Relacionamentos

Se fala sobre o cuidado no namoro, sobre castidade e santidade no relacionamento antes do casamento. Isso é contracultural, porém bíblico, possível e desejável.

Entretanto, quando vemos os relacionamentos de hoje, não podemos deixar de nos preocupar por algumas questões que parecem contradizer com os cuidados anteriormente citados. 

Falar sobre se pode namorar com pessoa não crente é assunto de outro post. Mas somente leia 2 Coríntios 6.14 e compreenda.

Um deles é o tempo do relacionamento. Hoje vemos namoros longos, onde o casal parece que espera ter todas as condições para se casar, ou iniciam o relacionamento tão cedo que não tem condições de ir além ao não ser esperar. Um relacionamento longo não é um problema em si mesmo, mas se ele vier acompanhado de sensualidade, e falta de temor de Deus, ai sim podemos esperar situações constrangedoras.

O aspecto econômico também é um empecilho gigante nos relacionamentos hoje. Esperar ter o emprego ideal, a moradia ideal, a mobília ideal, o carro ideal, para então ter a família ideal, é tentar colocar a felicidade no ter e não no ser. Sim, o casal precisa ter algumas condições para viver juntos, mas pensar que o estilo de vida vai ser igual ao que os seus pais tem hoje é quase uma utopia (sempre existem exceções). Planejem a vida conjugal com um mínimo de conforto, mas com muita dedicação e esforço para construir juntos a vida que tem por diante. Não é difícil, mas vai valer a pena. 

A família também tem um papel importante. Como pais criamos expectativas nos nossos filhos que muitas vezes não são reais, ou podem criar tensões e pressão nas suas cabeças e planejamentos. Não viva os sonhos dos seus pais, viva segundo a Vontade do Senhor. A família sempre vai desejar o melhor para vocês, ouçam com respeito e compreensão.

Por último, existem algumas "fórmulas" para evitar os perigos do sexo antes do casamento. Toda alternativa humana para conter a carne entra naquilo que Paulo falou aos Colossenses:
Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens? As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne. (Colossenses 2:20-23, ênfase pessoal)
O seu limite será o reflexo do seu temor do Senhor
Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. (Eclesiastes 12:13-14)
Procure não "brincar" com os seus limites sensuais, ande no temor de Deus, tenha um namoro segundo o coração do Pai, e planeje seu casamento. Porque, quem namora é porque quer casar!

Que Deus te abençoe

Comentarios