invejas, e toda a maledicência,  (2)  desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação,  (3)  se é que já provastes que o Senhor é bom;
 A graça de Deus foi manifesta em Cristo, e disso ninguém pode duvidar
João 1:17  Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Crescer na graça é crescer na salvação, na santificação, na vida cristã. A graça de Deus é experimentada em nós no momento da nossa conversão, e vamos caminhando neste trilho através da graça.

Graça é o que nos faz receber de Deus a salvação, porque Deus nos dá aquilo que não merecemos.

Crescer na graça de Deus nos ensina que não podemos almejar crescimento sem a dependência do Senhor. Porque, assim como apesar que o crescimento é algo natural, e precisa do alimento para ter os recursos necessários para o sustento; assim nós precisamos da graça do Senhor para sustentar o nosso ser interior, a fim que ele possa crescer saudavelmente.

Deus é o sustento da nossa alma, a vida dos nossos ossos, a razão da nossa existência.

Crescer na graça aponta para a fonte de tudo: Deus, em Cristo Jesus.

Crescer no conhecimento do nosso Senhor Jesus

Cristianismo e ignorância são duas coisas que não se misturam.

O conhecimento de Cristo é o centro da vida cristã. Sem Ele, nós estamos perdidos.

Mesmo assim, não podemos ficar somente no conhecimento que nos trouxe salvação. Assim como vamos mudando a nossa comida segundo as necessidades do nosso corpo, precisamos melhorar o nossos sustento espiritual ao respeito do conhecimento de Cristo.

Para o autor de Hebreus, os rudimentos de Cristo são estas doutrinas:
Hebreus 6:1-3  Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,  (2)  e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno.  (3)  E isso faremos, se Deus o permitir.
 Doutrina é bom, e fazer uma releitura sempre é necessária para fortalecer nossa fé. Mas não podemos ficar presos aos conhecimentos básicos da fé. Dai, o conselho de Paulo a Timóteo.
1 Timóteo 4:12-13  Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.  (13)  até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino.
E o mandato de nos afirmar nas Escrituras, para conhecer a Cristo não pode ser visto com descaso.
2 Timóteo 3:14-17  Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,  (15)  e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.  (16)  Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;  (17)  para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.
Conhecendo as Escrituras conhecemos de Cristo. Não podemos negligenciar isso.

Cristo como exemplo

Lucas 2:52  E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.
Cristo, na sua juventude, foi conhecido por essas qualidades.
  • Sábio.
  • Gracioso diante de Deus e dos homens.
Que exemplo maravilhoso do nosso Mestre!

Ele foi uma pessoa sábia, que aplicava o conhecimento adquirido. E as pessoas falavam maravilhas dele.

Vejamos em Cristo o que nós devemos ser, e como devemos ser conhecidos.
  • Pessoas cheias da graça de Deus, para compartilhar o Evangelho com palavras e ações.
  • Sábios, conhecedores do Evangelho e de Cristo, que possamos amar mais a Deus na medida em que andamos com Ele.
Prossigamos, assim como o autor de Hebreus diz:
Hebreus 12:1-2  Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,  (2)  fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.
A estrada pode parecer perigosa, difícil, estreita. Mas temos certeza de duas coisas: a presença de Deus conosco, e irmãos que estão ali para nos apoiar. Cresçamos juntos, e vamos nos edificando uns aos outros. Vivendo como Igreja, teremos o prazer da vida cristã em crescimento.

Que Deus abençoe você

Comentarios