Ressuscitados e Unidos com Cristo


Este esboço é um estudo do texto de Colossenses 3.1-4 sobre a nossa união com Cristo. Um pouco de teologia para os dias de hoje.
Colossenses 3:1-4  Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.  (2)  Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;  (3)  porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.  (4)  Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.

O que as pessoas procuram de Deus?

  •  Bênçãos?
  •  Promessas?
  •  Proteção, cuidado?
  •  Sabedoria, Direcionamento?
  •  Provisão?

Marcos 10:43  Mas entre vós não será assim;
Todos temos necessidades, e desejamos o melhor. Mas, se estamos em Cristo, nossas prioridades e desejos devem ser diferentes, não por causa de uma religião, mas por causa da nossa posição.

Estamos unidos a Cristo

“fostes ressuscitados juntamente com Cristo”
A expressão “ressuscitados juntamente” é uma palavra só no grego (sunegeirō), que significa “levantar junto”. E as outras menções desta palavra no NT tem a ver exatamente com a nossa posição em Cristo, unidos a Ele na sua morte e ressurreição.
Colossenses 2:12  tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos;
Efésios 2:5-6  estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),  (6)  e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,
Ressuscitados juntamente com Cristo nos leva a pensar em duas questões rápidas
  •  Que morremos com Ele.
  • Que nos levantamos juntamente com Ele.

Se morremos juntamente com Cristo, temos que levar em conta as palavras de Paulo aos Gálatas
Gálatas 6:14  Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
Essa “morte de via dupla” feita na cruz (eu para o mudo, e o munda para mim) nos deve levar a entender que não temos nenhuma relação afetiva com o mundo, visto que morremos reciprocamente na cruz.
1 João 2:15  Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

  • Morto não sente. 
  • Morto não padece. 
  • Morto não tem necessidades. 
  • Morto não se incomoda. 
  • Morto não sofre. 

“o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” deve ser a nossa fala diária perante as tentações, aflições e problemas que este mundo nos dá. Não é negar a realidade, é estar acima dela.

E tudo isso por causa da nossa ressurreição em Cristo. E isso traz implicações poderosas para nós

A nossa ressurreição em Cristo nos garante a nossa cidadania celestial

“... fostes ressuscitados juntamente com Cristo.”
Efésios 2: 6  e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus
Nós não simplesmente morremos com Cristo, também fomos ressuscitados juntamente com Ele.

Não é uma ressurreição escatológica, mas espiritual. Isso é claro porque em Efésios está escrito que estamos sentados nas regiões celestiais em Cristo.

Entendamos esta nossa dupla visão do mundo

No mundo
Em Cristo
Vivemos aqui
Não somos deste mundo
Andamos neste mundo
Sentados nos lugares celestiais
Temos cidadania
Temos cidadania
Temos pai e mãe consanguíneos
Temos um Pai por Adoção
Poderíamos não herdar nada
Temos herança eterna
Andamos endividados
Toda dívida foi paga
Desconhecidos no mundo
Conhecidos no céu
Futuro desconhecido
Futuro glorioso
Tempo e Espaço Finito
Eternidade

Ressuscitados juntamente com Cristo, nada se compara a isso!

Sabemos que estamos unidos em Cristo, por causa da nossa Adoção feita por Deus Pai, através do sacrifício, ressurreição e ascensão do Filho, e com a obra e garantia do Espírito Santo em nossas vidas. E Paulo leva a nossa união com Cristo muito antes de nós termos conhecimento disso: ele diz que fomos unidos a Cristo na sua morte, sepultamento, ressurreição e ascensão!
Romanos 6:5-6  Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;  (6)  sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.
Nós, por estarmos unidos a Cristo, temos a garantia da nossa cidadania e herança. Por isso, Deus não tem problema em dizer que estamos sentados juntamente com Cristo nos lugares celestiais quando ainda andamos neste mundo. Mas, temos que entender que este mundo não é o nosso lar.

Porque estamos unidos a Cristo, temos que alinhar as nossas prioridades.

“buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.  (2)  Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; “

  • Quais são as nossas maiores preocupações, os problemas deste mundo ou os assuntos celestiais? 
  • Onde estão os nossos maiores investimentos, nas coisas deste mundo, ou nos bens celestiais? 
  • Onde estamos colocando a nossa esperança para o Brasil, nos acontecimentos da política ou na Soberania Divina? 
  • Estamos ensinando princípios eternos aos nossos filhos, ou queremos que eles sejam simplesmente cidadãos do bem? 
  • Por que não temos tempo para servir a Deus e ao próximo?

Se estamos unidos a Cristo – e de fato estamos – temos que realinhar as nossas prioridades. Não podemos seguir vivendo segundo os padrões deste mundo. Temos que transformar a nossa vida, começando pela nossa mente.
Romanos 12:1-2  Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  (2)  E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Pensamos nas coisas de cima, porque estamos mortos e unidos a Cristo.

(3)  porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Percebe o discurso circular, e paradoxal, de Paulo? Ele começa com a nossa ressurreição e acaba com a nossa morte.

Esse recurso de Paulo nos ajuda a reforçar a ideia primária do seu discurso: vivemos neste mundo sem ser parte dele, porque estamos unidos e escondidos com Cristo em Deus Pai.

Juntamente com Cristo nós morremos, ressuscitamos e ascendemos aos céus. E estamos escondidos nele.

Deus nos esconderá no dia da angústia, assim como Davi fala:
Salmos 27:5  Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará.
E estamos unidos a Ele
Isaías 49:16  Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.
Efésios 2:6  e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,

A nossa união com Cristo nos separa do mundo.

Assim como é impossível misturar matéria e anti-matéria, assim não podemos estar unidos a Cristo e ao mesmo tempo estar unidos ao sistema deste mundo. A nossa união em Cristo nos torna participantes da natureza divina (2 Pedro 1:3-4  visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;  (4)  pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo) e nos impulsiona a termos uma vida de santidade e obediência a Ele e Sua Palavra (1 Pedro 1:14-16  Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância;  (15)  mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;  (16)  porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo).

Se estamos unidos a Cristo, e sendo participantes da sua santidade, faz sentido a advertência que Tiago nos dá sobre a nossa possível amizade com o mundo:
Tiago 4:4-5  Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.  (5)  Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme?
Unidos a Cristo, podemos dizer como João.
1 João 5:3-5  Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;  (4)  porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.  (5)  Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

A nossa união com Cristo garante a nossa glorificação

(4)  Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.”
Paulo sempre deu um sentido escatológico a nossa união com Cristo, e não temos como não desenvolver esse assunto aqui.

Jesus falou que é a ressurreição e a vida (João 11; 14.6). E quando Ele se manifestar mais uma vez (Apocalipse 1:7  Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.) também nós nos manifestaremos com Ele.
1 Tessalonicenses 4:15-17  (15)  Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem.  (16)  Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.  (17)  Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
1 João 3:2  Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.
É a maravilha da nossa união com Cristo. Ela nos dá o que nada nem ninguém pode nos dar: uma esperança gloriosa! Não haverá trapaça, nem dor, nem sofrimento para aquele que está unido a Cristo. 

Não importa o que você e eu acreditamos sobre como o quando vai acontecer, Cristo voltará, e para nós não é somente uma esperança, é a vinda da glorificação: a transformação deste corpo físico para poder se apresentar a Deus santificado, e poder ver a Deus face a face.

Por isso, as palavras de João são pertinentes, perante esta gloriosa promessa.
1 João 3:3  E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
Quem não?

Lembra dos assuntos postados na Introdução?

  •  Bênçãos?
  •  Promessas?
  •  Proteção, cuidado?
  •  Sabedoria, Direcionamento?
  •  Provisão?
Veja como em Cristo, vivendo na união gloriosa que temos nele, todo está coberto. Não quer dizer que teremos a mais, mas que, quando focamos a nossa vida no celestial, podemos descansar no seu cuidado. Isto não é igual a falta de sofrimento, é a garantia que Ele estará conosco em todo tempo e circunstância, e que nas nossas necessidades (não caprichos) Ele provê, por uma razão muito simples:

Porque estamos unidos a Ele

Bênçãos?

Efésios 1:3  Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;

Promessas?

2 Pedro 1:3-4  visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;  (4)  pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

Proteção, cuidado?

Salmos 23:6  Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Salmos 121:7-8  O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.  (8)  O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Sabedoria, Direcionamento?

1 Coríntios 1:30  Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;

Provisão?

Mateus 6:31-33  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?  (32)  (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.  (33)  Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Então, como Buscar a Cristo

Olhando para Ele

Hebreus 12:1-2  Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,  (2)  fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.

Reconhecendo que é o Senhor, único Salvador, e que é a única provisão de Deus para perdoar os nossos pecados.

Lucas 24:46-47  e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos;  (47)  e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.
Atos 4:12  E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.

Conhecendo Ele

Filipenses 3:8-11  sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,  (9)  e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;  (10)  para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte,  (11)  para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dentre os mortos.

Vivendo para Ele

Gálatas 2:20  Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Imitando-o em tudo

1 Pedro 2:21  Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas.
Efésios 5:1-2  Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados;  (2)  e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

Temendo o Senhor


Hebreus 12:28-29  Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor;  (29)  pois o nosso Deus é um fogo consumidor.

Viva sua união com Cristo!

Que Deus te abençoe

Comentarios