O Ministério do Pastor

Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória. (1 Pedro 5:1-4)
Se aproxima o dia do Pastor, e muitas postagens e comemorações vão acontecer neste final de semana. E, sempre que isso acontece, eu penso e analiso o que significa este ministério para mim, porque também participo desta vocação.

Quero somente enumerar algumas características que vejo que um Pastor - e a Igreja - nunca devem se esquecer:

Pastor é Ovelha

Reparou que no texto de Pedro, chama Jesus o "sumo Pastor"? Quer dizer que Ele pastoreia a Igreja - que inclui o Pastor!

Um Pastor depende de Cristo para seu ministério, assim como qualquer membro da Igreja precisa do Mestre para subsistir. Ele deve ser levado a pastos verdejantes, e beber das águas limpas que o Senhor nos oferece. O Pastor precisa de apoio, consolo, oração e consideração nos dias difíceis - porque também ele é humano.

E como temos dificuldade em aceitar a humanidade do Pastor! Eu preciso de Cristo, não como Pastor, senão como filho de Deus. Eu desejo que Ele me levante nas fraquezas, me dê consolo nas minhas aflições, me encoraje quando me sinto só. Eu preciso de direção e guia, e somente o Senhor pode fazer isso.

Como você vê, o Pastor também tem as mesmas necessidades que você, porque todos somos ovelhas.

Pastor precisa de Cristo

 Um Pastor não tem uma fonte inesgotável de forças e de sabedoria, somente Cristo tem.

Um Pastor não vive em um ciclo de oração / leitura da Bíblia / Discipulado / Visitas frequente. Porque também ele se cansa. E devemos aprender a depender do Senhor, quem é o nosso Salvador.

O Pastor adoece, se deprime, passa mal, tem dívidas, assim como todos.

Ele precisa de Jesus a cada dia para ter um dia cheio da presença do Mestre, assim como todos.

O Pastor depende de Cristo, e todos nós também.

Pastor é Humano

Muitos Pastores têm família, mulher e filhos. Eles precisam do Pastor também. Ele deve tirar férias, dormir sossegadamente, curtir os feriados, cultivar amizades, e desfrutar de uma caminhada para comer um sorvete se quiser. Ler um livro (que não tem que ser necessariamente de índole religioso), aproveitar a natureza. Enfim, ele tem direito a uma vida plena! Assim como qualquer outro.

Ele não é uma máquina. As vezes terá que dizer não a alguma eventualidade porque não tem condições ou forças para ajudar, e deve ser compreendido por isso. Se estiver na sua folga, não deveria ser importunado. Assim como você não gostaria ser incomodado no meio do seu sono.

Pastor aprende com Cristo

Mesmo assim, muitas vezes a vocação fala mais alto do que o descanso, a comida ou o prazer. Um Pastor se doa por amor, não por obrigação, mas por amor a Cristo e às pessoas que estão sob o seu cuidado.

 Pastor é exemplo

Ele serve de exemplo para a Congregação: que todos possam se dar aos outros assim como ele faz. É um espelho da compaixão de Cristo, de uma vida dedicada ao cuidado dos outros - assim como devemos ser todos nós.

Seja um cristão integral

Ame o seu Pastor, ore por ele, manifeste o seu carinho sempre que puder. Mas, acima de todo, viva para Deus. Uma Igreja que vive no propósito de Deus é a alegria de todo Pastor e da liderança. Sendo cristãos integrais, aprendemos a depender do Senhor, e a nossa fé é fortalecida.

Aos meus colegas de ministério, um grande abraço, e conte com as minhas orações.

Feliz dia do Pastor!

Comentarios